Home / Animais / Como Saber se o Cachorro Está com Dor de Barriga?

Como Saber se o Cachorro Está com Dor de Barriga?

A dor é uma resposta fisiológica dos organismos animais, responsável por sinalizar alguma disfunção.

Nós seres humanos, quando sentimos algum desconforto, possuímos a tendência de verbalizar sobre ele e procurar alternativas para eliminá-lo. Na primeira infância, quando a verbalização ainda está sendo construída, observa-se choro intenso e contínuo. Mas, em relação aos animais de estimais (mais precisamente os cães), como é possível detectar esse desconforto? Bem, neste caso, há alguns sinais comportamentais que podem ser investigados.

Alguns cachorros ao sentirem dores vocalizam continuamente, outros ficam em silêncio. No geral, qualquer alteração ao comportamento natural do animal deve ser observada com atenção.

Neste artigo, você descobrirá como saber se o cachorro está com dor de barriga, além de conhecer algumas importantes dicas de cuidado para o PET.

Então venha conosco e boa leitura.

Como Saber se o Cachorro Está com Dor de Barriga? Apatia

Se o seu cãozinho é do tipo brincalhão e do nada não demonstra mais interesse por atividades que envolvam presença humana, tais como caminhadas ao ar livre e brincadeiras em geral, este sinal não deve ser negligenciado.

Como Saber se o Cachorro Está com Dor de Barriga? Vocalização Contínua

A vocalização para expressar dor é diferente do latido tradicional, e pode ser acompanhada por uivos e choros.

Como Saber se o Cachorro Está com Dor de Barriga? Falta de Apetite

Este sinal é um dos mais importantes e marcantes, isto ocorre, pois a anorexia pode estar associada a dores nos dentes, no estômago, e , acredite se quiser, até mesmo na coluna.

A maioria dos problemas intestinais alteram o apetite do cachorro.

Como Saber se o Cachorro Está com Dor de Barriga? Encolhimento do Dorso

Nos seres humanos, quando há dores relacionadas ao aparelho digestório, ou mesmo dores do tipo cólicas menstruais, curvar-se para frente pode ser um ato caracterizado como mecanismo protetivo. Para os cães, não há muita diferença em relação a esta idéia.

Caso um cachorro seja observado com o dorso encolhido, ou mesmo arqueado, é importante procurar um veterinário, mesmo que o animal não vocalize sons como uivos e choros. Muitas vezes, a vocalização só se manifesta quando a dor está bastante intensa.

Como Saber se o Cachorro Está com Dor de Barriga? Resistência às Práticas de Caminhada

Este sinal está bastante relacionado à apatia e à claudicação. Quando ao ser chamado, o cachorro não vai até o dono, ou caminha lentamente, esta característica torna-se um indício da necessidade de procurar auxílio de um profissional veterinário. A resistência a caminhadas pode ter correlação com problemas na coluna, assim como com dores intensas, mesmo na região do abdômen.

Como Saber se o Cachorro Está com Dor de Barriga? Agressividade

A sensação dolorosa é algo desconfortável, para o animal esse desconforto também pode se manifestar como agressividade em alguns casos.

Como Saber se o Cachorro Está com Dor de Barriga? Sinais Clínicos Associados

Um cachorro com dor também pode apresentar simultaneamente dilatação abdominal, vômitos e diarreia (com ou sem sangue), caso a dor esteja relacionada à alguma infecção do sistema digestório.

Da mesma forma que pode ocorrer diarreia, há situações nas quais é observada uma dificuldade para defecar ou para urinar. Em outros casos, também há aceleração da respiração.

Um sinal, embora não clínico e quase intuitivo, é a realização de lambidas contínuas no local da dor.

Possíveis Causas da Dor de Barriga em Cachorros

Essas dores podem estar relacionadas às infecções bacterianas ou virais, assim como parasitas que se alojam ao nível do estômago e dos intestinos, gastrite, envenenamento, tumores malignos ou benignos, abscessos, dentre outras causas.

As doenças tumorais são mais prevalentes em cachorros idosos e, embora possam surgir em qualquer órgão do corpo, são mais prevalentes na mama e na próstata.

Doenças virais caninas incluem a cinomose, a hepatite canina e a parvovirose.

A cinomose é altamente contagiosa e transmitida pelo vírus CDV (Canine Distemper Virus), pode ser prevenida através de vacinação, sendo que a primeira dose é administrada aos 45 dias de vida. Além da dor de barriga, outros sintomas incluem a diarreia, febre, secreção ocular e nasal, além de grande indisposição. Caso essa doença não seja devidamente tratada pode atingir o sistema nervoso e ocasionar a fragmentação dos neurônios.

A hepatite canina é causada pelo adenovírus tipo 1 (sigla CAV-1). O vírus CAV-1, além de atingir o fígado de cães também pode infectar animais como cioites, lobos e raposas. A forma de transmissão é através de fezes, urina, saliva e secreção nasal. Os sintomas incluem febre, perda de apetite, inchaço na córnea, vômito e icterícia.

A parvovirose é uma doença que pode se manifestar de duas formas, a primeira delas é através de um grave quadro gastrintestinal. Na segunda manifestação, a doença pode atingir o coração, causando a miocardite aguda, quadro responsável pela maioria dos casos de morte súbita em filhotes.. A transmissão dessa doença ocorre por meio do contato com cães contaminados, assim como pelo contato com fezes ou vômitos desses cachorros. A maioria dos casos de contágio ocorre entre cães adultos e filhotes.

Outros sintomas da Parvovirose incluem febre, vômito e diarreia (geralmente com sangue e cheiro muito forte), perda de peso, hipotermia (queda da temperatura corporal). A prevenção ocorre por meio das vacinas V8 e V10, as quais também previnem contra outras doenças.

Existe Alguma Estratégia para Aliviar a Dor de Barriga Canina ?

A primeira recomendação é procurar um médico veterinário. Caso, haja a necessidade de aliviar o quadro em casa a ‘qualquer custo’, alguns remédios caseiros podem auxiliar bastante.

Um desses remédios é Aloe Vera, a conhecida babosa, rica em propriedades cicatrizantes. Ela auxilia quando a dor de barriga é de origem estomacal, e é capaz de proteger a mucosa gástrica.

A segunda alternativa é oferecer mel ao cachorro, visto que este alimento possui propriedades antissépticas. Caso a dor esteja associada a parasitas intestinais, a cenoura torna-se uma grande aliada.

Mesmo com a possibilidade de realizar alternativas caseiras para aliviar o quadro, a visita ao veterinário não deve ser negligenciada, principalmente quando essa dor de barriga estiver relacionada à doenças virais, causadoras de sintomas relacionados.

*

Agora que você já conhece importantes informações para contribuir na saúde de seu animal de estimação, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Blog Petz. Como saber se o cachorro está com dor: descubra! Disponível em: < https://www.petz.com.br/blog/racas/caes-racas/como-saber-se-o-cachorro-esta-com-dor-descubra/>;

DogHero. Parvovirose: o que é, sintomas e tratamento. Disponível em: < https://love.doghero.com.br/doencas/sintomas-da-parvovirose/>;

RAMOS, L. Perito Animal. Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago. Disponível em: < https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-com-dor-de-estomago-22561.html>.

Veja também

Comportamento do Dobermann, Hábitos e Modo de Vida

Muitos costumam achar o dobermann uma raça de cachorro violenta e zangada. A verdade é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *