Home / Animais / Comportamento da Ariranha, Hábitos e Modo de Vida

Comportamento da Ariranha, Hábitos e Modo de Vida

Se você pensa que este animal se trata de uma espécie de aranha, então cometeu um grande equívoco, ele não tem ligação alguma com aracnídeos!

Caso nunca tenha ouvido falar sobre a Ariranha, sugiro que me acompanhe nesta matéria que será como um passeio que te levará diretamente a esta espécie super curiosa. Vamos lá?

Talvez esteja pensando que eu coloquei a palavra “curiosa” no título apenas para lhe atrair, saiba que você está redondamente enganado. A Ariranha realmente é uma espécie um tanto estranha, veja logo a seguir algumas considerações sobre ela e tire as suas próprias conclusões!

Características e Comportamento da Curiosa Ariranha

Por acaso já viu aquelas criações artísticas cujo o autor fez a sua obra utilizando vários materiais completamente diferentes? Então, a Ariranha parece ter sido uma invenção em que inúmeras peças totalmente diversas foram usadas!

Ela possui um rosto semelhante ao da foca, um corpo cinzento e com pelos que lembram um pouco os mamíferos terrestres que vemos quase todo dia andando por aí.

Não posso me esquecer de mencionar a sua cauda longa que é bem parecida com a do Ornitorrinco, que por sinal, é outro animal extremamente excêntrico. Ele e a Ariranha devem participar de algum tipo de clube dos esquisitões!

Não se contentando com toda a sua esquisitice, a Ariranha decidiu ter patas bastante diferente das dos outros mamíferos, elas são nadadeiras que lhe ajudam muito quando precisa dar aquela mergulhada pelos rios.

Ariranha Características

Eu considero a Ariranha uma espécie de porte médio, pois com seus 1,8m de cumprimento e 30kg, garanto que será bem fácil avistá-la não é mesmo?!

Com certeza, você e todo mundo tem aquele(a) amigo(a) brigão(a) que não perde uma oportunidade de arrumar uma bela confusão. Pois bem, chame-o(a) para conhecer a Ariranha, ela é altamente amistosa e só ataca se provocada, algo que é muito difícil de acontecer, pois quem incomodaria este tranquilo animal?

Resumindo, a Ariranha é 100% paz e amor, o negócio dela é ficar tranquilona, sem estresse e curtindo a paisagem!

Apesar de todo comportamento zen da nossa Ariranha, nunca se esqueça de que paciência tem limite, não a provoque, ou então, vai levar uma leve mordidinha!

Hábitos e Modo de Vida da Excêntrica Ariranha

Depois de conhecer o comportamento desta simpática espécie, está na hora de saber quais são as coisas que ela mais gosta de fazer e onde nós podemos encontrá-la!

Primeiramente, você precisa saber que a Ariranha é um animal de hábitos semiaquáticos, ou seja, vive tanto na água quanto na terra. Os locais mais prováveis de se encontrar esta espécie são os rios, ambiente preferido dela.

Eu ouvia muito dos antigos que “de noite é hora de dormir”, então, a Ariranha como é um animal sábio, não dispensa os conselhos dos mais velhos, ela sai durante o dia para comer e fazer todas as atividades de seu interesse, ao chegar a noite ela dorme.

Quando se fala em hábitos e modo de vida, não posso me esquecer de mencionar sobre os gostos culinários da nossa incrível Ariranha, afinal de contas, falar sobre comida é algo sempre bom e prazeroso. Pelo menos eu penso assim, e você?

Nossa amigável Ariranha adora saborear uns peixinhos, também possui uma quedinha por pequenos mamíferos, aves e alguns répteis. O negócio é ter variedade, quanto mais melhor, assim ela nunca fica sem ter o que comer.

Este animal possui uma treta antiga com os pescadores, como adora comer bastante peixes, quase sempre arruma problema com estes profissionais que dependem da pesca para viver. É aquele ditado: Farinha pouca, meu pirão primeiro!

Excêntrica Ariranha

Que tipo de pessoa você é? Existem aquelas que são extremamente sociáveis e estão sempre cercada de muito amigos, também tem algumas que preferem uma vida mais branda e um pouco distante de tumultos!

A Ariranha é do grupo dos interativos, está sempre em muitas companhias, você pode ver cerca de 16 delas juntas.

Onde Vive a Ariranha?

Este animal está presente em muitos países da América do Sul, portanto, no Brasil você poderá vê-las, mas não se anime muito, pode ser que isso não aconteça, pois estes animais apesar de amigáveis, não gostam de contato com humanos. Sábia é a Ariranha, pois nós ultimamente não estamos fazendo nada além de destruir a natureza.

Você pode ver a Ariranha em países como: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela, Argentina e Uruguai. No Brasil, ela é encontrada na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

Lembra que eu tinha lhe dito que a Ariranha faz bem em não querer contato conosco? Pois bem, isso não é à toa, graças as intervenções humanas este animal está sendo visto apenas na Bacia Amazônica e no Pantanal, portanto, aqui no Brasil ela já não é tão presente assim!

Eu fico pensando se tudo que temos de fauna e flora no nosso país e ao redor do mundo irá durar muito tempo, eu sinceramente não acredito que teremos todas essas espécies para sempre!

Curiosidades Sobre a Ariranha

Este animal é considerado o maior carnívoro semiaquático da América do Sul, por acaso você sabia disso?

Se a Ariranha for mantida em cativeiro, bem longe do contato com seres humanos destruidores, consegue viver até 20 anos, um período bem satisfatório.

As manchas que ficam no pescoço da Ariranha são únicas, cada animal possui a sua e todas são completamente distintas. Ela deve se sentir bastante especial por isso!

Você e eu, como somos amantes da natureza, devemos sempre desenvolver ações e hábitos que a ajudem permanecer nesta terra por bastante tempo, lembre-se de sempre cuidar dela com amor, carinho e gratidão.

Amigo(a), espero que tenha gostado desta matéria, por mais que pareça chato e comercial, nunca posso deixar de enfatizar que este site é sem dúvida, a super melhor opção quando se trata de conhecimento a respeito da fauna e flora brasileira e também mundial. Nunca deixe de manter-se conectado(a) conosco, aqui estão sempre os melhores conteúdos!

Até a próxima!

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *