Home / Animais / Ficha Técnica da Ariranha: Peso, Altura, Tamanho e Imagens!

Ficha Técnica da Ariranha: Peso, Altura, Tamanho e Imagens!

Frequentemente confundida com a lontra, a ariranha é um mamífero encontrado essencialmente na América do Sul, e que desperta muita curiosidade por conta de seu carisma e comportamento divertido. Mas, é preciso conhecer bem a espécie antes de se aproximar de uma.

De fato, fisicamente elas são muito parecidas com as lontras. O seu corpo é alongado, e o pelo pode ser bem macio, muito espesso e com um aspecto aveludado. Isso atribui ainda mais beleza e imponência ao animal.

A espécie é considerada um dos maiores carnívoros do subcontinente sul-americano, o que a faz ser um predador importantíssimo para a fauna em que habita. No Brasil, a população desse animal é bem grande, apesar de já figurar a lista de extinção em algumas regiões.

Tudo o que Você Precisa saber a Respeito da Ariranha!

O nome científico da ariranha é Pteronura brasiliensis. Ela é comumente encontrada na região do Rio Amazonas, e tem preferência por águas limpas. A sua extensão, da ponta do focinho ao final do rabo, pode chegar a 1 metro e 80.

• Peso:

Apesar de ser baixinha, o corpo longo e robusto faz com que as ariranhas saudáveis cheguem a 45 quilos. Apesar disso, embaixo da água elas são verdadeiramente muito ágeis, e podem nadar rapidamente no momento de fuga de seus predadores.

Desse comprimento, a cauda domina a maior parte, chegando a 65 centímetros – e é um membro essencial para que o animal ganhe velocidade, sobretudo embaixo da água!

A sua preferência pelas margens dos rios tem um motivo especial: a alimentação. É da água que saem os seus nutrientes principais, provenientes da caça de peixes. Elas também podem aparecer na beira de lagos e pântanos.

Embora esteja presente em diferentes regiões do Brasil, é no Pantanal e no Rio Amazonas que a maior parte da população está localizada. Mas, ela está em extinção por conta da caça indiscriminada.

• Tempo de vida:

O tempo de vida estimado desse animal e de aproximadamente 20 anos. Claro, se não houver caça na região, que hoje é o grande motivo pelo qual elas estão em extinção.

Ariranhas Vivem em Bando, e podem Reunir até 10 Indivíduos!

Ariranha Em Bando
Ariranha Em Bando

Quem tem o privilégio de fazer uma expedição pelas regiões mais tenras da floresta amazônica ou na região do pantanal pode se deparar com um bando de ariranhas. Esses animais costumam se reunir e grupos de até 10 indivíduos – as vezes mais por conta dos filhotes.

• Hábitos diurnos:

Outra característica muito clássica é que as ariranhas possuem hábitos essencialmente diurnos. Elas caçam, passeiam e fazem todas as atividades com a luz do sol, reservando a noite para descanso.

Durante a noite, elas se abrigam em tocas preparadas próximas às raízes de grandes arvores. Além do aquecimento, o esconderijo é perfeito para se protegerem de predadores.

Assim como acontece com muitos outros animais, é comum que os animais urinem para marcar o território com o cheiro. As fezes também são utilizadas com a mesma finalidade.

Como um Animal desse Tamanho Consegue nadar tão Rapidamente?

Quem observa esse mamífero na terra pode se questionar de onde é que as ariranhas tiram agilidade para nadar. Além da cauda ajudar muito, uma vez que ela é musculosa e achatada, elas contam com um “plus”: as patas possuem uma espécie de membrana que permite agilidade subaquática.

Apesar de usarem muito as mãos para se alimentar, os dedos são realmente unidos pela membrana que é um dos aspectos mais importantes para facilitar o nado.

• Alimentação:

Como dissemos, a sua alimentação é composta especialmente por peixes. Mas elas também podem saborear crustáceos, moluscos mamíferos de pequeno porte, ovos e aves aquáticas.

A sua mordida possui um potencial destruidor, o que faz com que seja um predador e tanto para pequenas espécies. Geralmente elas pescam a presa no mergulho, mas só comem quando já estão fora da água.

Ariranha se Alimentando
Ariranha se Alimentando

Cada ariranha pode comer até 2 quilos de peixe por dia! Com esse apetite voraz, não é de se espantar que elas busquem por regiões bem preservadas, onde a quantidade de peixe é abundante.

Período de Reprodução – como Nascem os Bebês de Ariranha?

As fêmeas de ariranha entram no cio 1 vez por ano. Mas, se a cria não tiver sucesso, pode acontecer um novo período para gestação antes da conclusão de 12 meses. Elas costumam ficar mais agressivas e reclusas durante esse período.

A gestação acontece a partir do cruzamento entre macho e fêmea. Ambos atingem a maturidade aos 2 anos de idade, e as fêmeas podem reproduzir até os 11, enquanto os machos o fazem até os 15 anos.

Ariranha Filhote
Ariranha Filhote

Uma vez gravida, a gestação durará 60 dias, e a fêmea dará à luz na sua toca. Ali, a mãe permanecerá com os seus filhotes durante mais de 1 mês. Ela os ensina a caçar, mas até que consigam fazer isso por conta própria, é a responsável por carregar presas até o local.

A amamentação, no entanto, pode durar até 10 meses! A fêmea dá à luz a no máximo 5 filhotes por cria. Depois do nascimento, as ariranhas acompanham a mãe por mais 2 anos, e então partem para começarem um novo bando longe dos pais.

É muito difícil acompanhar o período de reprodução desses animais. Os estudos e todos os dados a respeito disso partem de análise e observação de exemplares criados em cativeiro.

Risco de Extinção – a Ariranha pode Desaparecer?

Infelizmente esse animal pode desaparecer. Hoje, existem muitos movimentos de defesa e reprodução em cativeiro, que tem justamente a intenção de fomentar a comunidade de ariranhas no Brasil.

O motivo da caça é o uso da pele do animal, que pode servir para diferentes finalidades. Apesar de hoje a caça ser contida, os animais também têm sofrido com a perda de seu habitat, o que também representa um grande risco para a espécie.

A mineração é uma atividade capaz de poluir rios e lagos, o que compromete muito as duas fontes de alimentação mais importantes para a ariranha. Outra questão que merece atenção é o fato de pescadores abaterem os animais por entenderem que eles representam uma ameaça para a pesca.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *