Home / Animais / Mosca Branca: Características, Como Evitar, Habitat e Fotos

Mosca Branca: Características, Como Evitar, Habitat e Fotos

Mosca branca é uma denominação empregada para as moscas que compõem a família taxonômica Aleyrodidae, a qual totaliza 1550 espécies já descritas.

As moscas brancas representam grande ameaça à agricultura, especialmente em climas quentes e tropicais, principalmente no interior de estufas. Os danos causados são, de certa forma, indireto, uma vez que, quando as moscas sugam a seiva, secretam saliva, a qual colabora para o mau cheiro, mofo e proliferação de fungos. Contudo, a saliva tóxica também diminui a vitalidade e turgor dos vegetais. Outras literaturas trazem adicionalmente a informação de que as moscas brancas são potenciais transmissoras de vírus (120 tipos diferentes de vírus).

Neste artigo, você conhecerá outras informações sobre esses insetos tão temidos pelos agricultores.

Então venha conosco e boa leitura.

Mosca Branca: Classificação Taxonômica

A classificação científica para a mosca branca obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Arthropoda;

Classe: Insecta;

Ordem: Hemiptera;

Subordem: Sternorryncha;

Superfamília: Aleyrodoidea;

Família: Aleyrodidae.

Classificação da Mosca Branca
Classificação da Mosca Branca

A subordem Sternorryncha abrange os pulgões, insetos de escama e moscas brancas, na qual todas as espécies são consideradas fitófagas, ou seja, que se alimentam de plantas. O nome da subordem faz alusão à posição traseira das peças bucais em relação à cabeça.

Dentro da família Aleyrodidae, há três subfamílias são elas: Aleurodicinae; Aleroydinae e Udamoselinae.

Mosca Branca: Principais Espécies

As principais espécies de mosca branca incluem a mosca cítrica (nome científico Aleurocanthus woglumi); a mosca branca de folha prateada, também chamada de mosca branca de batata-doce (nome científico Bemisia tabaci); a mosca branca repolho (nome científico Aleyrodes proletella); e mosca branca de efeito estufa (nome científico Trialeurodes sp.vaporariorum).

Em muitos casos, o nome da espécie de mosca branca faz alusão à sua preferência alimentar.

Mosca Branca: Características, Como Evitar, Habitat e Fotos

A maioria das espécies possui envergadura de inferior a 3 milímetros, assim como comprimento corporal compreendido entre 1 a 2 milímetros. O tamanho altamente reduzido de algumas espécies muitas vezes dificulta que sua população seja controlada no interior das estufas. A única possibilidade de exclusão destas se dá através do processo de triagem por malha fina.

Mesmo com o tamanho reduzido da maioria das espécies, também há espécies classificadas como “mosca branca gigante”, cujo tamanho excede 5 milímetros. O tamanho também pode estar relacionado ao dimorfismo sexual, observado em algumas espécies.

Características da Mosca Branca
Características da Mosca Branca

Possui dois ocelos, geralmente posicionados na margem anterior dos olhos compostos. Tanto as moscas do sexo masculino, quanto as do sexo feminino possuem partes funcionais da boca, assim como dois pares de asas funcionais e membranosas, com a observação de que as asas traseiras são reduzidas. Quando estão em repouso, as asas ficam separadas, e em lados paralelos, contribuindo para que o abdômen fique visível.

As pernas são bem desenvolvidas e até mesmo relativamente longas.

Condições como a temperatura e a oferta de alimentos interferem na longevidade desses insetos, a qual pode atingir a média de 18 a 19 dias (considerando temperaturas em torno dos 32°).

Para evitar a infestação por mosca branca, algumas dicas envolvem um plano de amostragem criterioso a ser repetido a cada 3 dias. Rotação de culturas são uma excelente modalidade de prevenção, uma vez que quebram o ciclo da praga; assim como remover plantas hospedeiras antes do plantio e após a colheita; remover resíduos de outras culturas; controlar a temperatura (quando possível); e construção de barreiras vivas que impeçam a disseminação do vent. O uso de inseticidas para controle de outras pragas é outra opção para prevenir o aparecimento da mosca branca.

A dispersão dessa mosca ocorre através do vento, assim como implementos ou produtos agrícolas vindos de outras lavouras. O homem, através da importação de plantas ornamentais, pode ser o seu principal dispersor.

Mosca Branca: Como Ocorre a Reprodução e o Desenvolvimento?

Os ovos costumam ser depositados na planta e próximos uns dos outros. Geralmente em arcos espirais ou arcos paralelos. Em relação ao formato, são alongados e com uma estrutura estreita produzida em um pedicelo.

A larva em si apresenta 4 estágios, sendo que o processo de ecdise (muda de cutícula dos invertebrados está inclusa entre eles). No estágio final, há a formação da pupa.

Mosca Branca: Medidas de Controle Específicas

A primeira medida de controle após o aparecimento da mosca é totalmente orgânica e, portanto, de baixo custo. Para esta medida, o agricultor vai precisar macerar alho (na quantidade de 4 a 6 cabeças), acrescente este a 7 colheres de pimenta do reino moída e 1 litro de álcool em um recipiente. Essa mistura deverá ser armazenada em um recipiente fechado pelo período de até 1 semana. Passado esse tempo, o conteúdo da mistura deverá ser coado e receber a adição de duas colheres (chá) de detergente neutro.

A mistura caseira acima possui a vantagem de não deixar cheiro e deve ser pulverizada sobre a cultura de 1 a 2 vezes na semana.

Há agricultores que preferem recorrer a inseticidas químicas, enquanto que outros recorrem à compra de artrópodes que podem atuar como predadores da mosca branca. A lista desses animais inclui mais de 150 espécies (entre eles, alguns ácaros e joaninhas). É importante considerar igualmente a listagem de parasitoides da mosca branca, a qual é ainda maior e conta com 500 espécies.

Em relação ao controle químico, os inseticidas comerciais mais comuns são o Piretroide, a Tiadiazinona, a Diamida, o Neonicotinoide e o Cetoenol. Convém lembrar que, antes de adquirir qualquer produto, o agricultor deve verificar se o mesmo possui registro para ser utilizado para aquela cultura específica sem possibilidade de danos.

*

Agora que você já conhece bastante sobre a mosca branca, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral, com artigos especialmente produzidos pela nossa equipe de redatores.

Divirta-se e até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Canal do Horticultor. Como Fazer Solução Orgânica Para Controle de Mosca Branca. Disponível em: < https://canaldohorticultor.com.br/como-fazer-solucao-organica-para-o-controle-de-mosca-branca/>;

MATIOLI, T. F. Lavoura 10. Como fazer o manejo eficiente da mosca branca. Disponível em: < https://blog.aegro.com.br/mosca-branca/>;

Wikipedia in English. Silverleaf whitefly. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Silverleaf_whitefly>;

Wikipedia in English. Whitefly. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Whitefly>;

Veja também

Papa-Léguas Correndo no Chão

Quais São os Predadores do Papa-léguas e seus Inimigos?

Com velocidades acima de 40 quilômetros por hora, os corredores de estrada definitivamente ganham seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *