Home / Animais / Como Cortar a Unha de Um Passarinho?

Como Cortar a Unha de Um Passarinho?

Cuidar de um animal de estimação envolve uma série de cuidados como oferecer água, comida, atenção, higienização básica e, por que não, corte das unhas. No caso das aves, manter as unhas cortadas auxilia com que sejam manuseadas com mais facilidade, e também evita que o passarinho se machuque sozinho.

Neste artigo, você conferirá algumas dicas para realização desta tarefa, a qual, na verdade, não é nem um pouco complicada, mas demanda certa atenção e cuidado.

Então venha conosco e boa leitura.

Espécies de Pássaros Favoritas Para Criação Doméstica

O canário (nome científico Serinus canaria domestica) é um pássaro bastante inteligente que adora cantar e é capaz de aprender vários ritmos ouvidos repetidamente. Como é uma ave de clima tropical, são bastante sensíveis a baixas temperaturas.

Os papagaios são os pássaros ‘exóticos’ mais populares na criação doméstica. Chamam atenção pela bela plumagem, inteligência e grande capacidade de reprodução dos sons. Não devem ser mantidos confinados, mas em espaços amplos, de modo a evitar problemas comportamentais, como o estresse.

Serinus Canaria Domestica

As calopsitas (nome científico Nymphicus hollandicus) são os pássaros ideias para apartamento. Exemplares legalizados facilmente são encontrados nos pet shops. Gostam muito de cantar e andar livremente pela casa. As penas de boa parte do corpo são na cor cinza ou branco, contando com uma crista amarela sobre a cabeça e as tradicionais manchas vermelhas ao lado do bico.

Cuidados que Devem Ser Tomados na Criação de um Passarinho

Os pássaros são animais fascinantes e encantadores, mas são bastante sensíveis a certas alterações que ocorrem no ambiente, especialmente no caso dos indivíduos criados em gaiolas.

A limpeza das gaiolas é um tópico fundamental, já que o acúmulo de fezes favorece a proliferação de fungos, e consequentemente, o aparecimento de possíveis doenças. Os ninhos, poleiros e objetos também devem ser limpos com regularidade.

A água precisa ser trocada todos os dias, assim como os bebedouros, banheiros e recipientes precisam ser lavados com regularidade. A água ofertada deve ser filtrada. No caso das banheiras, a sugestão é que sejam lavadas toda vez que o pássaro tomar banho.

Em relação à alimentação, sempre devem ser servidos alimentos frescos. No caso de frutas, legumes, ovo cozido e farinhadas caseiras à base de ovo, a dica é colocar o alimento na gaiola pela manhã, e, retirá-lo à tarde (de modo que não apodreça).

Poucos sabem, mas pássaros também precisam receber sol diariamente, todavia, não podem ficar expostos por longos períodos, e os horários muito quentes devem ser evitados ao máximo. A dica é pegar alguns minutinhos de sol no início da manha e outros minutinhos ao final da tarde.

Pássaros também são sensíveis à correntes de ar, podendo desenvolver doenças respiratórias com facilidade. Em dias frios, chuvosos e com vento forte, a dica é cobrir a gaiola e deixa-la em um local protegido.

O mais importante neste tópico é estar atento a quais espécies de aves são permitidas para criação doméstica de acordo com a legislação brasileira. A aves consideradas exóticas demandam autorização excepcional do IBAMA.

Como Cortar a Unha de Um Passarinho?

No momento do corte, é importante notar a sutil gradação de cores na unha do animal. As pontinhas geralmente são de tom bege ou amarelado, ao passo que a raiz e o meio é mais rosinha. A tonalidade rosada ocorre porque as unhas são irrigadas por pequenos capilares sanguíneos, logo apenas as extremidades da porção de tom amarelado devem ser cortadas (no caso, só as pontinhas). Cortar as unhas do passarinho na raiz é extremamente traumático e prejudicial ao animal.

É altamente aconselhável aparar as unhas das fêmeas durante o período reprodutivo, já que diminuem as chances de ficarem com as unhas presas no material do ninho, o que pode evitar certos incidentes, tais como a derrubada dos ovos no fundo da gaiola.

O processo passo-a-passo para um pássaro de tamanho pequeno (a exemplo do canário belga) consiste em segurá-lo com a palma de uma das mãos (com cuidado, para não apertá-lo), utilizando os dedos para segurar a perna, enquanto a outra mão faz o corte cuidadoso das unhas. Para identificar o local que pode ser cortado e aquele que não pode ser cortado de modo algum, uma dica de ouro é posicionar as unhas contra a luz para notar as colorações amarela e rosada/avermelhada.

O corte pode ser realizado com um cortador de unha ou com uma liza de manicure (neste caso, a unha não será cortada, mas lixada)

Mesmo com esta noção geral, é comum que possam surgir dúvidas referentes ao corte (o qual também pode estar relacionado ao tamanho da ave). Neste caso, recomenda-se consultar um especialista, de preferencia, um veterinário especialista em animais silvestres.

É curioso saber que os mesmos passarinhos não precisam cortar as unhas quando estão inseridos no meio silvestre. Isto ocorre devido ao diferente padrão comportamental. Os pássaros na natureza estão sujeitos a um processo de desgaste natural das unhas ao andar pelos galhos, pendurar-se nas árvores e ao pousar.

É Possível Retardar o Crescimento das Unhas de um Passarinho?

Sim, existem estratégias para tornar o processo mais lento e deixar a necessidade de cuidados mais prática. No caso, basta colocar na gaiola poleiros de várias espessuras. A sugestão é variar entre os poleiros mais finos e os mais grossos, assim como utilizar poleiros que contenham uma espécie de lixa em sua parte inferior. Esta estratégia busca imitar o processo de desgaste natural que já existe na natureza.

Retardar o Crescimento das Unhas de um Passarinho

Quando as unhas estão muito grandes, o passarinho pode manifestar o seu incomodo roendo-as. Todavia, é importante notar se o animal está muito agitado, uma vez que neste caso, o ato de roer as unhas pode estar relacionado ao estresse e levar à auto-mutilação.

Caso a Unha do Passarinho Seja Cortada de Forma Errada, Como Proceder?

Se o local sangrar após o corte, a dica é primeiramente manter a calma. Em seguida, é lavar o local continuamente com água fria até o ferimento parar. Em alguns casos, pode ser necessário a utilização de um pó hemostático.

Agora que você já conhece algumas dicas que vão ajuda-lo na criação de seu passarinho, especialmente referente ao corte das unhas; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outro artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Casa dos pássaros. Aprenda a Cortar as Unhas de Canário-belga. Disponível em: < https://casadospassaros.net/cortar-as-unhas-de-canario-belga/>;

Casa dos pássaros. Cuidados Essenciais para Criar Pássaros. Disponível em: < https://casadospassaros.net/cuidados-essenciais-para-criar-passaros/>;

LILMANS, G. Perito Animal. Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa. Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/passaros-domesticos-6-melhores-especies-para-ter-em-casa-22643.html>;

Pet Friends. Aves também precisam cortar as unhas. Disponível em: < https://petfriends.com.br/aves-tambem-precisam-cortar-as-unhas/#:~:text= Aqueles%20que%20t%C3%AAm%20aves%20como,atentar%20as%20unhas%20dos%20animais.&text=As%20unhas%20s%C3%A3o%20irrigadas%20com,apenas%20as%20pontinhas%20das%20unhas.>.

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *