Home / Animais / Como Ensinar Comandos Básicos ao Cachorro?

Como Ensinar Comandos Básicos ao Cachorro?

Os cachorros estão muito presentes na vida das pessoas, já sendo comuns em grande parte dos lares do Brasil. Dessa maneira, é muito comum que os donos queiram ensinar os comandos mais básicos para os seus cães, pois essa é uma maneira de fazer com que os animais interajam melhor com as outras pessoas.

Afinal, um cão bem adestrado poderá agir de maneira menos agressiva, além de se comportar melhor no dia a dia. Quem nunca teve um cachorro que urinava na sala? Ou aquele cachorro que mordia todos os móveis da casa, sem nem se preocupar com quem estava por perto. Hábitos desse tipo são muito comuns para os cães, mas podem ser extintos da vida do animal caso você ensine a ele alguns comandos básicos. Saiba que isso não é tão complicado assim.

Porém, ao mesmo tempo muitas pessoas não sabem como ensinar as coisas mais simples aos seus animais de estimação. Pois realmente parece muito complicado ensinar ao cachorro tudo o que ele precisa saber para se comportar de forma minimamente educada. Mas saiba que pode não ser tão complicado, desde que você tenha acesso a algumas dicas simples. Se você possui interesse no assunto e quer aprender mais sobre o adestramento básico de cães, leia algumas dicas preciosas logo abaixo!

Ensinando o Cachorro a Sentar

Ensinar um cachorro a sentar pode parecer a coisa mais complicada do mundo quando você começa. Todavia, o grande problema é que as pessoas começam errado, o que pode ser muito problemático para o animal no longo prazo. Assim, tenha alguns detalhes em mente:

  • Tenha uma recompensa, como um petisco, para o cachorro em suas mãos;

  • Mande o animal sentar e mova o petisco em direção à cabeça do cão;

  • Depois que o cachorro sentar, diga coisas positivas e dê o petisco.

Essa é um método muito comum para ensinar o seu cachorro a sentar. Contudo, é importante saber que você apenas deve entregar a recompensa quando o animal cumprir com o que foi acordado. Além disso, saiba que nos primeiros momentos o cachorro pode apresentar alguma resistência, o que é normal.

Tenha compreensão, pois o animal não sabe bem o que você deseja e ainda precisa entender o que está sendo ordenado. Com o tempo, quando ele for capaz de assimilar o comando “senta” e ligá-lo ao petisco, sentará de primeira. Treine todos os dias, mas nunca mais do que 10 ou 15 minutos por dia, pois o cachorro perderá o foco com o tempo. Você deve ser breve, mas intenso no treino.

Ensinando o Cão a Ficar

Por vezes, pode ser complicado ensinar um cachorro a ficar parado. Isso porque os animais tendem a acompanhar os donos pela casa, já que gostam de estar por perto. Assim, o ideal é que você:

  • Coloque o cachorro sentado;

  • Diga “fica”, para que o cão entenda o comando;

  • Saia lentamente do local, dando passos para trás. Se o animal tentar acompanhar, volte e grite “fica” outra vez.

  • Ao fim do processo, se o cachorro estiver cumprindo o desejado, dê um petisco.

    Ensinando o Cão a Ficar
    Ensinando o Cão a Ficar

Essa é uma maneira simples de fazer com que o cão aprenda a ficar em determinado local. Por vezes será necessário que o seu cachorro não saia de onde está e permaneça parado, então é preciso que você tenha controle sobre ele.

Novamente, o ideal é treinar todos os dias, mas por períodos curtos. O cachorro, assim como o ser humano, apenas consegue manter o foco em algo por pouco tempo. Depois disso, o animal desejará fazer outras coisas. Não treine logo depois de o cachorro comer ou depois de brincar por muito tempo, pois o foco também não estará nos comandos.

Ensinando o Cão a Ficar em Pé

Ensinando o Cão a Ficar em Pé
Ensinando o Cão a Ficar em Pé

Ensinar um cachorro a se manter de pé é uma das coisas mais fáceis quando se trata de adestramento, mas também uma das primeiras a executar. Para isso, antes de tudo é preciso que você prepare o petisco. Em seguida, faça isso:

  • Sente o animal;

  • Faça força sobre sua barriga, levantando-o e diga “fique em pé”;

  • Quando o cachorro já estiver evoluindo, dê alguns petiscos ao animal.

Esse é um comando simples, que pode ser ensinado em pouco tempo. O mais comum é que um cachorro leve de uma a duas semanas para conseguir executar o comando com maestria, mas não se incomode se demorar mais do que isso. Algumas raças podem ter mais dificuldade para se manter de pé em relação a outras, já que o tamanho é primordial nesse momento.

Escolha os melhores momentos do dia para treinar os comandos, nunca quando o cão estiver com sono ou sem foco. Fazendo isso, é provável que você seja capaz de ensinar tudo para o animal em pouco tempo e com um pouco de dedicação. Além disso, o cachorro passa a entender melhor os novos comandos a partir do momento que já aprendeu os mais básicos.

Como Fazer o Cachorro Dar a Pata

Dar a pata é algo muito simples de ensinar ao cachorro, mas que gera alto impacto visual nas pessoas. Dessa maneira, é muito comum que o adestramento tenha essa parte. Para tal, basta:

  • Sentar o cachorro;

  • Pegar um petisco;

  • Levantar a pata do animal devagar, com o petisco como atrativo.

  • Quando o cão acabar de erguer a pata, dê o petisco e o elogie.

É comum que, dentro de alguns dias, o cachorro já esteja pronto para cumpri o comando de dar a pata, embora possa apresentar alguns altos e baixos ao longo da curva de aprendizado. É chave ter paciência com o cachorro, pois apenas dessa forma você conseguirá fazer com que o animal evolua e se torne um cão mais inteligente.

Se o animal errar, mostre que ele está equivocado, mas sem bater ou agredi-lo verbalmente. Apenas o tom de voz, um pouco mais rígido, já será o suficiente para que a mensagem seja interpretada pelo dog. Ao longo do tempo, você verá o quanto foi eficiente investir apenas alguns minutos do seu dia para ajudar seu cachorro a aprender truques muito legais.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *