Home / Animais / Alimentação do Golden Retriever: o Que Eles Comem?

Alimentação do Golden Retriever: o Que Eles Comem?

Para ter um pet dessa raça que permaneça saudável, você precisará entender um pouco mais sobre a alimentação do golden retriever. Entretanto, além de uma boa nutrição, são necessários exames veterinários, exercícios físicos e muito, muito amor.

Obviamente, esse pet precisa de cuidados especiais caso se mostrem com algum tipo de enfermidade. Um cão feliz deve possuir as seguintes características:

  • Apresentar-se saudável;
  • Bem alimentado;
  • Ter as suas doses diárias de exercício supridas;
  • Ter atenção e mimos de toda a família.

Se você pretende ter um animalzinho dessa raça, deve ler atentamente este artigo. Aqui poderá entender como tratar bem o seu cão e dar o melhor que ele merece em termos alimentares. Confira!

Alimentação Do Golden Retriever: Como Deve Ser?

Quando falamos sobre os cuidados com o golden retriever, uma das primeiras coisas que vem à mente é sua dieta. Existem opiniões diversas sobre qual seria a melhor comida para esses animais. Assim, recomendamos que você decida a dieta com a ajuda do seu veterinário, sempre optando por alimentos de alta qualidade.

Ao decidir que tipo de alimentação do golden retriever, dois aspectos devem ser levados em consideração: idade e estilo de vida. Assim, também é preciso distinguir entre: filhotes, adultos e cães idosos. Sem contar que a quantidade de exercícios diários pode influenciar na quantidade de comida a ser dada.

Alimentação Dos Filhotes de Golden Retriever
Alimentação Dos Filhotes de Golden Retriever

Pontos Importantes a Serem Levados Em Consideração Na Hora Da Alimentação

Um ponto importante a ser levado em consideração é a predisposição da raça para certas doenças. Embora isso não signifique que seu cão sofra de algumas delas, devemos cuidar da saúde do animal. Dessa forma, será possível evitar muitos problemas. Entre eles estão:

  • Obesidade – A alimentação do golden retriever deve ser dosada, uma vez que ele tende a ser ganancioso, não rejeitando nenhum tipo de comida. Essa fraqueza por alimentos pode acabar em excesso de peso em muitas ocasiões. Por isso devemos cuidar bem da quantidade de ração e outros alimentos diários, evitando sempre oferecer qualquer tipo de gordura;
  • Problemas nas articulações – A displasia do quadril e cotovelo ocorre com muita frequência nesses animais. O excesso de peso piora a situação, causando problemas de dor e mobilidade;
  • Problemas cardíacos – Às vezes, a alimentação do golden retriever pode influenciar no desenvolvimento de patologias cardíacas perigosas. Ao escolher uma refeição de qualidade, com nutrientes como a taurina, você pode atrasar ou evitar esses problemas.

Os extremos nunca são bons, portanto, quanto à alimentação do golden retirever, é sempre bom ficar atento. Verifique se o seu cão não está acima ou abaixo do peso ideal.

Outro ponto importante é prestar atenção aos seus movimentos intestinais, em caso de haver algum parasita. Troque sua alimentação progressivamente, se necessário. Se ele ainda não se manter no peso adequado, consulte um veterinário.

Então, Com O Que Alimentar Um Golden Retriever?

Alimentos Secos De Alta Qualidade

Os alimentos secos contêm menos conservantes e menos gordura adicionada. É muito importante dar aos cães uma refeição premium, pois a boa dieta é uma das bases para uma ótima saúde.

A alimentação do golden retriever de baixa qualidade tornará as visitas ao veterinário mais frequentes. Seja ração ou comida natural, esta deve grandes quantidades de proteínas que sejam fáceis de digerir.

Evite Cereais

Cereais como milho ou trigo não são ruins para cães, mas também não são necessários em sua dieta. A escolha de produtos sem cereais pode evitar excesso de peso, alergias ou intolerância a esses ingredientes. Se seu cão tem um peso adequado e não apresenta desconforto intestinal, inclua um alimento ou outro desse tipo. Entretanto, não faça disso sua refeição principal.

Golden Retriever Comendo Ração
Golden Retriever Comendo Ração

Evite Sobras E Lanches Em Grandes Porções

Em muitos lares, é comum dar alimentos que foram deixados pelos humanos para o animal de estimação. Tenha cuidado com isso, pois o sistema digestivo do golden retriever não é o mesmo que o nosso. Assim, algo saudável para nós pode ser prejudicial demais para ele.

Sem contar que determinadas porções podem ter excesso de gorduras ou açúcares. Isso leva, sem sombra de dúvidas, ao desequilíbrio de peso.

O mesmo vale para lanches e guloseimas próprias para a raça. Estas, de forma alguma, não devem ser dadas em enormes quantidades. Um excesso de recompensas para o seu pet pode fazê-lo se sentir mal, ou até mesmo engordar. Você só precisa dar a ele as devidas recompensas em momentos específicos para mimá-lo.

Quantidade De Comida E Número De Doses

A quantidade de alimentação do golden retriever deve ser a recomendada pelo veterinário. Você nunca deve encher o alimentador e deixá-lo à sua disposição.

Verifique a tabela de quantidades indicadas e dê a ração necessária de acordo com o seu peso. Também é importante dividir o total do dia em duas vezes, seja pela manhã e à noite. Assim, ele não comerá com tanta ansiedade devido ao grande número de horas que passará entre uma refeição e outra. Quando o pet for um filhote, é aconselhável dividir sua ração em 3 ou 4 doses.

Filhotes De Golden Retriever: Como Alimentá-Los?

Uma menção especial deve ser feita à comida dos pequenos pets. Algo fundamental na alimentação de um filhote é o leite materno. Se você observar que ele não está amamentando logo após o nascimento, coloque-o no peito da mãe.

Se o filhote não amamentar sozinho, será preciso alimentá-lo com uma mamadeira. Faça uma preparação especial de leite apropriado, sempre seguindo as instruções de um veterinário.

Filhotes De Golden Retriever
Filhotes De Golden Retriever

Idealmente, o filhote se alimenta de leite materno por 6 semanas. O leite da mãe tem um tipo de antibiótico natural chamado colostro, que serve para proteger os pequenos pets de doenças.

A partir de 6 semanas, deve-se começar a desmamar progressivamente o golden  retriever. Pouco a pouco, os alimentos secos podem ser adicionados para que o filhote se adapte à nova realidade. Quando ele chegar às 8 semanas, é possível ser totalmente desmamado e alimentado com ração.

Mas, tome cuidado! Seu estômago ainda estará fraco e uma súbita mudança de hábito pode danificá-lo. Filhotes devem ser alimentados três a quatro vezes por dia. Além disso, é importante manter horários fixos para as refeições, dessa maneira, você ajudará a regular a digestão.

A alimentação do golden retriever deve ser bem monitorada, afinal, seu pet merece o melhor. Manter sua saúde e felicidade através da comida é o melhor ato de amor que você pode demonstrar.

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *