Home / Animais / Dachshund: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Dachshund: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Se você tem ou pensa em adotar um Dachshund, precisa conhecer um pouco sobre a raça, e os fatos interessantes sobre esse animalzinho. Nesse artigo, você aprenderá tudo sobre os Dachshund.

Quem não ama ter um cachorrinho em casa? Independente da raça, um cachorro se torna um grande amigo e companheiro para todos os dias.

Um cachorrinho que vem ganhando cada vez mais espaço no coração das pessoas é o Dachshund, o famoso cachorro salsicha, que sempre é visto nas redes sociais, em fotos e poses pra lá de charmosas.

Mas, para adotar um animal como o Dachshund, você precisa conhecer algumas curiosidades e fatos interessantes sobre a raça, para que, dessa maneira a convivência entre vocês seja muito agradável, e você saiba como cuidar da forma correta também.

Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça Dachshund

Das raças que são usadas para a caça, eles são os menores.

  • Apesar de pequenos, eles são conhecidos por serem cãezinhos que estão sempre em alerta. Por isso, são ótimos para serem cães de guarda.
  • Nos Jogos Olímpicos de 1972, o mascote escolhido foi um cãozinho da raça Dachshund. O seu nome era Waldi, e ele foi o primeiro mascote oficial das Olimpíadas.
  • Não há um consenso sobre a origem exata dos cachorros dessa raça. No entanto, a ideia mais aceita é de que eles teriam surgido por volta da Idade Média, na Alemanha.
  • Outros historiadores acreditam que a raça possui mais de 4 mil anos, e teria surgido no Egito.
  • Antigamente, esse cãozinho tinha uma função caçar, e manter o controle dos texugos de algumas regiões. Eles eram ótimos caçadores, justamente por possuírem um corpo alongado e pequeno, ideal para entrar nas tocas dos texugos.
  • Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, essa raça foi muito perseguida, pois muitos acreditam na sua origem Alemã. Com o fim da Segunda Guerra, eles voltaram a se tornar populares.
  • Eles são cães sensíveis. Por isso, podem se sentir solitários caso fiquem longe do seu dono por muito tempo. Quando ficam tristes, geralmente, emitem latidos altos.
  • A ansiedade também pode fazer mal a esse bichinho, pois quando se sente ansioso ou entediado, ele tem tendência a brincar e destruir alguns objetos que estejam próximos a ele.
  • Você deve ter cuidado com pulos à longas distâncias. Pois, por serem pequenininhos e alongados, eles podem machucar as costas facilmente. Dessa forma, para evitar que ele se machuque, pegue-o no colo, quando necessário.
Dachshund

Outras Informações Sobre o Dachshund

Caso você esteja pensando em comprar ou adotar um filhote de Dachshund, você precisará leva-lo ao veterinário para a sua primeira consulta. Nesse caso, ele terá que fazer o seu calendário de vacinação.

As vacinas polivalentes são de extrema importância para os filhotes de Dachshund, pois são elas a primeira barreira de proteção desses animaizinhos contra agressões externas. Dessa maneira, o sistema imune deles é fortalecido, e eles ficam protegidos contra doenças como: hepatite, parvoviroes, entre outras.

Outro cuidado importante que você deve ter com o seu Dachshund é para que não apareçam carrapatos e pulgas. Assim como vermes também. Caso esses surjam esses problemas, o médico veterinário deverá recomendar a medicação necessária para trata-los.

Além disso, você precisará ter todo um cuidado com o adestramento desse cãozinho, pois ele tende a ser bem teimoso e independente. Se você ficar atento a isso, terá um cãozinho bem sociável.

Qual o Preço do Dachshund?

Antes de falar sobre valores monetários, sempre é bom saber que existe perto de onde você mora, locais que trabalham com o processo de adoção de cãezinhos.

Ao adotar um cão, você ajudará um animalzinho que precisa ter um lar, de bons cuidados e muito amor. Então, pense nessa opção. Em alguns locais existem até cães da raça Dachshund para a adoção.

Mas caso você deseje comprar, deverá saber que o valor dos cães dessa raça varia entre R$ 500,00 e R$ 2.500,00. Esses valores dependem da área e do estado em que você mora.

Outra coisa que você deverá analisar antes de comprar um Dachshund é se ele não sofreu maus tratos. Caso perceba que o local em que comprou o cão maltrata os animais, denuncie.

Quais as Cores do Dachshund?

No momento de escolher um cãozinho da raça Dachshund, você tem diversas opções de pelagem. Dessa forma, existe uma boa variedade de cores do animal.

Aqueles que possuem a pelagem mais curta, ou mais longa, podem ser de cores únicas como: amarelo, amarelo avermelhado, vermelho e marrom avermelhado.

Ainda podem ser de duas cores também: com o preto e o marrom, com pequenas manchas de tonalidade castanha ou amarelada. Se a pelagem do Dachshund for dura, eles podem ter tons claros até os tons escuros de javali.

Qual o Porte do Dachshund?

Apesar dessa raça não ser uma raça de grande porte, existem dois tipos de portes distintos que você poderá escolher. Veremos as opções a seguir.

  • O primeiro é aquele considerado como o porte mais comum da raça, o seu tamanho varia entre 20 a 25 cm, e o seu peso é entre 6 e 12 kg.
  • O segundo é o tido como Dachshund anão, que possui cerca de 13 a 16 cm, e seu peso varia de 4 a 5 kg.

Ambos são ótimos animais de estimação. Portanto, no momento da escolha, você deve verificar aquele que mais se encaixa com o seu estilo de vida, e com o espaço que você disponibiliza em sua casa

Ter ou Não Ter Um Dachshund em Casa?

Essa escolha é muito pessoal, pois cada pessoa sabe do tempo que dispõe para cuidar de um animal, do espaço que existe em sua casa, da questão financeira. Afinal, você terá custos com ração, vacinas, entre outros.

Apesar dos custos, vale à pena ter um cão dessa raça, pois ela é muito companheira, e merece uma chance de fazer parte do seu lar. Embora haja custos financeiros, todo o prazer da companhia e da alegria de ter um Dachshund valem muito à pena.

Esse cãozinho é muito querido não só pelas crianças, como também pelos adultos. E fazem muita diferença no dia a dia de uma família, pois trazem muita alegria. Aliás, ter um animal de estimação é sempre muito bom!

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *