Home / Animais / Diferenças Entre Cocker Spaniel, Cocker Spaniel Inglês e Beagle

Diferenças Entre Cocker Spaniel, Cocker Spaniel Inglês e Beagle

Apesar das diferenças entre o Cocker Spaniel, o Cocker Spaniel Inglês e o Beagle, uma característica une a todos: foram criados desde sempre como típicos cães de caça europeus.

O Cocker Spaniel, diferentemente do que se imagina, teria sido identificado pela primeira vez na Espanha, onde era uma das estrelas entre os cães de caça no distante séc. XVI.

O que se dizia é que para apontar uma caça com a ajuda de um faro quase infalível, não havia nada mais eficiente. Eles eram capazes de identificar, a dezenas de metros de distância, um pequeno castor ou um distraído texugo em meio às florestas de carvalho e de plátanos, além de bosques, matas, matagais, florestas arbustivas, entre outras vegetações semelhantes.

Em um pântano, brejo, charneca, ou qualquer outro ambiente que se assemelhe, caso fosse necessário mostrar aos caçadores onde havia se escondido um javali, porco-do-mato, lebre ou alguma espécie de cervídeo, lá estavam eles, os Cocker Spaniels, prontos para retirar o animal do conforto do seu esconderijo.

Os Beagles, da mesma forma, sempre foram reconhecidos como cães caçadores por natureza. As suas origens, também são incertas, mas o que consta é que eles também eram verdadeiros especialistas em farejar e apontar uma lebre oculta em meio a uma folhagem, ou mesmo uma cervídeo, mustelídeo, ou qualquer outra espécie que, para os caçadores dos distantes sécs. XVI e XVII, eram quase como verdadeiros troféus

Principais diferenças entre o Cocker Spaniel, Cocker Spaniel Inglês e o Beagle

1.Descrição

Muitos não sabem, mas o Cocker Spaniel (ou Cocker Spaniel Americano) e o Cocker Spaniel inglês hoje são descritos como raças distintas – isso desde meados dos anos 40.

O resultado é que ambos seguiram caminhos distintos: o Cocker Spaniel Inglês tornou-se o mais popular entre os Latino-americanos, enquanto o Americano, talvez por questões óbvias, tornou-se famoso em boa parte da América do Norte.

Mas não é só nisso que eles diferem: o Americano possui uma pelagem mais comprida, orelhas maiores, focinho mais esparramado; além da conformação das suas cabeças: mais afilada no Inglês, e quadrada no Americano. Mas em uma coisa ambos concordam: eles estão entre os melhores cães de companhia do mundo!

Já o Beagle, apesar de também ser descrito como pertencente a uma raça inglesa, que encantava os nobres no distante séc. XVII, há suspeitas de que possa ter sido bastante popular já na Grécia Antiga, mais especificamente por volta de 400 ou 300 a.C. Porém foi somente em 1885, após ser reconhecido pela conceituada American Kennel Club, que eles verdadeiramente passaram a ser descritos como uma raça pura de cães.

Cocker Spaniel Inglês
Cocker Spaniel Inglês

2.Pelagem

Uma outra diferença marcante entre o Cocker Spaniel Americano, Inglês e o Beagle é com relação à sua pelagem. E com relação a isso eles são inconfundíveis! Pelos que se distribuem como verdadeiras madeixas nas suas orelhas, além de uma pelagem que geralmente é tosada como uma espécie de “saia”, tornam o Americano uma das raças mais exóticas que existem. E podem ser encontrados na cor preta, dourada e mesclada, basicamente.

O Inglês, por seu turno, apresenta-se mais discreto com relação à sua pelagem, porém não deixa de tê-la bastante exuberante nas orelhas e ventre, só que mais modesta.

Cocker Spaniel Americano - Pelagem
Cocker Spaniel Americano – Pelagem

Uma raça pura do Cocker Spaniel Inglês também é mais generosa com relação à coloração da sua pelagem, podendo ser encontrados nas cores preto, branco, pardo, canela, azul ruão, malhado, laranja, entre outras colorações.

E, por fim, os Beagles. Estes, como podemos perceber, parecem que trazem com eles alguma ligação ancestral com os Spaniels, facilmente notada pela conformação das suas orelhas.

Porém, fisicamente, essas semelhanças param mesmo por aí, já que eles apresentam pelos curtos, densos, uma coloração que varia entre os tons de preto, castanho e branco, além de algumas variações em vermelho, ferrugem e marrom.

3.A Saúde

Cocker Spaniel no Veterinário
Cocker Spaniel no Veterinário

Aqui também podemos encontrar diferenças marcantes entre as raças de cães Cocker Spaniel Americano, Inglês e os Beagles.

Os primeiros, por exemplo, costumam ser bastante fortes em seus aspectos biológicos. Só requerem mesmo atenção a problemas como inflamações nos ouvidos, transtornos de visão, desvios de coluna, deslocamento da patela (a rótula do joelho), entre outras afecções geralmente ligadas à idade dos Spaniels de um modo geral.

Já o inglês, além dos transtornos citados acima (típicos da comunidade dos Spaniels), ainda é bastante suscetível à obesidade (diferentemente dos Americanos), Displasia Coxofemoral, além de um transtorno comum nessa raça: problemas de surdez, geralmente facilitados pela conformação das suas orelhas – grandes e peludas – , e que por isso exigem uma atenção bem maior do que em outras raças.

Os Beagles, por sua vez, são menos suscetíveis a doenças em comparação com os Spaniels; contudo, transtornos como: hipotireoidismo (bastante associado à sua facilidade para ganhar peso), Displasia Coxofemoral, otites, entre outras afecções, fazem das visitas semestrais ao veterinário uma das obrigações de quem quer que pretenda cuidar desse tipo de animal.

4.Temperamento

E, por fim, o seus temperamentos! Aqui não podemos encontrar diferenças tão acentuadas entre os Beagles, Cocker Spaniels Ingleses e os Americanos. Todos concordam em um (ou vários) ponto: são amigos, companheiros, dóceis, brincalhões e cheios de energia!

O Spaniel Inglês simplesmente não para! Ele irá correr, saltar e destruir tudo o que se mova, a menos que você faça do adestramento (ainda filhotes) a sua grande arma para evitar esses excessos.

Mas engana-se quem pensa que o Americano é muito diferente! Tirando o fato de que podem apresentar-se mais desconfiados com relação às visitas, de resto, as mesmas características!

Eles poderão acompanhá-los nas mais variadas aventuras. Não importa para onde seja, eles estarão lá, cheios de energia, farejando e farejando, como uma reminiscência de quando eram respeitáveis cães de caça para as antigas nobrezas.

E o que dizer dos Beagles? Da mesma forma cães farejadores, curiosos e prontos para largar tudo com o objetivo de desvendar o que quer que excite a sua antiga ferramenta de trabalho.

Eles dificilmente irão mostrar-se arredios com estranhos. O mais certo mesmo é que eles acabem fazendo amizade com eles, o que, obviamente, afasta qualquer possibilidade de que você tenha em mãos um cão de guarda.

Essa foi a nossa lista com algumas das principais diferenças entre os cães Cocker Spaniel Inglês, Americano e o Beagle. Mas, e a sua? Deixe-a na forma de um comentário. E continue compartilhando, discutindo, questionando, refletindo e aproveitando-se das nossas publicações.

Veja também

Flamingo: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Se você se deparar com um Flamingo quando menos espera, em um passeio, ou mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *