Home / Animais / Lontra-Sem-Garras-Do-Cabo: Características, Nome Científico e Fotos

Lontra-Sem-Garras-Do-Cabo: Características, Nome Científico e Fotos

Também conhecida como lontra sem pés africana, essa espécie é adorável. Ela é a segunda maior espécie de água doce que existe em todo o mundo! Elas são muito encontradas em locais onde corpos d’água permanente brotam.

Elas possuem, aproximadamente, 1 metro de comprimento e sua cauda alcança metade disso. Seu peso normal é entre 10 e 20 quilos.

Sua aparência é bem similar a todas as outras espécies de lontras, tirando algumas ressalvas: Seu corpo é marrom escuro, a parte inferior do corpo é esbranquiçada e seus bigodes longos sempre estão presentes. Eles são os responsáveis por detectar suas presas favoritas: os caranguejos.

Tirando tudo que foi apresentado, as lontras, em geral, possui os comportamentos idênticos, independente da espécie. Veja alguns deles logo abaixo!

Lontras Fazem Parte De Uma Família Muito Maior

A lontra faz parte da família da doninha que inclui outros animais carnívoros como a doninha, o arminho, o texugo, e o furão. Mas a lontra é a única dessa família que foi levada para a água.

Lontras podem ser encontradas em todo o mundo — exceto dois lugares

As lontras foram bem sucedidas em fazer seus habitats em oceanos, lagos, rios e zonas úmidas em todo o mundo. Eles podem ser encontrados do Norte para a América do Sul, África para a Ásia e toda a Europa. No entanto, as lontras nunca se estabeleceram na Austrália ou na Antártida.

Lontras São Carnívoros Muito Ativos

As lontras têm dentes perfeitamente adaptados para esmagar suas comidas favoritas: Peixe, marisco e caranguejo! Enquanto os caranguejos formam 80% da dieta das lontras, eles também comem outras criaturas aquáticas, como peixes e caracóis, bem como pequenos animais terrestres, como lagartos, sapos e ratos.

As lontras usarão suas patas sensíveis, garras e bigodes firmes para procurar comida. Eles precisam comer com frequência e vão caçar ao longo do dia – até cinco horas!

Elas Têm Um Enorme Apetite

Como a maioria das lontras vive dentro e ao redor de água fria, elas têm que se manter aquecidas — e a melhor maneira de fazer isso é mantendo o metabolismo. Isso significa comer muita comida! Mas muita mesmo! A lontra do mar tem que comer cerca de 20% do seu peso corporal todos os dias e a lontra europeia cerca de 15%. Isso é muito peixe.

Lontras Fazem Grande Uso De Ferramentas

Se uma de suas comidas favoritas inclui moluscos, você precisará de algo para quebrá-las. Quando as lontras do mar mergulham no fundo do oceano para encontrar sua comida, elas também trazem pequenas pedras para quebrar o marisco. O jantar está servido!

Lontra se Alimentando
Lontra se Alimentando

As lontras gostam de comer animais com casca, como amêijoas, mas não estão equipadas com a força para abrir a comida sem ajuda. Portanto, eles são grandes em ferramentas e muitas vezes usam pedras para ajudar a quebrar o jantar. Enquanto eles caçam comida debaixo d’água, eles frequentemente armazenam uma pedra na pele sob os braços para uso posterior.

Elas São Incrivelmente Sociais

As lontras são animais bem conhecidos por sua ludicidade e senso de curiosidade. Jogar juntos ajuda a manter os laços familiares fortes e ensina aos filhotes habilidades importantes, como encontrar comida. Lontras têm muitos sons para se comunicar, incluindo sons diferentes para saudação, brincadeiras, namoro e até mesmo uma chamada especial para aumentar o alarme! O olfato da lontra também permite que eles se comuniquem usando marcas de cheiro.

Família de Lontras
Família de Lontras

As Lontras Vêm Em Todas as Formas E Tamanhos

Existem 13 tipos de lontras no mundo, de diferentes formas e tamanhos. Os membros da família das lontras incluem a ariranha gigante que habita no Brasil — que pode atingir até 1,7m de comprimento; a lontra asiática de garras pequenas — a menor da família das lontras; e a lontra do mar, a mais pesada, pesando até 45kg.

Lontras Têm O Casaco De Pele Mais Grosso Do Mundo

A lontra-marinha vive nas frias águas costeiras do Pacífico e passa a maior parte do tempo na água. Elas não têm gordura, então mantém o frio na baía com o pelo mais denso do mundo: Cerca de 150.000 cabelos por centímetro quadrado!

Lontras Têm Uma Longa História Com Humanos

Talvez por causa de sua natureza lúdica, as lontras se tornaram parte de mitos e histórias de culturas de todo o mundo. Em um nível mais prático, as lontras de garras pequenas são tradicionalmente treinadas em partes da Índia, China e Sudeste da Ásia para ajudar os pescadores a pescar e devolvê-los ao barco em troca de uma recompensa.

Infelizmente, a relação entre lontras e seres humanos nem sempre foi tão mútua, pois as lontras foram caçadas por suas peles por centenas de anos.

Elas Estão Em Perigo

Infelizmente, 12 de 13 espécies delas em todo o mundo estão sob ameaça ou em perigo. Isso é muito preocupante! Seu número está diminuindo devido a motivos que incluem a caça às lontras pelo comércio ilegal de peles, destruição de habitats e redução de presas disponíveis.

Elas também são afetadas pela poluição dos cursos de água, incluindo o escoamento de pesticidas das terras agrícolas. A poluição da água e a pesca reduzem a disponibilidade de espécies de presas, como os caranguejos, que as lontras comem.

As Culturas Nativo-Americanas Adoram Esses Animais

Filhote de Lontra
Filhote de Lontra

Algumas tribos consideram a lontra um animal de sorte e um símbolo de “lealdade e honestidade”. Mas alguns, particularmente no atual Canadá e Alasca, viam a lontra “com espanto e pavor” e associavam as criaturas aos mortos-vivos e afogamentos. Algumas culturas até proíbem de comê-las e ficaram ofendidas quando os europeus coloniais começaram a caçar as lontras e vender suas peles.

Pelo pouco que leu, você deve ter percebido que as lontras são animais fantásticos, não é mesmo? Como foi dito no decorrer do texto, temos que protegê-las, pois correm um sério risco de desaparecerem do mapa! Temos que fazer a nossa parte, ainda mais para aquelas que vivem apenas no Brasil.

O que mais você pode acrescentar ao texto? Você conhece algum hábito diferente das lontras e quer contar? Você tem mais algum fato interessante? Já se deparou com alguma delas? Conte suas experiências nos comentários logo abaixo!

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *