Home / Animais / Curiosidades da Raça de Cachorros Cocker Spaniel

Curiosidades da Raça de Cachorros Cocker Spaniel

Algumas curiosidades referentes aos cães da raça Cocker Spaniel podem ser encontradas no distante séc. XVI, na Europa, quando eles, supostamente, eram apreciadíssimos como excelentes cães de caça; imbatíveis quando o assunto era apontar uma lebre escondida, ou um pequeno texugo que acreditava ter conseguido esconder-se das suas garras.

Um pequeno roedor, diversas espécies de mamíferos, aves e cervídeos, entre outros tipos de animais de pequeno porte, não conseguiam oferecer a menor resistência a esse animal quando era incumbido de seguir o rastro da vítima, por meio de um faro dos mais poderosos dessa imensa e extravagante família Canidae.

O tempo passou, a raça estabeleceu-se na Inglaterra (séc. XIX), mas a fama de excelentes caçadores os acompanhou em terras britânicas. E hoje os Cocker Spaniels podem muito bem constar na lista dos cães de companhia mais apreciados do mundo, muito por causa das características de docilidade, energia e vivacidade que eles demonstram onde quer que estejam.

Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista com algumas das principais curiosidades acerca dessa raça de cachorros Cocker Spaniels. Curiosidades que, em sua maioria, têm a ver com os seus caracteres biológicos – considerados marcantes pela maioria dos donos de cães.

1.O Cocker Spaniel Não É Inglês!

Os Cockers Spaniels, que conhecemos atualmente, na verdade são os Cockers Spaniels Ingleses e os Cockers Spaniels Americanos. No entanto, a curiosidade fica por conta do fato de que eles são espanhóis, e não ingleses!

O que a história revela sobre essa raça é que eles eram considerados excelentes cães de caça na Espanha; hábeis caçadores das singulares galinholas, além de roedores, cervídeos e outros mamíferos; e que somente no final do séc. XIX desembarcaram no País de Gales, para aí então notabilizarem-se (erradamente) como cães tipicamente britânicos.

Cocker Spaniel - Padrão da Raça
Cocker Spaniel – Padrão da Raça

Na “Terra da Rainha” eles tornaram-se astros da caça esportiva, especialmente pelo seu faro aguçado, que não permitia que raposas e outros canídeos conseguissem esconder-se deles por muito tempo.

2.Uma Raça E Duas Variedades

Uma outra curiosidade a respeito dessa raça de cachorros Cocker Spaniel é que, diferentemente do que se imagina, ingleses e americanos não são a mesma coisa – eles agora são raças diferentes, inclusive no que diz respeito ao pedigree e a outras documentações referentes à raça.

Cocker Spaniel Inglês e Americano
Cocker Spaniel Inglês e Americano

O que ocorreu foi uma espécie de diferenciação entre esses animais. Ao desembarcar nos Estados Unidos (no início do séc. XX), talvez com o objetivo de eliminar dos animais qualquer vestígio da antiga colônia, o Cocker Spaniel Inglês foi, digamos, mesclado com diversas outras raças locais, e o resultado foi uma nova raça, inclusive assim reconhecida pela American Kennel Club.

O que se diz também é que se queria eliminar alguns caracteres típicos dos Ingleses – como as características de caçadores, por exemplo – e transformá-los em espécies de celebridades em concursos de beleza e demais eventos.

3.Tratamento

Uma outra curiosidade a respeito dessa raça é que ela está entre aquelas que costumam ser indicadas como coadjuvantes de tratamentos de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outras mazelas dos tempos modernos.

A técnica é conhecida como TAA (Terapia Assistida Por Cães), bastante popular nos Estados Unidos (além de Espanha e Portugal), e que no Brasil ganhou apelidos sugestivos, como “pet-terapia”, “zooterapia”, “terapia com cães”, entre diversos outros.

Para o tratamento, compõe-se uma equipe multidisciplinar, que envolve psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas, e é claro, animais como os Cockers Spaniels, que deverão ser castrados, ter pouca ou quase nenhum contato com cães de rua e possuir atestados de saúde (vermifugação, vacinação, exames laboratoriais, entre outros).

De acordo com os especialistas nesse tipo de técnica, a docilidade, facilidade de adestramento, características de um cão de companhia, entre outra qualidades, tornam essa raça uma das que melhor se prestam a esse tipo de tratamento.

4.São Farejadores Natos!

Cocker Spaniel Fotografado na Grama Com a língua de Fora
Cocker Spaniel Fotografado na Grama Com a língua de Fora

Não se espante se em um desses passeios despretensiosos ao ar livre não os perceber simplesmente mudando de direção como se até fossem atraídos por uma força irresistível.

Essa é apenas e tão somente uma espécie de reminiscência de um passado quando eles eram excelentes caçadores e imbatíveis quando o assunto era encurralar uma boa presa.

O que se diz é que bastava apenas soltá-los em uma floresta, bosque, matagal, charneca, entre outras vegetações semelhantes, e esperar, comodamente, que eles apontassem alguma presa escondida.

Ou simplesmente deixar que eles indicassem o esconderijo de um assustado texugo, ou de uma esperta e ágil lebre, ou de qualquer outra espécie de pequeno porte que acreditasse estar escondida.

5. Estão Entre Os Mais Elegantes Do Mundo

Outra curiosidade a respeito dessa raça de cachorros Cocker Spaniel é que eles pertencem a um seleto grupo dos cães mais belos e elegantes do mundo.

São verdadeiras “celebridades”, constantemente agraciados com títulos em concursos de beleza realizados em diversos países do mundo.

Na verdade eles costumam figurar em diversas listas que elegem os 20 ou 25 cães mais elegantes, charmosos e exóticos do planeta, sendo que a disputa fica feia mesmo é quando precisam disputar Spaniels Ingleses e Americanos pelo mesmo prêmio.

6.Estão Entre Os Mais Famosos E Reconhecidos

O Cocker Spaniel foi imortalizado no cinema como par romântico no clássico da Disney (A Dama e o Vagabundo). Segundo consta, já estiveram presentes na literatura de Shakespeare e Chaucer. Já frequentaram a Casa Branca, como o animalzinho de estimação do 33º presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman.

Além de serem os preferidos de inúmeras celebridades do cinema norte-americano, que tiveram que se render aos encantos de uma raça considerada, nos Estados Unidos, um símbolo de exoticidade, elegância e singularidade; especialmente a raça Cocker Spaniel Americana, com a sua singular “saia”, que não deixa dúvidas tratar-se de uma raça à parte.

E graças a isso, contam as mais línguas que eles também possuem algumas das maiores contas bancárias entre os astros de Hollywood, já que agora estão imortalizados nas telas de cinema.

Os cães Cockers Spaniels são cães originalíssimos, “figurinhas carimbadas” nos concursos de beleza de várias partes do mundo. Mas, e você, o que tem a dizer sobre eles? Diga-nos na forma de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando, questionando, discutindo, sugerindo e aproveitando-se dos nossos conteúdos.

Veja também

Macaco-Aranha-de-Geoffroy: Características, Habitat e Fotos

Os macacos-aranha de Geoffroy, também chamados de macacos-de-mão-pretos, são nativos da América Central. Sua gama …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *