Home / Animais / Como Manusear uma Jiboia? Dicas de Como Pegar

Como Manusear uma Jiboia? Dicas de Como Pegar

Uma jiboia de estimação pode não ser uma ideia comum a todos, mas fato é que elas são animais super tranquilos, dóceis e amigáveis. Estão em muitas casas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

E como todo animal de estimação, a jiboia precisa de cuidados específicos e de um local apropriado para garantir sua qualidade de vida. 

Confira a seguir quais são os principais cuidados para quem deseja ter uma jiboia de estimação. 

Jiboia de Estimação: Como Manusear uma Jiboia

Não é simplesmente ir e pegá-la com duas mãos, é preciso cuidado e atenção. Elas são animais sensíveis e dependendo de como você pegue, ela sente-se ameaçada. 

Os erros de manuseio das jiboias acontecem sobretudo na hora da alimentação. E quando isso acontece, elas podem morder

Porém, como não se trata de um réptil venenoso, não há perigo, o que muitas vezes acontece é o dente (que é superficial e sensível) ficar preso na pele. 

O ideal é que retire na hora, você pode utilizar uma pinça. 

Porém, para não assustá-la e evitar decorrentes ataques surpresas, Veja os passos abaixo de como manusear uma jiboia! 

  1. O primeiro passo é identificar a jiboia, saber se ela está acordado e mostrar à ela sua presença através de sons e barulhos com a boca. 
  2. Encosta de modo sútil no vidro e espere que ela balance a língua como sinal de que está ciente da sua presença.
  3. Vá encostando nela lentamente, mas não de modo algum na cabeça, o ideal é que segure na parte próxima e inicial do seu corpo. 
  4. Levante-a aos aos poucos e conforme você for movimentando-o, ela irá se enrolar no seu pulso. Deixe e procure segurar agora na parte final do seu corpo, para manter o equilíbrio e segurá-la por completo. 

Lembrando que você pode andar por quanto quiser com a cobra perto de você, apenas evite fazer movimentos bruscos ou mesmo rápidos, assim você evita que a cobra assusta. 

Jiboia Grávida
Jiboia Grávida

Outro fator que deve ser levado em consideração é o manuseio de cobras grávidas ou que estão trocando de pele. Evite de qualquer maneira manuseá-las quando estão nessas fases. 

Elas podem ficar irritadas e não é isso o que queremos, não é mesmo? É preciso saber atender os desejos e necessidades dos nossos pets, e assim levarmos uma vida tranquila e saudável ao seu lado. 

Veja abaixo o porquê de ter uma cobra de estimação e entenda como elas conquistaram o coração de diversas pessoas e hoje são consideradas excelentes animais de estimação, espalhadas por lares do mundo todo. 

Jiboias de Estimação

Por que ter uma jiboia de estimação? Elas animais super tranquilos, apesar da fama de animais marinhos, venenosos e perigosos, a jiboia não se enquadra nestes quesitos. 

Ela pode causar medo devido ao seu tamanho, que de fato é muito grande, Uma jibóia pode medir entre 2,5 a 4 metros, depende da espécie.

No Brasil, existem duas espécies de jiboias, a Boa Constrictor Amarali, que vive no Cerrado e a Boa Constrictor Constrictor, que vive na Mata Atlântica, Caatinga e Amazônia. 

Ambas são domesticadas e estão espalhadas pelo mundo todo. As jiboias estão entre os répteis mais procurados para serem animais de estimação. 

Elas precisam de algum cuidado, é claro, porém, é um animal que não precisa de muito trato, inclusive, ela adora ficar sozinho e se esconder. 

Então é preciso um ambiente adequado para que ela viva com saúde. Procure por vidros e aquários que abasteçam o suficiente sua jiboia para que ela via saudável.

Não há qualquer diferença.fato que elas merecem toda atenção e todo cuidado para uma boa vida ao lado do dono, assim como todo pet. 

Geralmente, o espaço em que a jiboia fica é conhecido como recinto. Você pode montar ou adquirir um já pronto. 

O ideal é que analise o tamanho da sua jiboia e adeque um MDF para melhor segurança do animal. 

Os animais de estimação são nossos melhores amigos e tudo o que eles desejam é uma boa comida e bons tratos para viverem ao lado do dono. 

Veja a seguir os principais cuidados que todo dono deve ter com o seu pet! 

Cuidados com Animais de Estimação

Muitos animais de estimação entram na nossa vida por acaso. Alguns estão perdidos, outros para adoção ou mesmo alguns estão nos petshops esperando a atenção e o carinho de um dono. 

Homem Brincando com Jiboia
Homem Brincando com Jiboia

A relação deve ser amigável, de companheirismo e especial para que o animal se sinta à vontade em seu novo lar. 

Para qualquer animal de estimação que você tiver na sua casa, é preciso se atentar nos seguintes detalhes:

Alimentação

Saiba o que seu animal costuma comer. Ele está acostumado com rações? Então de ale uma ração que ele se adapte bem e alimente-se adequadamente. 

Jiboia Trocando de Pele
Jiboia Trocando de Pele

Os diferentes partes recebem alimentação diferente uns dos outros e assim cada um necessita de um em especifico. No caso das jiboias, elas se alimentam de pequenos mamíferos, como roedores e também pequenos pássaros, então você fornece isso a ela e todos estão felizes. Como sua digestão é lenta, pode acontecer das jiboias ficam semanas sem comer, sobretudo quando estão trocando de pele. 

Espaço

Todo pet precisa de espaço, seja fora ou dentro de casa, ele precisa de uma caminha, um aquário, que seja um tapete ou um cobertor.

Além disso, ele também precisa espaço para fazer as necessidades e suas respectivas locomoções. 

Espaços Ideais para Jiboia
Espaços Ideais para Jiboia

Então antes de adquirir qualquer animal, antes de decidir cuidar, análise o espaço que você tem disponível em casa e veja se suporta o tamanho do animal. 

Se mora em apartamento, pode optar por animais menores, como roedores, peixes, cachorros ou gatos pequenos. 

Água

É fundamental manter o seu pet hidratado sempre. Deixe vasilhas e potes com água espalhados pelo ambiente do animal, tanto faz se é pequeno ou grande. 

Mas fato é que sempre que o animal desejar tomar água, ele encontrará com facilidade.

Deixe água límpida e lembre-se de sempre trocar, nunca deixe a água parada por mais de dois dias. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais.

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *