Home / Animais / Comportamento do Basset Hound, Hábitos e Modo de Vida

Comportamento do Basset Hound, Hábitos e Modo de Vida

O basset hound é um dos exemplos mais nítidos de cachorros com comportamentos refinados.

Normalmente, um cachorro dessa raça demonstra ser muito calmo e ao mesmo tempo brincalhão, mas nunca demonstra acessos de raiva, apesar de latir bastante.

Uma das principais atividades do basset hound é seu latido, que usam até para mínimos sons que chamem a sua atenção.

Fora isso, o bassethound é um tipo de cachorro que adora ficar em seu cantinho quente durante o dia e a noite.

Uma interessante característica dessa raça é o fato de alguns serem totalmente calmos e refinados, onde nem mesmo latem e não gostam tanto assim de brincar e nem de correr.

Por outro lado, alguns exemplares são o avesso desse comportamento, sendo mais ativos e tendenciosos a brincadeiras fora de hora também.

Apesar de gostar bastante de latir, a raça demonstra ser extremamente calma, seja com os moradores da casa, com crianças, outros cachorros, outros animais de estimação e até mesmo com estranhos.

São cachorros adoráveis que amam a paz e a presença de pessoas, mas diferentemente de outras raças, o basset hound é do tipo que consegue ficar mais sozinho.

Geralmente, muitos cachorros tendem a se comportar de forma inapropriada quando os moradores estão longe de casa, principalmente por várias horas quando estes estão trabalhando.

Porém, esse não é um problema para o basset hound. Basta que eles tenham o conforto de um lar acolhedor.

Conheça os Hábitos do Basset Hound

O basset hound é um cachorro de porte médio e eles não são muito fãs de atividades físicas, por isso é muito comum ver cachorros dessa raça com sobrepeso.

O problema do sobrepeso é um dos maiores causadores de morte no mundo canino, já que a expectativa de vida dos mesmos reduz drasticamente mediante uma alimentação que não é saudável.

Por isso, é extremamente indicado que os tutores levem sempre o animal para caminhadas diárias, assim como é de extrema importância dedicar atenção a uma alimentação saudável e equilibrada.

Aliás, se for querer satisfazer a vontade da raça, eles vão querer ficar no sofá o dia inteiro, só levantando na hora das refeições.

Basset Hound

Portanto, é importante acostumar desde pequeno o basset hound a praticar atividades diárias.

A raça de cachorro basset hound também tem fortes hábitos de cães farejadores, já que os mesmos são especialistas nessa área.

A dica nesse momento é que você tome muito cuidado com os lugares aonde você leva o cachorro e com as coisas que são deixadas ao alcance deles em casa.

O basset hound simplesmente consegue farejar tudo o que é possível.

Apesar de o olfato atingir 100% de excelência nessa raça, acredita-se que a audição dos mesmos seja ainda superior.

Modo de Vida do Basset Hound

Como foi ressaltado anteriormente, essa raça adora ficar em locais quentes e confortáveis, por isso nunca negue uma cama individual para os mesmos, pois eles irão simplesmente amar o local.

Porém, uma caminha não irá remover a vontade deles em ficar em cima do sofá e até mesmo em cima da cama, sendo esse um hábito muito peculiar da raça e do modo de vida deles.

O modo de vida sossegado do basset hound pode ser muito prejudicial no fim das contas.

Cachorros que não fazem atividade física são muito propensos a várias doenças, e muitas delas ligada logicamente à obesidade.

O basset hound é um cachorro que se levanta, na maioria das vezes, por haver interesse em coisas particulares, como as necessidades biológicas e também quando tem alguém comendo alguma coisa.

Eles são cães muitos “pidões”, dessa forma sempre ficarão em cima de quem estiver comendo.

Afinal, essa não é uma exclusividade da raça, mas eles irão implorar por alguns pedaços da sua comida.

Informações Importantes Sobre o Basset Hound

Apesar do tamanho, o basset hound pode atingir até 40 kg quando é adulto. Quaisquer quilos acima dessa média já são considerados sobrepeso, portanto, se você tem um cachorro dessa raça, sempre verifique seu peso.

A expectativa de vida do basset hound é muito curta, variando em apenas 9-11 anos de idade.

Dessa forma, um esforço grande deve ser feito no intuito de fazer com que o cachorro alcance todos esses anos.

Para que o basset hound atinja seus 10 anos de idade, por exemplo,  é peremptório que sua alimentação e vacinas sejam controladas.

Nesse momento é importante refletir que um cão obeso pode perder cerca de até 3 anos de vida.

De modo geral, o basset hound é um cachorro que se adapta muito bem na convivência com várias pessoas ou até mesmo com uma única pessoa, assim como outros animais.

Um Pouco da História do Basset Hound

O basset hound é um cão que caçava em matilhas por ser extremamente detalhista no faro e audição e também por ser extremamente resistente.

A resistência da raça está em seus ossos, que são grossos e pesados, o que os fazem ter uma altura de cerca de 20 centímetros e ainda assim pesar quase 40 kg.

Outra característica que os tornaram excelentes cães de caça foi o fato de terem unhas grandes e altamente resistentes.

Isso facilitava bastante na caça de roedores, já que os mesmos conseguem cavar enormes buracos e ainda assim capturar suas presas.

Os bassets sempre foram cachorros extremamente inteligentes e sempre demonstraram entender dezenas de ordens.

Caçadores sempre gostaram de caçar com o basset hound pelo fato dele não se adiantar tanto a frente devido aos seus passos lentos, dessa forma cão e homem faziam tudo juntos.

Uma dica importante para manter o basset hound saudável e ativo é produzir atividades onde o mesmo use seu aprimorado faro.

Confira outros artigos em nosso Site Mundo Ecologia sobre o Basset Hound:

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *