Home / Animais / Pode Plantar Goiabeira em Vaso?

Pode Plantar Goiabeira em Vaso?

Se você se interessa em plantar uma bela goiabeira em sua casa, mas infelizmente não tem um quintal espaçoso para isso, saiba que é possível plantar sua goiabeira em um vaso. Hoje trouxemos diversas dicas de como você pode fazer isso na sua casa, por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Pode Plantar Goiabeira em Vaso?

A resposta é sim! Você pode plantar um pé de goiaba utilizando um vaso. Existem diversas espécies de goiabeiras, algumas permitem sim que você faça o plantio utilizando um vaso. O ideal é que você se planeje com calma para escolher a espécie correta, fazer o cultivo correto e dessa forma ter em casa uma planta saudável e cheia de goiabas deliciosas.

Então a primeira coisa importante é escolher o seu vaso, já adiantamos que ele não pode ser pequeno, você precisa escolher um vaso grande para comportar uma árvore. As raízes do pé de goiaba precisam de espaço para se desenvolverem de forma livre e saudável. Por isso indicamos que o vaso seja de no mínimo 100 litros.

Flor de Goiaba
Flor de Goiaba

Depois disso não se esqueça que deve escolher a espécie correta para este tipo de plantio, por isso quando for comprar a sua muda, consulte o produtor e tire todas as suas dúvidas, deixe bem claro o que deseja fazer. Estas espécies geram árvores de pequeno porte, elas foram aprimoradas em laboratório para serem assim, especialmente para pessoas que têm pouco espaço em casa.

Uma sugestão de espécie que você pode procurar é a Goiaba Tailandesa Gigante, elas são perfeitas para serem cultivadas em vaso, se você cuidar bem dela vai ter uma linda árvore frutífera, inclusive ela é capaz de gerar goiabas com mais de 1Kg.

Essa espécie segue as mesmas dicas de cultivo que as outras, precisa ficar em local que receba bastante luz solar, precisa de terra bem adubada e substratos do tipo fertilizante.

Dicas de Cuidados com a Goiabeira em Vaso

A boa notícia é que as goiabeiras são plantas muito resistentes e sem muitas frescuras. Mas isso não quer dizer que ela não precise de cuidados, por isso vamos te dar algumas dicas.

A intenção é sempre manter sua planta saudável e bonita, por isso você deve regar ela frequentemente, mas sem exagero, especialmente nos primeiros dias dela no vaso. No começo, nos primeiros 90 dias você pode usar um enraizador pulverizando sobre as folhas, em uma frequência de no máximo de duas em duas semanas, isso favorece o bom desenvolvimento do sistema radicular da sua planta.

Vamos falar sobre poda, recomendamos que seja feita uma vez por ano para que as folhas não façam sombra sobre ela. É um processo simples, você vai cortar alguns galhos do meio da árvore, dessa forma a luz solar consegue entrar e atingir mais pontos delas. O melhor período para este tipo de poda é bem no meio da primavera, geralmente entre outubro e novembro.

Outra dica importante é você adubar a sua goiabeira, e também retirar todas as plantas que possam estar em volta dela roubando os seus nutrientes. Recomendamos que você faça essas coisas pelo menos 1 vez por mês, limpe bem o solo com cuidado. Aproveite este processo para adubar a planta novamente e adicione substrato fertilizante.

Fique atento às regras, elas precisam ser frequentes, ainda mais quando se trata de uma planta em vaso, mantenha o solo sempre úmido, nunca encharcado.

Mais Frutas Saudáveis

Goiaba Vermelha
Goiaba Vermelha

Precisamos te alertar sobre um problema comum em goiabeiras, as goiabas são frutas bem sensíveis e por isso precisam de muita atenção. Elas sofrem demais com o ataque de algumas moscas como a mosca do chifre, a mosca branca e também a mosca comum de frutas.

Se você se descuidar e não se precaver deste tipo de problema ficará frustrado, pois a árvore vai gerar boas goiabas, mas logo que amadurecerem estarão cheias de bichos ou até podres.

Quando a goiaba ainda está se formando, o inseto coloca seus ovos em cima delas. Aos poucos essas pequenas larvas entram na frutas e acaba estragando tudo.

A melhor maneira é sempre a prevenção, você deve de alguma forma afastar esses insetos para que eles não se aproximem da goiaba.

Uma dica super útil que podemos te dar é fazer uma armadilha para as moscas. Essa é uma forma natural que não vai causar danos a sua planta e tem boa eficácia. Ela atrai esses insetos para si, mas fique tranquilo que ela não vai barrar os insetos polinizadores.

Elas vão para a armadilha diretamente, lá elas colocam os seus ovos e suas frutas ficam protegidas.

Dessa forma você terá goiabas saudáveis o ano inteiro, confira nosso vídeo abaixo e aprenda a fazer esta armadilha.

Armadilha para Moscas de Fruta

Pássaros e Goiabas

Precisamos te alertar que você tem um concorrente de olho na sua fruta, os pássaros são mais rápidos e podem comer a goiaba antes de você. Caso você se incomode com isso, confira algumas dicas.

Você pode proteger as suas goiabas utilizando um TNT, escolha um que seja bem fino e com ele confeccione pequenos sacos. Então você pode envolver fruta a fruta com esse material, deixe bem preso para que não voem com o vento. Dessa forma suas goiabas vão amadurecer e esperar que sejam colhidas. Você pode utilizar esse método com diversas outras frutas, não somente com as goiabas viu?

Mas por favor, deixe algumas goiabas para os pássaros, eles também precisam se alimentar. E é maravilhoso ter atraído esses animais da natureza para perto da gente, ouvir o canto deles pela manhã e no final da tarde, vale muito a pena.

Espero que vocês tenham aproveitado muito o conteúdo de hoje, então até a próxima.

Veja também

Loris Lento

Qual é o Tipo de Animal Mais Fofo do Mundo?

Nós aqui somos apaixonados por animais, embora cada um tenha seus animais preferidos eu considero …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.