Home / Animais / Comportamento do Tuco-Tuco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento do Tuco-Tuco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Os animais podem ser muito interessantes para todo o ciclo da natureza em certo local, mas também pode ser muito prejudicais para as intenções das pessoas desse ambiente.

Logo, é interessante que se busque um meio termo entre esse tipo de comportamento do animal e as intenções das pessoas que habitam o local. As formigas, por exemplo, podem ser muito prejudicais para os fazendeiros ou para quem simplesmente planta um pouco na sua horta de casa, já que as formigas, quando em larga escala e a depender do seu tipo, podem ser agressivas contra as plantações.

Em muitos casos, as formigas chegam até mesmo a representar uma grande praga para os donos de plantações de todo o Brasil, já que esse tipo de animal pode fazer com que essa plantação seja perdida de forma rápida, sem nenhum aviso prévio de que uma praga está por vir.

Além disso, outro exemplo de animal que pode ser ruim para as intenções das pessoas é o besouro. Isso porque o besouro pode fazer com que plantações inteiras sejam perdidas quando em grande quantidade, o que acontece com alguma regularidade no interior do Brasil.

Portanto, é muito importante para quem planta estar atento aos sinais que podem ser emitidos pelos besouros antes de um ataque de pragas desse tipo. Por outro lado, os pássaros, por exemplo, podem ser também maléficos para as plantações. Nas plantações de árvores frutíferas, por exemplo, os pássaros podem comer grande parte das frutas e estragar a colheita em níveis muito profundos.

Esse tipo de acontecimento costuma ser muito comum em plantações de amora, uma fruta muito saborosa e que atrai a muitos passarinhos, seja a plantação em qualquer local do Brasil. Portanto, nem sempre os animais ajudam quem deseja apreender no interior do país.

Conheça o Tuco-Tuco

Ademais, esse é o caso do tuco-tuco. Se você ainda não conhece esse animal, saiba que o tuco-tuco é um roedor que vive no interior do Brasil, em locais de zona rural. Esse animal é conhecido pela forma como consegue cavar buracos no chão, já que vive nas galerias subterrâneas de todo o Brasil.

O grande problema disso, contudo, é que essas galerias fazem com que o solo fique mais suscetível a problemas de vários tipos. Além disso, os buracos deixas na superfície podem fazer com que o gado tropece e muitos animais tenham de ser sacrificados.

Tuco Tuco Características

Logo, o tuco-tuco é muito mal visto pelos fazendeiros de todo o país, que buscam expulsar o animal a todo custo. Assim, o tuco-tuco é um animal típico da América do Sul, que habita de forma mais vasta o Sul do continente, estando, inclusive, ao sul do Brasil. Dessa forma, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são estados que têm o tuco-tuco em larga escala. Isso se torna um problema maior ainda quando o animal se desenvolve em períodos de chuva, o que faz com que os buracos sejam ainda mais perigosos e o solo fique ainda mais danificado.

Características do Tuco-Tuco

Roedor que é, o tuco-tuco lembra bastante um rato grande, ou melhor, gigante. Isso porque o tuco-tuco mede cerca de 25 centímetros de comprimento, o que faz desse animal um perigo para insetos e vegetais de todo o ambiente. Assim, a cauda do tuco-tuco é bastante reduzida, algo que torna o animal não muito veloz e, além disso, um tanto quanto estabanado na sua locomoção.

Contudo, vae lembrar que tais dados são todos muito gerais, já que apenas no Brasil há cerca de 8 espécies de tuco-tuco, sendo que em toso o mundo existem mais de 60 espécies desse animal tão curioso. Portanto, os dados acabam por indicar números abertos, estimados a partir da análise todas as espécies do mundo já encontradas.

A cor do tuco-tuco pode variar de espécie para espécie, mas em geral costuma ter um tom de areia, às vezes sendo mais clara e às vezes um pouco mais escura. A grande verdade, contudo, é que a coloração do animal depende bastante do seu tipo em questão. Embora possa comer insetos, o tuco-tuco prefere se alimentar de raízes de plantas e alguns vegetais, que fazem a dieta do animal de forma mais frequente.

O tuco-tuco é um animal que passa muitas horas do dia sozinho, além de se sentir acuado quando em contato com algum tipo de predador. Algumas vezes, por exemplo, esse tipo de animal é submetido a contato inesperados com cobras nas suas galerias subterrâneas, sempre buscando a fuga e não o embate direto.

Habitat Natural do Tuco-Tuco

O tuco-tuco vive na terra, em galerias logo abaixo da superfície feitas pelo próprio animal. Dessa maneira, em um ambiente com muitos exemplares de tuco-tuco, isso pode ser um grave problema para as pessoas. Isso porque os buracos deixados pelo tuco-tuco no solo podem servir de armadilhas para animais e até mesmo para pessoas, além de muitas vezes tornarem o solo menos fértil.

Tuco Tuco em seu Habitat

O tuco-tuco é conhecido por ter unhas longas e músculo fortes, tudo devido aos buracos que cava ao longo de dias inteiros, sem a menor cerimônia. Esse animal prefere viver, assim, em locais mais fáceis de escavar, já que isso torna todo o seu modo de vida muito menos danoso e problemático.

O tuco-tuco, assim, é um animal tímido e que evita as pessoas. Por passar muito tempo dentro das galerias, o animal muitas vezes não é visto por quase ninguém, saindo apenas para comer e rapidamente retornando ao local.

Problema de Extinção do Tuco-Tuco

O tuco-tuco corre um risco muito considerável de deixar de existir nos próximos anos. Assim, embora o animal não cause grandes problemas para as pessoas além dos buracos, isso já tem sido o suficiente para que muitos fazendeiros matem o animal e não permitam mais a sua proliferação.

Por outro lado, o desmatamento também tem sido um problema para o tuco-tuco, que muitas vezes sequer encontra local para construir os seus buracos e, por consequência, o seu lar. Assim, o animal tem sido muito caçado ultimamente, sendo interessante prestar atenção ao caso de possível extinção do roedor.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *