Home / Animais / Tubarão Tigre é Perigoso? Ele Ataca? Gigante, Características e Fotos

Tubarão Tigre é Perigoso? Ele Ataca? Gigante, Características e Fotos

O tubarão tigre é uma espécie de tubarão que recebe esse nome em razão de possuir manchas pretas quando jovem. Manchas que, ao longo de seu crescimento e desenvolvimento, vão desaparecendo.

Mas será que o tubarão tigre é perigoso? Sim, uma vez que o mesmo é considerado o maior predador marinho existente, se destacando entre as 375 espécies de tubarão pela sua voracidade.

Esta espécie particularmente é encontrada em zonas temperadas e subtropicais dos oceanos. Poucas vezes é encontrado na costa brasileira, no entanto, há registros de seu ataque por aqui na década de 1980, e alguns ataques pontuais após essa data (com exceção da costa pernambucana- local no qual há registros de ataques periódicos).

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre o tubarão tigre, principalmente características referentes à sua alimentação e estratégias para obtenção da presa.

Então venha conosco e boa leitura.

Tubarões Características Gerais

Os tubarões são peixes de esqueleto cartilaginoso (assim como esqueleto formado por tecido conjuntivo), cujos ancestrais teriam surgido a aproximadamente 400 milhões de anos atrás.

Os tubarões não são peixes de água doce. A exceção ocorre apenas para duas espécies, são elas o tubarão de água doce e o tubarão-cabeça-chata. Dentre as 375 espécies de tubarão, 88 são conhecidas aqui no Brasil.

Esses peixes podem ser encontrados em mares com até 2000 metros de profundidade. Respiram por meio de sete a cinca fendas branquiais. A pele é revestida por escamas placóides, as quais previnem danos por ação dos parasitas e melhoram a hidrodinâmica do animal.

Outra peculiaridade anatômica do tubarão são os seus dentes, os quais são incorporados diretamente na gengiva e não no maxilar. Esses dentes são substituídos ao longo da vida. Estima-se que um tubarão adulto perca cerca de 6.000 dentes ao ano e 30.000 dentes durante toda a vida. O formato dos dentes depende da dieta da espécie, sendo em formatos diferenciados para os tubarões que ingerem moluscos e crustáceos; ou peixes; ou presas maiores como mamíferos; ou ainda, plânctons (como é o caso do tubarão-elefante).

A maioria das espécies de tubarão possui um total de oito barbatanas. As barbatanas não permitem que eles nadem para trás, só permitindo que os mesmos desviem de objetos diretamente à sua frente.

A cauda (dependendo de seu formato) é uma estrutura importante para oferecer impulsão, velocidade e aceleração. Esta estrutura é adaptada de acordo com a espécie e estilo de vida do animal.

Tubarão Tigre Muito Próximo a um Mergulhador
Tubarão Tigre Muito Próximo a um Mergulhador

Além de características comportamentais e detalhes em características físicas, também existe variação de comprimento entre as espécies. Esta variação envolve as faixas entre 21 centímetros a 12 metros.

Os tubarões pertencem à Superodem taxonômica Selachimorpha, a qual abrange um total de 8 ordens: Squatiniformes, Squaliformes, Carcharhiniformes, Hexanchiformes, Heterodontiformes, Lamniformes, Orectolobiformes e o Pristiophoriformes.

Tubarão Tigre Classificação Taxonômica

A classificação científica para o tubarão tigre obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Chondrichtyes;

Subclasse: Elasmobranchii;

Superordem: Selachimorpha;

Ordem: Carcharhiniformes;

Família: Carcharinidae;

Gênero: Galeocerdo;

Espécie: Galeocerdo cuvier.

Tubarão Tigre Características Anatômicas Gerais

Os tubarões-tigre podem medir até 6 metros de comprimento. O corpo é robusto, a cabeça é achatada e larga, com focinho arredondado e curto.

O dorso varia entre as cores cinza-escuro a cinza-amarronzado, com disposição de manchas escuras verticais.

O formato triangular dos dentes possibilita corte de ossos, carne e até mesmo cascos de tartaruga.

Tubarão Tigre é Perigoso? Ele Ataca? Gigante, Características e Fotos

O tubarão tigre é considerado um superpredador, estando no topo da cadeia alimentar subaquática. Posto que divide com outras espécies como o tubarão branco, tubarão azul, tubarão mako e tubarão martelo.

Ano passado, o município de Jaboatão dos Guararapes (localizado em Recife) registrou a 12ª vítima de ataque da espécie desde o ano de 1992. No caso, o ataque foi a um jovem de 18 anos. Tal fato foi sucedido por 20 intervenções militares para que os banhistas saíssem do mar.

Os casos de ataques em todo o estado de Pernambuco já contabilizam mais de 65, os quais são registrados pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).

Um fato extremamente peculiar é que os tubarões tigre são bastante curiosos em relação aos mergulhadores, e, por essa razão, raramente os ataca.

Do que o Tubarão Tigre se Alimenta?

A dieta desta espécie é bem vasta abrangendo focas, peixes, tubarões menores, tartarugas e lulas.

De acordo com um estudo divulgado na National Geographic, filhotes desse tubarão possuem um item a mais na dieta, no caso, aves terrestres comuns. Essa descoberta foi realizada no ano de 2010 e conduzida por pesquisadores de pesca marinha da Universidade Estadual do Mississippi, em expedição ao Golfo do México. Posteriormente à descoberta, o projeto se expandiu durante 8 anos com 105 tubarões estudados, dos quais 41 possuíam restos de aves parcialmente digeridas entre as suas entranhas.

O tubarão tigre também possui o hábito de engolir objetos humanos, uma vez que, no seu trato digestivo, já foram encontrados latas de conserva, pedaços de pneus e botas. Dessa forma, a poluição dos mares é um fator fortemente prejudicial à espécie.

É Possível Sobreviver a um Ataque de Tubarão? Confira Algumas Dicas

Este tópico final é bastante intrigante. A melhor forma de sobreviver a um ataque de tubarão é, sem dúvida, evitá-lo. Tal medida consiste em não nadar em águas misteriosas ou locais com histórico de ataques prévios. Nadar em tempestades ou em águas turvas também não é recomendável. Caso no local existam mamíferos (como focas, por exemplo), este é um sinal de que tubarões podem estar por perto.

Ao avistar um tubarão evite movimentos bruscos, caso seja a praia esteja próxima, a sugestão é que haja movimentação suave em direção à ela. Em alguns casos, o tubarão poderá ir embora sem notar a presença do banhista. Caso não seja possível sair da água, é importante entrar em uma posição defensiva.

Nos casos nos quais o tubarão ataca diretamente, a estratégia de fingir-se de morto é altamente desaconselhável. Nesses ataques diretos, recomenda-se acertar as guelras, olhos ou focinho do animal com um golpe forte (preferencialmente com alguma arma improvisada como uma pedra), de modo que o animal se assuste e recue.

*

Agora que você já conhece importantes informações sobre o tubarão tigre, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BBC News Brasil. Como evitar ataques de tubarão- e o que fazer se for atacado. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150720_dicas_ataque_tubarao_pai>;

Fiocruz. Tubarão Tigre. Disponível em: < http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tubaraotigre.htm>;

G1 Pernambuco. No dia do ataque de tubarão, bombeiros fizeram 20 alertas para retirar banhistas da mesma área. Disponível em: < https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/no-dia-do-ataque-de-tubarao-bombeiros-fizeram-20-alertas-para-retirar-banhistas-da-mesma-area.ghtml>;

National Geographic. Tubarões-tigre gigante comem pássaros terrestres, revela estudo surpreendente. Disponível em: < https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2019/05/tubaroes-tigres-predacao-se-alimentam-passaros-canoros-terrestres>;

WikiHow. Como Sobreviver a um Ataque de Tubarão. Disponível em: < https://pt.wikihow.com/Sobreviver-a-um-Ataque-de-Tubar%C3%A3o>;

Wikipédia. Tubarão. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o>;

Wikipédia. Tubarão-tigre. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=WPOdZy6akvw>.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *