Home / Animais / Cores do Basset Hound: Preto, Branco e Marrom com Fotos

Cores do Basset Hound: Preto, Branco e Marrom com Fotos

Raça originária na França, o Basset Hound é conhecido pelas suas orelhas grandes e caídas; assim como pela fisionomia muito característica de uma “carinha triste”.

Uma curiosidade pertinente é que o termo “basset” vem da palavra francesa “bas” que significa “baixo” ou “anão”. A raça teria sido desenvolvida por monges na idade média com o intuito de auxiliar nas caçadas a pé, uma vez que estes cães são conhecidos pelo faro apuradíssimo.

Pertencem a um grupamento específico de raças caninas, conhecidas como Hound, mais precisamente com a denominação de Sabujo. Os cães Hound são aqueles que auxiliam o caçador a rastrear e perseguir a caça. Os cães Sabujos são cães Hound que caçam através do olfato, sendo capazes até mesmo de sentir o cheiro de um animal que tenha passado pelo local em até 4 dias.

O Basset Hound possui uma expectativa de vida estimada em 10 a 13 anos.

Neste artigo, você conhecerá outras características referentes à raça, dentre elas o seu padrão de coloração preto, branco e marrom.

Então venha conosco e boa leitura.

Basset Hound: Características Físicas

A raça é considerada de médio porte, possuindo entre 28 a 38 centímetros ao nível da cernelha. O peso varia entre 30 a 45 quilos.

As orelhas longas desempenham uma função específica, no caso, trazer odores do chão para o nariz. Da mesma forma, a baixa estatura auxilia para um olfato mais apurado. As orelhas são inseridas em uma linha baixa, exatamente ao nível dos olhos, são estreitas em comprimento e podem enrolar-se para dentro (principalmente nas pontas).

O focinho costuma ser quase paralelo à linha superior do crânio, podendo apresentar algumas rugas nas arcadas superciliares, assim como ao lado dos olhos, os quais possuem formato de losango, e coloração preta ou marrom.

Basset Hound Características

O tronco e longo, possuindo cernelha e lombo praticamente na mesma altura. Este lombo pode ser um pouco arqueado.

Possui excessiva pele sobre os olhos, a qual possibilita que quando o animal se abaixe para farejar fique ‘cego’ momentaneamente, e, dessa forma, se concentre apenas no faro.

O pescoço é longo, musculoso, bem arqueado e com presença de barbelas, de certa forma, pronunciadas.

A cauda é longa, curvada para cima e afinada na ponta (região que apresenta a coloração branca). É intrigante saber que quando este cão anda, sua cauda se levanta apontando para cima e deixando a ponta em evidência.

Cores do Basset Hound: Preto, Branco e Marrom com Fotos

A pelagem é lisa e curta. O registro de cores consideradas como padrão para a raça obedecem o padrão tricolor (preto, branco e marrom) ou o padrão bicolor (no caso, preto e branco ou marrom e branco).

A distribuição destas cores não é considerada relevante, e ‘padrões de distribuição’ completamente aleatórios são perfeitamente aceitáveis.

Basset Hound: Comportamento

Cães adultos da raça possui um temperamento calmo. Todavia, mesmo com a aparência de certa forma apática, a raça pode ser impulsiva, apresentando dificuldade em aceitar comandos.

É comum que este cãozinho seja mais agitado e brincalhão quando filhote, tornando-se mais calmo e sonolento com o passar dos anos.

Em linhas gerais, costumam ser amigáveis, até mesmo próximo a desconhecidos; todavia, também podem ser ciumentos. São muito carinhosos e recomendados para famílias com crianças, contudo, brincadeiras com os cães devem acontecer de preferência na presença de um adulto, uma vez que o elevado peso da raça poderá acarretar acidentes.

Basset Hound Comportamento

Como a raça vive muito bem em grupo, e, dessa forma precisa desta dinâmica, caso o dono fique muito tempo longe de casa recomenda-se que o cão possa conviver com outros animais de estimação. Aliás, cães dessa raça detestam ficar sozinhos.

Estão sempre dispostos a realizar exercícios, principalmente aqueles nos quais possam colocar seu faro em atividade. Possuem grande instinto para caça e, dessa forma, gostam bastante de perseguir pássaros (logo, recomenda-se que sejam presos por uma guia ao passearem na rua).

Um fato extremamente curioso na raça e que estes cães utilizam uma espécie de ‘lamentação baixa’ para chamar a atenção, soando quase que como um murmúrio. Alguns donos costumam brincar ao dizer que o cão está falando.

Basset Hound: Cuidados Básicos

Em relação aos cuidados básicos de higiene, os banhos devem ser realizados pelo menos a cada 15 dias e a escovação dos pêlos, no mínimo uma vez por semana. Essa escovação deve ser realizada com escovas específicas para o tipo de pêlo da raça.

As longas orelhas caídas também merecem cuidados especiais. No caso, devem ser higienizadas semanalmente, sempre com muita atenção e cuidado. Essa higienização poderá ser orientada pelo médico veterinário.

A limpeza da face também é um tópico muito importante, uma vez que a área possui certas rugas e dobras, e o cão baba com frequência, aumentando a chance de proliferação de bactérias.

Os produtos de higiene pessoal sempre devem ser apropriados para cães, caso contrário, o uso poderá resultar em infecções ou alergias.

A escovação dos dentes pode ser realizada junto do banho. Sua prática não deve ser negligenciada, de modo a evitar o acúmulo de tártaro.

É frequente que certas raças caninas apresentem predisposição a determinadas doenças. No caso do Basset Hound, o cão apresenta predisposição a desenvolver glaucoma, infecções na pele e pelagem (principalmente nas patas e dobras na pele), assim como trombofilia.

Recomenda-se que filhotes cujos pais tiveram glaucoma iniciem o tratamento para a doença o quanto antes.

Em relação ao adestramento, o dono poderá ter certa dificuldade, pois, apesar das qualidades deste cão, a raça é considerada bastante teimosa. Logo, a presença de um tutor poderá ser necessário.

Agora que você já conhece muitas características da raça Basset Hound, nosso convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Basset Hound Filhotes

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior esquerdo. Caso não ache o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Cursos CPT. Raças de cachorro- Basset Hound. Disponível em: < https://www.cpt.com.br/cursos-pequenasempresas-comomontar/artigos/racas-de-cachorro-basset-hound>;

Lake Park. Padrão Oficial. Disponível em: < http://www.lakepark.com.br/index.php/pt-br/o-basset-hound-br/padrao-oficial>;

Petz. Guia de Raças Basset Hound. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/basset-hound/>;

Wikipédia. Basset Hound. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Basset_Hound>.

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *