Home / Animais / Cachorro Boxer Tigrado Reverso: Fotos, Cuidados e Filhotes

Cachorro Boxer Tigrado Reverso: Fotos, Cuidados e Filhotes

O cachorro boxer tigrado reverso, assim como as outras variedades dessa raça, é um típico cão de guarda que acumula bem as funções de cão de companhia. Como podemos ver nessas fotos, esta é uma raça nobre, e que por isso exige alguns cuidados específicos com relação à criação de filhotes e durante os seus estágios sucessivos.

Um boxer que se preze deve ser forte, elegante, com uma musculatura rígida (sem exagero), com um porte médio, pelo curto, crânio avantajado e “quadrado” (assim como toda a sua estrutura), entre outras características que o tornaram uma verdadeira referência quando o assunto é beleza e elegância nessa imensa família Canídea.

O boxer tigrado é uma dessas variedades dos cães boxers, cuja principal característica são as suas singulares listras ou manchas brancas que desenham-se em seu rosto, peito e nas suas patas, além de espécies de rajadas pretas que deslizam pela laterais e costelas – o que o faz lembrar o famoso felino.

Boxer Tigrado Fotografado de Perfil
Boxer Tigrado Fotografado de Perfil

No entanto, quando esses animais apresentam, em vez de listras pretas, listras castanhas sobre uma pelagem negra, aí o que temos é o que convencionou-se chamar de “cachorro boxer tigrado reverso”, uma variação dos boxers tigrados, com as mesmas características que já conhecemos, diferenciando-se apenas pelo caráter exótico da sua pelagem.

O tigrado reverso é uma animal raro. E por isso mesmo costuma ser disputado em feiras, eventos, concursos, entre outras exposições cujo objetivo seja a divulgação da raça.

Mas, diferenças estéticas à parte, o que se sabe mesmo é que o cachorro tigrado reverso, assim como os demais da sua espécie, é uma raça singularíssima, capaz de assustar à primeira vista – devido ao seu tamanho e porte avantajados – , mas logo após conquistar, de imediato, a sua simpatia; e nem de longe representar qualquer tipo de ameaça.

Criado, inicialmente, para ser utilizado como cão de guarda, tudo indica que a empreitada não deu muito certo, pois ele logo demonstrou que a sua vocação mesmo era a de um excelente cão de companhia, alegre e brincalhão; e que só se torna uma ameaça quando o seu corpanzil, musculoso e desajeitado, acaba transformando-se, sem querer, em um verdadeiro tormento dentro de casa.

Cachorro Boxer Tigrado Reverso: Fotos, Cuidados E Filhotes

Os cão boxer é uma raça de origem alemã. Ele é um descendente direto do famoso “buldogue alemão”, outra raça criada para ser uma espécie de “companhia” durante as caçadas.

Devido ao seu tipo avantajado, esses animais eram incumbidos de deter a presa (muitas vezes espécies de grande porte) até que os caçadores corressem ao seu encontro, e pudessem, juntamente com os cães, celebrar mais uma conquista – às vezes raras.

Eram meados do séc. XIX! Nesse período, os cães costumavam ser selecionados pelas suas características de caçadores! Tinham que ser fortes, musculosos, deveriam apresentar uma mandíbula firme e resistente – e todas essas características os buldogues alemães as tinham de sobra!

Assim como também tinham os buldogues ingleses que, exatamente por esse motivo, passaram por processos de cruzamentos com os alemães, até que, dessa união, surgissem os “cães boxers” – e o restante dessa história todos já conhecem: surgiram outras variedades, entre elas, a dos singulares e originais cachorros boxers tigrados reversos.

Uma raça formidável, mas que, como podemos ver nessas fotos, exige cuidados especiais, desde a sua fase de filhotes até à maturidade (a partir dos 3 anos).

Pois é preciso ter em mente que a principal características de um filhote de boxer é ser um animal alegre, brincalhão e com muita, muita, muita energia! Eles simplesmente não param! E por isso precisarão ser educados, desde cedo, a atender a comandos e a respeitar determinados limites.

Fotos E Descrições Dos Cuidados Exigidos Por Filhotes De Cachorro Boxer Tigrado Reverso

Como dissemos, a principal característica de um filhote de boxer tigrado reverso é ser, de certa forma, teimoso e brincalhão.

Por isso mesmo, o que se recomenda, logo de cara, é manter uma postura firme desde os primeiros minutos da sua chegada ao novo lar. – Realmente tente ser firme! Por mais difícil que seja essa empreitada.

Eles deverão, também, desde cedo, ser presenteados com objetos que possam morder, mastigar e destruir, caso contrário, certamente os móveis da casa farão as vezes desses objetos.

Outras características dos filhotes de boxer dizem respeito à sua aparência. Durante os primeiros meses de vida eles em nada indicam que serão aqueles monumentos de força e músculos – características que tanto contribuem para a sua fama.

Uma aparência frágil, um corpo peludo e formado por algumas dobras de pele sobre uma musculatura quase inexistente costumam enganar e dar a impressão de que algo não vai bem com o seu desenvolvimento.

Mas isso é só uma fase! No momento certo eles irão adquirir, independentemente de como foram criados, aquelas características tão marcantes nessa espécie: o seu porte elegante, um belo conjunto de músculos, estatura média, crânio avantajado, entre outras características de uma raça cujas origens remontam ao período em que eram verdadeiros “cães de combate”.

Uma Raça E as Suas Necessidades

De um modo geral, os filhotes de boxers não costumam ser propensos a doenças – salvo aquelas consideradas próprias da idade avançada.

Mas há uma moléstia, que costuma atingir essa raça nos primeiros meses de vida, chamada Demodeicose canina.

Esse é um transtorno que precisa ser observado com cuidado, pois costuma evoluir para um quadro mais grave quando não combatido a tempo e com os recursos adequados.

A doença é causada por um ácaro que, curiosamente, é transmitido pela mãe durante o parto, e que, ao encontrar o organismo frágil em seu sistema imunológico, faz com que o filhote perca pelos, peso, resistência a outras doenças, além de várias outras consequências.

A Estenose de Válvula Aórtica é outras daquelas doenças consideradas comuns em filhotes de cães boxers, inclusive os da raça “tigrado reverso”. Por isso mesmo ela também exige cuidados que podem ser determinantes para o seu desenvolvimento.

A doença costuma manifestar-se por meio da dificuldade de respirar, indisposição, desmaios, cansaço, entre outros sintomas que serão sinais de que um bom médico veterinário deverá ser consultado.

Saiba também que, ao completar 1 mês e meio de vida, o filhote deverá receber a vacina conhecida como V10 (a “ polivalente”). E deverá também receber a garantia de que ele foi devidamente vermifugado.

Por ser uma raça que costuma apresentar – quando ainda filhotes – bastantes dobras na pele, cuide bem para que essa região (entre as dobras) seja higienizada corretamente todos os dias.

Para tal, utilize uma gaze ou um pano úmido, a fim de que tais doenças oportunistas não aproveitem-se desse ambiente – para elas – tão confortável.

E, de resto, é aproveitar-se da companhia de uma das espécies mais agradáveis, brincalhonas e cheias de energia dessa extravagante família Canídea.

E que certamente será uma companhia por um longo tempo, desde que bem cuidado e cercado por bastante amor e carinho.

Caso queria, deixe a sua opinião sobre esse artigo por meio de um comentário. E continue compartilhando as nossas publicações.

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *