A Mosca de Chifre
Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie de Mosca parasita que foi descoberta na França e se espalhou pelo mundo, a Mosca de Chifre.
Entenderá um pouco melhor sobre a vida dos insetos e das moscas em geral, sem contar grandes curiosidades sobre elas.
Preparado(a)? Vamos lá então.
Os Insetos
Antes de conhecer as moscas, é necessário que você entenda um pouco melhor, sobre como são os insetos.
Considerados grandes vencedores da escala evolutiva, eles fazem parte da filo dos artrópodes e são a família de animais com maior número de espécies existentes.
950 mil espécies, de onde 109 mil são brasileiras. São considerados um sucesso evolutivo, graças as seus ovos resistentes e suas asas que os auxiliam na fuga de predadores.
Seu fenótipo é constituído por: 3 pares de pernas, um par de antenas, olhos compostos, 1 ou 2 pares de asas, grandes peças bucais e um corpo que se subdivide em cabeça, tórax e abdômen.
Eles são sexuados, e se dividem em dois tipos: os insetos Hemimetábolos e Holometábolos.
O primeiro é a classe deles possui metamorfose incompleta e a segunda, é a classe que se constitui por ter metamorfose completa em seu ciclo de vida.
De grande papel no meio ambiente, eles podem ser polinizadores, auxiliando assim a reprodução e distribuição de plantas floríferas, e na decomposição de organismos.
Sem contar, sua importância econômica. Como no caso do mel das Abelhas e a fabricação de seda que advém de outras espécies de insetos.
Se quiser conhecer saber mais sobre os insetos, acesse este texto do O Eco.
As Moscas
Sim, talvez você esteja muito ansioso(a) para chegarmos na parte principal deste texto, contudo antes de chegarmos a Mosca de Chifre, você deve conhecer as características gerais das moscas.
De somente um par de asas membranosas, estes insetos correspondem a mais de 100 famílias diferentes e a 120 mil espécies diferentes.
São Holometábolos e seu ciclo de vida, corresponde a: ovo, nascimento como larva, pupa, fase adulta, morte. Sua vida dura em média 30 dias.
Sua alimentação consiste em vegetais em decomposição, frutas, pus, fezes, açúcar, escarro e produtos animais.
Entre suas espécies, existem as que são conhecidas pragas e que transmitem doenças como a conjuntivite, a doença do sono, berne e disenteria.
Em contrapartida, outras de suas espécies, funcionam como controladoras de pragas. Comendo ervas daninhas e outras pragas.
De maior atividade diurna, será muito difícil você ver mosquitos de maior atividade noturna. Dispõem de olhos facetados e boca com grande capacidade de absorver líquidos.
A Mosca de Chifre
Considerada uma praga e parasita mundial, é um hematófrago (se alimenta a base de sangue).
Vive em muitas partes do mundo e no Brasil, sua alimentação consiste em Bois e Búfalos. Ela mede de 2 a 4 milímetros e tem capacidade de picar suas vítimas, de 12 a 40 vezes ao dia.
Suas infestações alcançam a marca de mais de mil moscas por bovino e suas picadas, além de dolorosas, promovem a diminuição da produção de leite e o retardamento do ganho de peso de suas vítimas.
Seu ciclo de vida gira em torno de 3 a 4 semanas depois que ela nasce. Suas larvas nascem em 24 horas após seus ovos serem produzidos.
Cada fêmea produz em média 300 ovos durante toda a sua vida, e 90% delas sobrevivem e se tornam adultas.
Demoram 5 dias para chegarem na fase adulta. Em 1758 na França, foi descrita pela primeira vez como praga, ela chegou ao Brasil em 1976 e se espalhou por todo o país desde então.
Seu prejuízo a indústria bovina brasileira chega a 1,4 bilhões por ano. Tem por preferência animais de pelagem escura ou com manchas escuras.
Outras Moscas do Mundo
Agora que já conhece bem a Mosca de Chifres, que tal conhecer algumas outras espécies fantásticas de moscas que existem no mundo?
Sim? Claro? Com certeza? Vamos lá então.
Mosca varejeira azul: adora carne podres e possui um ótimo faro. Mede 11 milímetros e vive em lixões, abatedouros, e próximo a casas e cozinhas;
M. caçadora: inseto curioso, que chega a comer os próprios de sua espécie. tem 3 centímetros de comprimento e é nativa da África do Norte, Europa e Ásia;
M. doméstica: Consegue depositar de 75 a 170 ovos ao mesmo tempo, vive durante 30 dias e transmite doenças patogênicas;
M. tse-tse: nativa do Congo, mede 2 centímetros e é um hematófrago. Normalmente ataca Cavalos, Jumentos e Zebras;
M. branca: inseto que esteve se proliferando bastante em países da América nos últimos anos, sua reprodução acontece por meio de vegetais e normalmente cada fêmea é capaz de produzir 160 ovos.
Curiosidades Sobre os Insetos
Como um extra para você, foi decidido te trazer algumas curiosidades sobre as moscas e também sobre alguns outros insetos fantásticos.
- As Formigas existem há 130 milhões de anos e sobreviveram ao desastre que extinguiu a existência dos Dinossauros e a ao menos, uma era do gelo;
- as Moscas batem até 20 mil vezes suas asas por minuto e alcançam até a 8 quilômetros por hora de velocidade;
- as Libélulas voam a 80 km/h, elas voam de 5 a 6 horas por dia;
- de acordo com o fóssil mais antigo de inseto já encontrado, eles existem há 400 milhões de anos;
- formigas trabalhadoras vivem de 1 a 3 anos de idade, já as Formigas rainhas vivem em torno de 30 anos;
- por possuírem 4000 lentes diferentes em seus olhos, as Moscas conseguem ter grandes reflexos, além disso, elas tem capacidade de enxergar 360° graus;
- o maior inseto já descoberto dispõe de quase 1 metro de comprimento e data de 250 milhões de anos. Seu nome é Meganeuropsis.
Conclusão
Hoje você conheceu a Mosca de Chifre, um parasita que chegou ao Brasil em 1976 e se espalhou pelo país desde então.
Viu também algumas curiosidades sobre o mundo dos insetos e conheceu algumas outras espécies de Mosca.
Se gostou deste artigo, continue em nosso site e descubra outras maravilhas sobre os animais e a natureza.
Até a próxima.
-Diego Barbosa