Home / Animais / Crocodilo-de-Água-Salgada: Características, Habitat e Fotos

Crocodilo-de-Água-Salgada: Características, Habitat e Fotos

Hoje vamos conhecer o crocodilo de água salgada, conhecido cientificamente como Crocodylus porosus. Ele possui esse nome pois gosta de viver em áreas úmidas com água salgada, principalmente na costa leste da índia. Não é um animal atualmente ameaçado de extinção, desde o ano de 1996 que está na lista vermelha como um animal não preocupante nesse sentido. Até o ano de 1970 era muito caçado por conta da sua pele, infelizmente essa caça ilegal é uma ameaça e também a destruição do seu habitar. É um animal perigoso.

Crocodilo-de-Água-Salgada Pronto Para Atacar
Crocodilo-de-Água-Salgada Pronto Para Atacar

Nome Populares do Crocodilo de Água Salgada

Esse animal também pode ser popularmente conhecido com outros nomes como:

  • Crocodilo Estuarino,

Crocodilo Estuarino Indo Para o Lago
Crocodilo Estuarino Indo Para o Lago
  • Crocodilo Indo Pacífico,

Crocodilo Indo Pacífico de Boca Aberta na Grama
Crocodilo Indo Pacífico de Boca Aberta na Grama
  • Crocodilo Marinho,

Crocodilo Marinho em uma Ilha no Lago
Crocodilo Marinho em uma Ilha no Lago
  • Saltie

Saltie Saindo do Lago com um Peixo Dentro da Boca
Saltie Saindo do Lago com um Peixo Dentro da Boca

Características do Crocodilo de Água Salgada

Essa espécie é considerada o maior crocodilo existente. O comprimento dos crocodilos de água salgada machos podem chegar a 6 metros, alguns deles podem chegar a 6,1m, o peso desses animais podem variar de 1.000 a 1.075 Kg. As fêmeas da mesma espécie são bem pequenas, e não passam de 3 metros de comprimento.

Crocodilo de Água Salgada Caçador

É um animal caçador e tem sua dieta composta ao menos de 70% de carne, é um predador grande e esperto. É um animal que arma emboscadas para suas presas, assim que as pega ele as afoga e come. Se algum outro animal invadir seu território certamente não terá chance, isso inclui grandes animais como tubarões, diversos peixes que vivem em água doce e também animais de água salgada. Outras presas podem ser mamíferos, aves, outros répteis, alguns crustáceos, seres humanos também são ameaçados.

Características Físicas do Crocodilo de Água Salgada 

Esse animal possui um focinho bem largo, principalmente se for comparado a outros espécies de crocodilo. Esse focinho também é bem alongado, bem mais que da espécie C. palustris, o comprimento tem o dobro do tamanho da largura. Ele possui duas saliências próximas aos olhos e que vai até o meio do seu focinho. Possui escamas ovaladas, os relevos são bem pequenos se comparado a outros crocodilos e às vezes nem existem.

Outras características presentes no corpo desse crocodilo ajudam a distinguir esse animal de outras espécies, também para diferenciar os jovens dos adultos. Possuem menos placas no pescoço também do que outras espécies.

Esse animal grande e parrudo é bem diferente da maioria de outras espécies de crocodilos que são mais magros, por isso muitas pessoas acreditavam que ele era um jacaré.

Coloração do Crocodilo de Água Salgada 

Quando jovens esses animais possuem uma coloração de amarelo bem claro, algumas listras no corpo e algumas manchas pretas no comprimento até a cauda. Essa cor só será alterada quando o crocodilo atingir a idade adulta.

Crocodilo de Água Salgada Caçador de Boca Aberta
Crocodilo de Água Salgada Caçador de Boca Aberta

Quando ele é um animal adulto a sua coloração poderá ser mais esbranquiçada, algumas partes podem ter uma coloração bronzeada, que podem ser acinzentadas também. Esses animais quando adultos podem variar bastante suas cores, enquanto alguns são bem claros outros podem ser bem escuros. O abdome é branco e amarelos em outros em qualquer fase da vida. Nas laterais algumas faixas, que não alcançam seu abdômen. A cauda tem coloração cinza e possuem faixas escuras.

Habitat do Crocodilo de Água Salgada

Como dissemos esse animal inclusive leva esse nome por conta de habitar ambientes de água salgada, regiões costeiras, mangues, pântanos e etc nas regiões da costa leste da índia, na costa norte da Austrália, na Malásia, na Tailândia, no Camboja, no Vietnã, na Indonésia, nas Filipinas entre outros.  Ao sul da Índia esses animais podem ser encontrados em alguns estados.

Em Myanmar na Ásia no rio chamado Ayeyarwady. Já foi visto em uma cidade no sul da Tailândia chamada de Phang Nga. Acreditam que em alguns lugares esteja extinto, como é o caso da Camboja e de Cingapura. Na china já foi registrado em alguns lugares. Em um rio no sul da china chamado de Pérola já foram registrados alguns ataques desse crocodilo a alguns homens.

Na Malásia, no estado de Sabah em algumas ilhas ele foi registrado.

Registro na Austrália

Na Austrália, na região norte ele tem aparecido bastante, esse animal tem conseguido se adaptar bem ao ambiente e se reproduzir com tranquilidade. É possível afirmar que grande parte da população se encontra nesse país. A  última contagem registrada era de cerca de 100.000 a 200.00 crocodilos de água salgada na fase adulta. Em alguns lugares fica difícil de contabilizar, como é o caso de rios com jacarés que acabam sendo muito parecido e atrapalhando a identificação correta.

Bom Nadador

O crocodilo de água salgada é um excelente nadador, por isso consegue atravessar longas distâncias mar a dentro, assim eles acabam se dispersando e encontrando outros grupos.

Esses animais em períodos de muita chuva preferem ambientes de rios com água doce e pântanos, e na período de seca voltam para o ambiente que estão acostumados.

Animal Territorialista

Os crocodilos de água salgada são animais bastante territorialistas, tanto que brigas entre eles para dominar um território é constante. O chamados machos dominantes mais velhos e maiores geralmente são os que ocupam as melhores partes de riachos e etc. O que acontece é que os crocodilos mais jovens acabam não tendo muito escolha e ficando nas margens dos rios e mares.

Olhar do Crocodilo de Agua Salgada Caçador
Olhar do Crocodilo de Agua Salgada Caçador

Talvez por isso esses animais habitem tantos lugares, principalmente regiões não esperadas como é o caso dos mares do Japão. Apesar de serem animais que não tem muita dificuldade de se adaptar a diferentes ambientes, mas ele se dão melhor em locais mais quentes, clima tropical com certeza é o ambiente preferido desses animais. Por exemplo na Austrália onde pode ocorrer algumas estações o inverno seja mais rigoroso é comum que esses animais acabem desocupando temporariamente aquela região em busca de um local mais quente e mais confortável para eles.

O que vocês acharam de conhecer um pouco mais sobre o crocodilo de água salgada? Muitas curiosidades não é verdade? Conta aqui para gente nos comentários o que você mais gostou de saber e até a próxima.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *