Home / Animais / Quais São os Predadores do Bicho-da-Seda e Seus Inimigos?

Quais São os Predadores do Bicho-da-Seda e Seus Inimigos?

Quais São os Predadores do Bicho-da-Seda e Seus Inimigos?

Olá, tudo bem? Espero que sim. Durante o artigo de hoje você irá conhecer o Bicho da Seda, animal que é um tesouro Chinês e que é utilizado para a fabricação de seda há milênios.

Você irá conhecer também as características gerais de todos os insetos, das Mariposas e os maiores predadores da larva que participa do mundo têxtil.

Preparado(a)? Vamos lá então.

Bicho-da-Seda Entre Folhas
Bicho-da-Seda Entre Folhas

Os Insetos

Antes de conhecer o Bicho da Seda, suas principais características e seus predadores. É necessário que antes ,você conheça e entenda um pouco melhor sobre os insetos e as particularidades que todos os seres desta classe tem em comum.

Os Insetos são animais invertebrados artrópodes, que pertencem a ordem Arthropoda e a classe Insecta.

Considerados uma das classes de animais mais importantes que existente, os Insetos possuem uma grande importância ecológica.

Existentes há mais de 480 milhões de anos, sendo mais velhas que os Dinossauros. Hoje existem mais de 950 mil espécies conhecidas, das quais 109 mil são brasileiras.

Algumas caraterísticas auxiliaram estes animais a se tornarem um grande sucesso evolutivo, como:

  • Sua capacidade de voar;
  • reprodução rápida e em larga escala;
  • ovos resistentes;
  • pequeno porte.

Mais Informações

Devido a essas e outras que eles são um completo sucesso dentro da escala evolutiva. Também existem alguns detalhes em seu fenótipo que são comuns a quase todos insetos:

Bicho da Seda Sob Folha Verde
Bicho da Seda Sob Folha Verde
  • duas antenas, olhos compostos, mandíbula aparente;
  • cabeça, tórax e abdome;
  • 1 ou dois pares de asas;
  • três pares de pernas.

Você também pode dividi-los em Holometábolos e Hemimetábolos. O primeiro grupo é composto pelos insetos que passam por metamorfose completa em suas vida, enquanto o segundo grupos passa somente por uma metamorfose incompleta (parcial).

Espécies Diversas

Além disso, eles variam de tamanho, cor e hábitos que são particularidades únicas de cada uma de suas espécies.

Logo abaixo estão as classes que provavelmente são as mais conhecidas pelo planeta:

  • Ordem Coleoptera

Espécies da Ordem Coleoptera
Espécies da Ordem Coleoptera

É a ordem com mais insetos conhecidos, obtendo uma família de 400 mil espécies, das quais estão a Joaninha e o Besouro;

  • Homoptera

Insetos da Ordem Homoptera
Insetos da Ordem Homoptera

Nesta ordem se concentram os Pulgões e as Cigarras. Eles se dividem em 25 mil espécies, das quais existem insetos com dois pares de cabeças;

  • Diptera

Animais da Ordem Diptera
Animais da Ordem Diptera

Está é a classe das Moscas, é dividida em 95 mil espécies diferentes. Um grande diferencial delas são seus finos pares de asas;

  • Hymenoptera

Animais da Ordem Hymenoptera
Animais da Ordem Hymenoptera

Neste grupo existem espécies que vivem em grandes sociedades, como os Cupins e as Abelhas. São 200 mil espécies pertencentes a ele no total;

  • Orthoptera

Insetos da Ordem Orthoptera
Insetos da Ordem Orthoptera

Esta é a classe dos Grilos, Gafanhotos e Baratas. Nesse grupo se concentram 11 mil espécies diferentes.

As Mariposas

Antes de chegarmos ao Bicho de Seda, é importante que antes você conheça e entenda também um pouco melhor as Mariposas e suas principais particularidades, afinal, o Bicho de Seda também é uma.

A Mariposa é um inseto da ordem Lepidoptera assim como a Borboleta. De corpo gordo e asas que repousam sobre ele durante seu descanso, e antenas não clavadas.

Este é um animal de hábitos noturnos e que normalmente não se alimenta durante sua fase adulta. Sua cor varia de acordo com suas espécies, porém, a maioria das Mariposas possuem cor escura e/ou opaca.

As Mariposas existem há 140 milhões de anos. O predador em comum de todas as Mariposas, é o Morcego.

Suas larvas usualmente são chamadas de “taturanas” em algumas partes do Brasil, algumas de suas espécies são venenosas.

Um fato interessante sobre as Mariposas, é que sua mania de voar em círculas em volta d luzes, ainda é desconhecido.

O Bicho da Seda

Esta é uma espécie curiosa de Mariposa. Originária da China ela vem sendo utilizada para a fabricação de seda há possivelmente 5 mil anos.

Também chamada de lagarta, o Bicho da Seda é a larva da Mariposa chinesa. Se conhece hoje, 400 tipos de espécies diferentes desse animal, que consegue depositar 500 ovos que eclodem em torno de 7 a 21 dias.

Bicho da Seda Sob Folha Verde
Bicho da Seda Sob Folha Verde

Este é um inseto que passa por metamorfose completa durante sua vida, que é baseada em: ovo, larva, pupa, Mariposa adulta.

Sua fonte favorita de alimento, são as folhas de Amoreira que também é nativa da China. Quando ele se torna larva, come sem parar e consome até 70 vezes seu próprio peso por dia.

Em sua fase adulta ela possui cor branca e mede em torno de 25 milímetros. Como larva, que é quando ela é utilizada com objetivo de fabricar seda, ela vive em torno de 30 a 35 dias.

Como Mariposa adulta, ela vive de 3 a 15 dias. Esta que também é a última fase de sua vida, seu único objetivo é a reprodução.

A taxa de uso destas larvas para a produção de seda, caiu durante as últimas décadas. Se você quiser conhecer e saber como esta produção ocorre, acesse este texto do Blog Resumo Escolar.

Predadores e Inimigos

Os predadores mais comuns de Mariposas são os Morcegos, contudo, a larva Bicho de Seda possui alguns predadores e inimigos que são quase incomuns a algumas outras espécies.

Um exemplo disto, são: a Formiga, o Louva Deus, Vespa e o Grilo que invadem incubadoras e atacam as Larvas.

Outro problema em comum entre elas são os parasitas e insetos que botam ovos na Larva. Elas têm tendências a pegar infecções e Vírus.

Na França durante a década de 1860, parasitas causaram um enorme colapso dentro da produção de sua seda no país.

Os Bichos da Seda possuem muitos inimigos. Contudo, durante a história de sua produção, muitos métodos diferentes foram inventados objetivando que elas não morressem e devastasse toda sua produção.

Conclusão

Olá novamente, durante o artigo de hoje você conheceu o Bicho de Seda. A larva da Mariposa chinesa que é utilizada para a fabricação de seda.

Mariposa Bicho da Seda
Mariposa Bicho da Seda

Sem contar que você também conheceu o mundo das Mariposas e dos Insetos. Se você gostou deste artigo, continue em nosso site. Você não vai se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Cores do Buldogue: Tigrado, Fulvo, Branco, Chocolate Com Fotos

Os cachorros podem ter cores muito diferentes entre si, o que torna os animais ainda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *