Home / Animais / Curiosidades da Lontra e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Curiosidades da Lontra e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Se você procura conhecer mais sobre algum animal, mas, ainda não sabe qual deve ser o seu objeto de pesquisa, saiba que já encontrou um muito peculiar: as lontras! Elas, dotadas de um carisma muito pouco visto no reino animal, são um dos bichos mais fascinantes que você verá em sua vida!

Acha que estamos brincando? Que nada! As lontras são animais que realmente despertam a curiosidade de quem a vê. Seja por sua beleza natural, sua esperteza pouco vista ou sua malícia na hora de conseguir o que quer. Se desejar conhecer mais sobre as lontras, prossiga com a leitura deste artigo aqui!

Curiosidades Sobre a Lontra

Elas parecem a mistura de um furão com uma foca. Além disso, recebeu uma pelagem muito bonita em seu corpo. Essa mistura é a descrição mais perfeita sobre as lontras! (Tá, nem tanto). Apesar de serem bichos adoráveis, eles correm um risco muito grande de serem extintos.

O maior causador disso é o homem, claro. A pesca comercial desenfreada, a poluição em massa nos rios e os ataques de seus predadores naturais são três das maiores causas de extinção dessas criaturinhas.

Apesar dos esforços que as comunidades protetoras de animais fazem, ainda não é o suficiente para salvá-los. O que precisamos é que o ser humano realmente fique atento quanto ao mal que está produzindo na natureza. Não só as lontras, mas uma infinita gama de espécies sofre com o mau uso dos mares, rios e oceanos.

Pelo menos, existem pessoas bem intencionadas: Algumas delas são os responsáveis do Georgia Aquarium, o maior aquário do mundo.

Eles conscientizam diariamente milhares de pessoas a respeito do quão precioso é tratarmos dos animais com o devido cuidado e respeito. Eles fazem um serviço muito chamativo para nos alertar a respeito das lontras e sua importância para o meio ambiente.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os cuidados que muitos fazem para manter as lontras a salvo, veja algumas curiosidades sobre ela:

Isolantes Térmicos Ambulantes

Elas possuem uma das pelagens mais densas, quando comparamos todas as espécies do reino animal! Você tem noção do que é isso! Sua pelagem é maior do que grandes felinos, animais domésticos e primatas! Só isso já é um grande feito.

Filhote de Lontra na Grama
Filhote de Lontra na Grama

Para você ter uma ideia do quão grande é a sua pelagem, estima-se de que uma lontra tem, em média, 1 milhão de pelos a cada 3 centímetros quadrados. Isso é um aquecimento e tanto! Caso as lontras necessitem de uma manta térmica, podem contar com os seus pelos. Afinal de contas, qual animal que passa frio com uma camada dessas?

Isso tudo é para que as lontras suportem o frio ao qual elas são submetidas ao caçar os peixes que tanto gostam no fundo dos rios. O frio da noite — o período que elas caçam — somado as águas geladas poderiam fazem um mal e tanto para elas. Essa pelagem praticamente neutraliza toda a temperatura negativa que ela recebe. Incrível, não?

Correr Atrás De Seus Alimentos Favoritos

Lontra Comendo Peixe
Lontra Comendo Peixe

Como foi dito anteriormente, elas amam peixes. As lontras comem de tudo — desde crustáceos até roedores — mas, o que gostam mesmo é de peixes. Elas são capazes de mergulhar a até 100 metros de profundidade para conquistar aquele peixe que tanto desejam.

Além disso, elas também podem caçar mexilhões, ouriços, vieiras, moluscos e o que encontrar pela frente (ou melhor, pelo fundo). As lontras não encontram nenhum problema para caçar debaixo d’água, até porque o seu corpo é totalmente adaptado para isso.

Espécie Altamente Inteligente

Para quem acha que as lontras são apenas um rostinho bonito, se enganam. Elas são altamente inteligentes! Muitos acreditam que apenas os primatas — como gorilas e macacos — possuem uma inteligência acima do comum. Mero engano!

As lontras também fazem parte de um seleto grupo de animais que possuem estratégias únicas para caçar, conseguir alimento, arrumar abrigo e por aí vai.

Para se ter uma ideia, as lontras são capazes de usar ferramentas para quebrar as conchas dos moluscos que pegam, por exemplo. Grande parte das espécies, ao se depararem com uma concha bem grossa, logo desiste de conquistar o que está lá dentro.

As lontras procuram paus, pedras e qualquer outro utensílio que poderá ajuda-la a quebrar a concha e saborear um delicioso molusco.

E, para finalizar, elas ainda conseguem usar ferramentas para cavar, caso queiram construir uma toca para morar.

Fome Insaciável

Estes animais comem muito! É incrível a fome que eles têm. As lontras são animais que conseguem comer até 25% de seu peso corporal em um dia! Isto é, se pesam 20 quilos, elas estarão atrás de, pelo menos, 5 quilos de carne por dia! Não é a toa que estes animais passam, em média, 5 horas caçando. É muito, até mesmo para um grande felino!

Isso acontece porque elas necessitam manter a temperatura corporal. Se ter uma pelagem grossa é uma vantagem, a quantidade de comida que consomem por dia pode ser uma desvantagem para elas. Para manterem seus corpos aquecidos dentro da água ou no ambiente úmido que moram, é preciso muita carne para manter. Imaginem a quantidade de vieiras que elas devem comer durante 24 horas!

Como já foi dito, sua alimentação é a mais variada possível: Desde moluscos, indo para os crustáceos, roedores até mamíferos pequenos — sendo estes últimos, bem raros para uma lontra.

Importância Para O Ecossistema

Elas são essenciais para o ecossistema aquático. As lontras são animais que estão no topo da pirâmide alimentar. Qualquer descuido — como a diminuição delas em alguma área ou, um quadro pior, a extinção — pode desequilibrar o ambiente inteiro!

Lontra Bebê Boiando na Barriga da Mãe
Lontra Bebê Boiando na Barriga da Mãe

Elas comem uma diversidade de ouriços, sendo que estes têm como principal dieta as algas. Se não existirem lontras, logo, os ouriços irão dizimar rapidamente as algas da região. Em consequência, não só os ouriços, mas toda a fauna do local pode desaparecer.

As algas são importantes, a base para todo o ecossistema. Não podemos de jeito nenhum deixar com que uma coisa dessas aconteça. Certo? O controle ambiental que proporcionam é surreal. Deixe o seu comentário sobre o que achou desse animal!

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.