Home / Animais / Samoieda História e Origem da Raça

Samoieda História e Origem da Raça

Já imaginou ser recebido todos os dias com um sorriso encantador! Sabia que existe um animal, mais precisamente um lindo cãozinho cujo semblante alegre é uma das suas grandes caraterísticas. Conheça agora a raça Samoieda!

História do Samoieda

O nome desta raça se refere a tribo dos Samoiedas que vieram da Ásia Central rumo ao noroeste da Sibéria. Eles eram povos nômades que se movimentavam constantemente para que os seus rebanhos de renas pudessem se alimentar, lembrando que estes mesmos animais eram a comida destas pessoas.

Daí você deve estar se perguntando mas em que parte dessa história estão os cães Samoiedas?

Bom, estes cachorros eram usados como forma de proteger rebanhos, e também para auxiliar nas atividades de caça.

Nós amamos nossos animalzinhos e os tratamos como membros da família, os povos cujo o Samoieda fazia parte também seguiam este mesmo raciocínio e assim tratavam seus cães muito bem.

O Samoieda era pau para toda obra, acredita que eles eram usados até mesmo como aquecedores! É isso mesmo, eles dormiam junto as crianças pois seu pelo felpudo as mantinham aquecidas do frio intenso.

Em 1800 os cães Samoieda fizeram uma longa viagem até a Inglaterra, eles foram os primeiros da raça a conhecerem este país, porém, nem todos eles eram puros. E saiba que esses bichanos tiveram a honra de serem apresentados a Rainha Alexandria que é claro, ficou apaixonada por eles.

Cachorro Raça Samoieda

Em 1906 esta raça teve mais um momento de glória quando o Grão-Duque da Rússia Nicolau ofereceu como presente este animal, neste ato o primeiro Samoieda foi enviado a América.

Depois desta longuíssima trajetória a partir do ano de 1975 foi possível ver este animal em terras brasileiras.

Origem do Samoieda

Oriundo da Sibéria, este cãozinho era utilizado como força motriz puxando trenós pra lá e pra cá e ainda como auxiliares em ações de caça. Isso é o que eu chamo de um verdadeiro trabalhador!

Características

Todos os cães que pertencem a categoria Spitz Ártico possuem os mesmos traços de um lobo, lembrando bem a aparência destes animais majestosos, o Samoieda é uma das raças que pertence a esta classe. Deve ser por isso que são tão bonitos não é mesmo!

Com um corpinho definido e uma pelugem branquinha e felpuda de dar inveja, quem é que consegue resistir a tamanha fofura? Possuem ainda um focinho pontudo e lábios bem cheios responsáveis por aquele sorriso arrematador de corações e como se não bastasse para dar um show completo de beleza, seus olhos são marrons escuros.

O Samoieda pode pesar até 20 kg e alcançar uma altura de 53 cm.

É um típico modelo esse carinha!

Um Animal Gentil

Este cão possui uma personalidade dócil sendo assim, desde o primeiro momento em que conhece o seu dono, nunca mais é capaz de deixa-lo sendo completamente depende do amor e carinho deste.

Não é um cachorro agressivo e nem tímido sendo assim ao receber visitas vai logo interagir com elas e fazer um monte de bagunça.

Meio Teimosinho

O Samoieda é um tanto irreverente na hora de obedecer comandos, por isso tenha um pouco de paciência na hora de ensinar-lhe algum truque, o ideal é adestra-lo desde de pequeno, neste período ele está mais suscetível a obedecer. Ele se parece com aqueles adolescentes rebeldes que querem saber o porquê de todas as coisas!

Brinque o Dia Todo

Seu Samoieda precisa gastar bastante energia, preferencialmente durante o dia para que quando chegue a noite e ele estiver dentro de casa, não fique muito agitado. É bom você pensar boas maneiras de fazê-lo gastar energia, ou então vai ter um foguete descontrolado correndo e saltando por sua mobília a noite todinha.

Cão de Guarda Nem Tanto

Então, se está procurando um animal para proteger a sua casa este não lhe servirá pois eles são muito amigáveis e nada hostil. São cachorros que se familiarizam até mesmo com estranhos.

Interagindo com Crianças

Nada como se divertir na companhia das pessoas que amamos! Os cães da raça Samoieda vão cair na brincadeira com seus filhos, e não se preocupe, eles adoram a bagunça da criançada!

Vamos nos exercitar

Como a maioria dos cachorros ele precisa de muito exercício físico para prevenção de doenças musculares. Apesar de ser um cão ativo as vezes demonstra-se preguiçoso e talvez lhe de um pouco de trabalho para movimenta-lo de lugar.

Higiene Adequada

Seu Samoieda não precisa de banhos constantes é necessário apenas que a cada passeio você utilize um pano umedecido para secar suas patas e demais partes do corpo que estiverem molhadas.

A escovação dos dentes por outro lado, deve ser realizada diariamente pois a região da boca de todo e qualquer animal é bem suscetível a proliferação de bactérias e assim como nós, eles também pode adquirir caries e tártaros.

Uma alerta extra que dou a você é tomar cuidado ao ter contato com seu cão, não é bom deixa-lo lamber seu rosto pois se ele estiver com bactérias na região da boca, elas podem se propagar no seu organismo também e lhe trazer problemas de saúde seríssimos.

Sobre as unhas do Samoieda, apenas as mantenha aparadas.

Cuide da Saúde do seu Cão

A raça Samoieda a princípio é bem sadia mas existe algumas complicações que podem surgir, portanto, o acompanhamento veterinário é essencial. O glaucoma, a displasia no quadril, o hipotireoidismo e o diabetes são agravações que podem atacar a saúde deste animal.

Quanto Custa um Samoieda

Um cão desta raça pode custar em média uns 3,5 mil reais, um valorzinho um tanto salgado mas que pode sofrer variações tanto para menos quanto para mais. Se não quiser desembolsar tudo isso, você pode procurar por pessoas que estejam doando este animal, mas vou logo avisando que vai ser difícil encontrar pois trata-se de um cachorro de raça sofisticada e muito desejada.

Acredito que depois de ler esta matéria você já tenha motivos suficientes para se decidir quanto a ter ou não o Samoieda, caso já possua um, espero que as informações que apresentei tenham sido úteis para aprimorar seus conhecimentos sobre este bichinho super simpático.

Não se esqueça de sempre manter-se antenado com as novidades deste site, em breve eu voltarei com muito mais conteúdos incríveis para você!

Veja também

Camelo do Egito: Características, Nome Científico e Fotos

Os camelos são animais que constituem um gênero específico. Eles são espécies que possuem apenas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *