Home / Animais / Como Ensinar o Cachorro a Fazer Necessidades no Lugar Certo?

Como Ensinar o Cachorro a Fazer Necessidades no Lugar Certo?

Hoje vamos falar um pouco sobre como ensinar seu pet a fazer as necessidades nos lugares corretos.
Uma situação nada agradável é quando chegamos em casa e por um descuido pisamos em uma grande poça de xixi de cachorro não é mesmo?. Não é só a sujeira toda que causa problemas, o odor forte de urina e fezes pela casa não é nada bacana, pode destruir um móvel ou matar a sua planta preferida.

Cachorro Fez Xixi no Piso

O X da Questão

Mas então o que é preciso fazer para que seu animalzinho aprenda o lugar correto? Se você está sofrendo em casa com esses problemas fique ligado até o final que temos dicas muito úteis para você.

Você Não é o Único

Saiba que você não é a única pessoa que sofre com esse problema, aliás essa é a principal reclamação dos pais de pet que os fazem recorrer a adestradores e também veterinários.

Cachorro Fazendo Xixi no Papel Higiênico
Cachorro Fazendo Xixi no Papel Higiênico

Também não é um problema exclusivo dos filhotes, animais adultos e até os já adestrados podem em algum momento voltar a ter esse comportamento desagradável.

Porque Isso Acontece?

Primeiro é importante que a gente entenda o motivo que estão levando seu cãozinho a ter esse comportamento. Alguns fatores podem ser:

Cachorro Xixi no Tapete
Cachorro Xixi no Tapete

Seu pet quer chamar a sua atenção, veja se não está faltando em brincar com seu cachorro, ou devendo alguma passeio a ele.
Algum problema de saúde, como é o caso da incontinência urinária, dessa forma o animal não consegue prender a urina, por isso é importante consultar um veterinário.

É Possível que Cachorros Adultos Aprendam?

Cachorro Fazendo Xixi na Árvore
Cachorro Fazendo Xixi na Árvore

Saiba que é super possível que um cão adulto aprenda o lugar correto de fazer as suas necessidades. Não importa a idade do animal, assim que ele chega na sua casa precisa saber qual o local designado para a sujeira. Não há restrição de idade seja para usar o jornal ou um tapete higiênico. Cães adultos e mesmo cães idosos são capazes de entender.

O Que Não Se Deve Fazer

Antes de tudo anote essas dicas sobre o que não fazer ao tentar ensinar o seu cãozinho:
Dar broncas quando ele fizer xixi fora do local eleito,
Esfregar o focinho do animal na urina ou nas fezes.

Infelizmente muitas pessoas acreditam que essa técnica funciona, elas além de não ensinarem nada ainda podem piorar toda a situação.

Muitos animais passam a ter medo de seus donos quando são tratados de forma agressiva. Para não passarem por isso eles podem começar a esconder as fezes, comê-las ou a faça em lugares escondidos.

Como Ensinar o Cachorro a Fazer Necessidades no Lugar Certo?

Agora vamos dar algumas dicas infalíveis para te ajudar com seu cão, anote essas técnicas. É importante não se esquecer que o adestramento de animais leva tempo e requer bastante paciência. A primeira dica é não desista nunca, mesmo que pareça que não vai dar certo.

Anote Essas Dicas

  • Escolha um local da sua preferência ( não deve ficar próximo de onde ele dorme ou come.),
  • Tenha uma rotina com seu cão ( Seu cachorro precisa ter hora para comer, dormir e fazer as necessidades também,
  • Seja paciente,
  • Não deixe de passear com ele,
  • Faça um carinho sempre que fizer o certo,
  • Não seja agressivo,
  • Utilize produtos que anulam o cheiro do xixi onde você não deseja que ele faça.

Informação Importante

Saiba que os filhotes costumam urinar ou defecar assim que se alimentam. Já os animais adultos podem demorar cerca de 15 a 30 minutos.

Com o Cachorro Livre x Cachorro Com Espaço Limitado

Você pode nesse período escolher como acha mais fácil controlar o animal para que esse período não seja tão complicado.

Espaço Delimitado

Dessa forma você vai deixar o animal em um espaço menor desde sua chegada. Você pode eleger a área de serviço ou qualquer outro cômodo da casa onde quer que ele faça as suas necessidades. Um cercadinho também pode ser uma boa opção para controlar os acessos. Essa dica funciona melhor com filhotes, já que demandam menos espaço.

Técnica

Cubra algo em torno de 80% do piso com tapete higiênico ou jornais. Depois que ele se alimentar, o coloque em cima desse espaço e pacientemente aguarde que ele faça as suas necessidades.

Reforço Positivo

Faz parte do processo recompensar o animal pelo feito correto, brinque, dê carinho e até petiscos nesse momento. Com o tempo ele vai entendendo que é ali onde ele deve fazer suas necessidades, e você pode aos poucos ir reduzindo os jornais ou tapetes higiênicos. O tempo vai levar de animal para animal, mas em média são necessários ao menos 3 semanas. Conforme ele for evoluindo vai deixando que ele conheça os outros cômodos.

Cachorro Com Livre Acesso Pela Casa

Caso você opte por deixar o animal livre pela casa, você vai precisar espalhar jornais ou tapetes pela casa toda. Inclusive embaixo de móveis, pelos cantos e em frente as portas. No caso dos filhotes, é bem comum que não consigam segurar e acabe fazendo em outros lugares, por isso tendo boa parte coberta não vai ter perigo. Fez no lugar certo capriche na recompensa em forma de carinho, festa e petiscos.

Técnica

Assim que perceber que ele já entendeu que precisa utilizar a área coberta, pode começar a reduzir a cobertura. Especialmente depois de se alimentar coloque seu animal em um espaço menor e totalmente coberta. Assim ele assimila muito mais facilmente que precisa utilizar aquele espaço. Esteja junto com ele nesse momento para que ele não se sinta castigado.

Seja Paciente

Entenda que os três pilares são a consistência, a persistência e a paciência, o sucesso depende da sua parte ser bem feita. Saiba que ele pode errar às vezes, e isso é muito natural. Não desista facilmente, eles são como crianças que precisam de carinho e paciência. Inclusive até os 6 meses de vida é perfeitamente normal que eles ainda faça fora do lugar vez ou outra.

Veja também

Pato Doméstico: Características, Nome Científico e Habitat

Os patos são animais incríveis. São domesticados pelos humanos há milhares anos. Tudo começou na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *