Home / Animais / Quantas Horas de Sono Têm Um Cachorro Adulto? E Filhote?

Quantas Horas de Sono Têm Um Cachorro Adulto? E Filhote?

Nós humanos sabemos que o sono é uma parte muito importante de nossas vidas. Além de contribuir para nossa saúde, atenção, raciocínio, enfim. O total funcionamento do nosso organismo depende de um bom descanso. Porém, tudo em excesso faz mal. Sabemos que o sono excessivo pode ser prejudicial, além disso, nosso corpo usa a sonolência para nos avisar quando algo não vai bem. Muitos desses aspectos sobre o sono se espelham nos animais. O funcionamento de seus corpos também está totalmente ligado a um bom descanso. Entenda o sono do seu pet.

Há muitos fatores que determinam o tempo de sono de um cão. Sua idade, raça e estilo de vida são coisas que podem fazer com que as horas de descanso sejam mais curtas ou mais extensas.

No geral, os cães realmente dormem mais que os humanos. Suas horas de sono são prolongadas, simplesmente por se tratar de uma espécie totalmente diferente da nossa. Não há nada incomum em um sono mais extenso para os cães.

Com certeza é preciso estar atento às mudanças bruscas de comportamento. Há casos de cães muito agitados e serelepes que de uma hora para outra se torna sonolento, calmo e quieto. Apesar de parecer um alivio, pode ser um sintoma chamado ‘apatia’. A apatia é algo que sinaliza que a saúde do cão está afetada.

No geral, os filhotes tendem a dormir bem mais que os adultos. Afinal, a única preocupação deles é mamar e dormir. Portanto, o sono comum dos filhotes chega a 16 horas por dia. Enquanto os adultos têm uma media de 12 a 14 horas de sono por dia.

Esses dados e horas ainda podem ser mudados de acordo com a raça. Por exemplo, os buldogues e pugs tendem a ser mais preguiçosos e amam um tempinho livre para relaxar e dormir, enquanto o pastor alemão ou hottweiler tendem a dormir menos. O que muda entre esses dois? Confira:

Estilo de Vida dos Cães

O sono pode acompanhar o estilo de vida do cachorro, ou ainda acompanhar o estilo da casa ou do dono.
Numa casa sonolenta, onde todos chegam e dormem, o cachorro vai se identificar com seu dono e seu habitat. Aquele será seu estilo de vida e então ficará mais sonolento.

Se o dono dormir muito durante o dia e durante a noite, pode ter certeza que o cachorro dormirá junto sempre que possível.

Por isso é muito importante que mesmo numa semana corrida ou em dias muito cansativos, um tempinho seja reservado para passar com o cachorro. Passeios, brincadeiras e atividades físicas podem ocupar a mente dele e deixa-lo mais ativo.

Pense bem, se suas rotinas semanais fossem vazias, sem muitas atividades ou sem compromissos a cumprir, com certeza aproveitaria o tempo livre para dormir mais um pouco. Isso é o que a falta de atividade faz com um cachorro. O sono tende a ser mais extenso,

Raças e Idade dos Cães

Outro fator muito importante e que define muito o tempo de sono é a raça. Como já foi citado, raças como pugs e buldogues são mais sonolentos enquanto Hottweiler e Pastor alemão são mais ativos. Mas por que?

A resposta é muito simples. Os cães de caça, de guarda ou adestrados para defender, tendem a dormir menos, simplesmente por que seu dia tem um propósito e eles tem coisas para fazer. Os cães domesticados e que não são para defesa ou caça, tendem a passar certa parte do dia tranquilos e sem muitas atividades. Isso faz com que durmam mais.

Além disso, como citamos, a idade também é um grande diferencial. Filhotes tendem a dormir mais que os adultos, além disso, quando mais velhos e idosos, tendem a repousar por mais tempo. Isso acontece também com humanos e é completamente normal.
Então, se o sono é normal, quando será que ele se torna preocupante?

Sono Excessivo: Deve Se Preocupar?

O organismo canino pode utilizar a sonolência como um aviso de que algo não vai bem. Portanto, se o cachorro está dormindo mais que o normal, e todas as possibilidades foram analisadas, é hora de procurar um veterinário.

Existem doenças hormonais e metabólicas que podem fazer com que o cansaço do cao aumente.

Cachorro Dormindo Profundamente

Além disso, existe a apatia. Isso nada mais é do que um sintoma do cão. Juntamente com a sonolência, ele deve ficar isolado, não responder ao seu nome, recusar brincadeiras e até comida. Significa que algo o incomoda muito e precisa ser tratado. A apatia não é uma doença, é um aviso do corpo sobre algo maior. Então, procure um veterinário e informe sobre o quadro do seu pet.

Espasmos e Choro Durante o Sono: Cachorro Sonha?

Você já pode ter notado alguns movimentos involuntários, uma tremedeira ou grunhidos durante o sono do seu cão, isso deve dura alguns segundos e de repente ele volta ao sono tranquilo.
Esses comportamentos podem assustar, mas só revela que seu cachorro pode estar sonhando, pois sim, cachorros sonham.

Muitos estudos e pesquisas revelam que a estrutura da mente de um cachorro é parecida com a mente humana. Durante o sono, assim como os humanos, eles podem lembrar de coisas que viram ou viveram durante o dia ou na semana. Podem sonhar com pessoas, lugares e situações.

Aliás, eles sonham bastante durante o sono, a hora que se mexem ou choram durante o sono é só a hora em que os humanos podem reconhecer.

Assim como os humanos, além de sonhos, eles podem ter pesadelos. Eles podem estar ligados a traumas ou situações de risco que os cães já tenham vivenciado. Normalmente, quando choram muito podem estar tendo pesadelos ruins. Nessas horas, o dono pode aproximar-se com cautela e tentar acalma-lo. Deve-se esperar que o cão acorde assustado, portanto a aproximação deve ser tranquila e calmante.

O bom é que assim que acordam, está superado. Diferente de nós humanos, ele não tem nenhuma preocupação com interpretações de sonhos ou de tentarem entender o que sonharam nem o que quer dizer. Seguem sua vida de cachorro tranquilamente.

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *