Home / Animais / Qual o Mamífero Mais Pesado Que Voa?

Qual o Mamífero Mais Pesado Que Voa?

O mundo animal possui curiosidades que não tem fim! Aqui você vai conferir uma bem interessante: Qual é o mamífero voador mais pesado na terra? De começo, você já imagina algum? Continue com a leitura do artigo para saber mais!

Qual O Mamífero Mais Pesado Que Voa?

Caso você não sabe, o único mamífero existente e que tem a capacidade de voar é o morcego. Então, desde já, é muito bom você saber que o animal tratado durante o artigo é essa criaturinha que amedronta muitas pessoas.

A pergunta que deve ser feita é: Qual é a maior espécie de morcego que habita na terra? A resposta para esta pergunta é bem fácil: O morcego conhecido como raposa voadora, que habita na Austrália, Indonésia e em menor quantidade em outros países e ilhas. Falaremos mais sobre eles! Conheça algumas curiosidades sobre este animal logo abaixo.

Quantas Espécies De Raposas Voadoras Existem?

Atualmente, mais de 60 espécies voam acima da Ásia, Austrália, África e diversas ilhas do Pacífico. O registro fóssil mostra que o deles é um grupo bastante antigo que se desenvolveu há pelo menos 35 milhões de anos.

Os Maiores Têm Asas De 1,5 Metros De Comprimento!

Natural das Filipinas, o Acerodon jubatus, a gigante raposa voadora com coroa de ouro, pesa pouco menos de 1,1 quilos — quase tanto quanto um pequeno abacaxi. Outro figurão é o Pteropus vampyrus, cujas asas podem esticar 1,2 metros de ponta a ponta. Seu nome comum é “raposa voadora grande”.

A Dieta Desse Animal É, Basicamente, Vegetariana

Frutas, folhas, flores, néctares e pólen compõem a maior parte das dietas das raposas voadoras. Como seria de esperar, alguns têm problemas com os agricultores invadindo suas árvores frutíferas, embora os holofotes possam ser usados ​​como um impedimento bastante confiável. Infelizmente, derrubá-los é outra técnica popular em certas áreas.

Eles Não Possuem Um Sonar, Igual a Diversas Espécies De Morcego

Muitos morcegos são famosos por sua capacidade de emitir sons de alta frequência que atuam como um sonar natural, ajudando-os a perseguir insetos saborosos no ar. As raposas voadoras, por outro lado, não têm esse talento. Como as frutas são estacionárias, elas não precisam. Em vez disso, os bichos usam uma combinação de visão aguçada e senso olfativo afiado para encontrar o café da manhã.

Sonar do Morcego
Sonar do Morcego

Colônias Podem Ter, Em Média, 200.000 Morcegos

Na hora da soneca, as raposas voadoras empoleiram-se nas árvores, onde formam grupos barulhentos, conhecidos como acampamentos. Quando um morcego fica inquieto, ele ou ela frequentemente abandonam o lugar onde estão e voam a vários quilômetros de distância em busca de novos amigos (literalmente) para se conviver.

Mas, as populações empobrecidas de raposas voadoras em todo o mundo tornaram esses campos muito menos impressionantes do que costumavam ser. Em 1930, os naturalistas encontraram cachos de 6 km de comprimento e 1,5 km de largura e ostentavam impressionantes 30 milhões de morcegos!

Relação Sexual Incomum

Se você vai copular enquanto está pendurado em um galho, lembre-se de pisar. Antes do início da ação, a fêmea se firma agarrando os tornozelos de seu parceiro com os pés. Enquanto isso, o pênis do macho pode ter um quarto do comprimento total do corpo. Isso ajuda a evitar que ela entre no meio do coito, dada a delicada logística envolvida.

Casal de Morcegos Raposa
Casal de Morcegos Raposa

Seus Corpos Sofrem Com Os Dias Quentes

Os morcegos tentam vencer o calor abanando-se enquanto descansam. Quando isso não funciona, as raposas voadoras procurarão sombra e depois se lamberão para esfriar seus corpos.

Ainda assim, acima de certo ponto, temperaturas extremas os matarão em massa. Em um ano muito quente, a Austrália sofreu um verão intenso que matou cerca de 100.000 raposas voadoras em Queensland.

Mães Carregam Seus Bebês No Ar

Um recém-nascido não poderá voar sozinho por vários meses. E como esses mamíferos viajam de acampamento em acampamento em busca de comida, sua mãe não constrói ninhos permanentes.

Em vez disso, ela passará várias semanas com o taco de bebê agarrado à barriga; à medida que se torna mais independente, o morcego-mãe deixa para trás à noite durante a alimentação. Os bebês geralmente nascem em outubro e estão prontos para decolar em março ou abril.

Morcego Raposa Com o Filhote
Morcego Raposa Com o Filhote

As Raposas Voadoras São Polinizadores Importantes

Sem os serviços de polinizadores, as economias ao redor do mundo sofreriam um sério golpe. Considere o durian, uma fruta do sul da Ásia que gerou US $ 440 milhões em receitas de exportação somente na Tailândia no ano passado.

As raposas voadoras apreciam suas flores e desempenham um papel enorme na polinização da planta. Os valiosos eucaliptos da Austrália também dependem muito desses morcegos para se reproduzir.

Morcego Raposa Polinizando
Morcego Raposa Polinizando

Comportamento

Durante o dia, as raposas voadoras dormem de cabeça para baixo em grandes grupos nas árvores com as asas dobradas ao redor delas. Várias centenas podem ocupar uma única árvore e as colônias numeradas aos milhares freqüentemente ocupam várias árvores.

Como já falamos anteriormente, no início do século 20, houve relatos de “acampamentos” de raposas voadoras com mais de 6,5 quilômetros de comprimento e 1,6 km de largura, com milhões de animais. Quando eles decolaram, escureceram o céu.

Os “morcegos-das-frutas” ficam ao ar livre, ao contrário de outros morcegos que dormem em cavernas. Quando eles urinam o líquido escoa em suas asas e vai para o que estiver abaixo — talvez outro morcego.

Na Austrália, mais de um milhão deles ainda se reúnem no mesmo local, criando um tumulto barulhento e fedorento. Normalmente, uma ou duas raposas voadoras ficam acordadas para ficar de olho nos falcões ou cobras — seus predadores naturais. Quando esses morcegos voam, alertam os outros sobre problemas.

Cada morcego precisa de seu próprio espaço. Os indivíduos não gostam de tocar outros morcegos. O som estridente que o morcego produz é geralmente o som dos morcegos brigando pelo espaço à medida que se deslocam. Ao anoitecer, os morcegos deixam seus lugares. Eles podem decolar em massa ou voam um após o outro.

As raposas voadoras urinam quando assustadas. Só para você ter uma ideia, depois de perturbar um grupo pousado em uma árvore, o fotógrafo da National Geographic Carry Wolinsky disse: “Sinto uma chuva quente, cheirando estranhamente ao metrô de Nova York”. As raposas voadoras também têm reputação de cagar frutas parcialmente digeridas em todas as pessoas que as perturbam.

Raposa Voadora

As raposas voadoras se alimentam principalmente de frutas da floresta tropical, figos, néctar e flores e, em menor grau, frutas tropicais como banana, banana, banana, fruta-pão e manga.

Algumas plantas frutíferas dependem de morcegos — cujo sistema digestivo processa rapidamente os alimentos sem perturbar as sementes — para distribuir suas sementes pela matéria fecal do morcego. Eles também espalham pólen como pássaros e abelhas em árvores floridas. Suas línguas longas são projetadas para absorver o néctar. O pólen adere ao corpo peludo.

Referências

“Raposa Voadora”, do Aquário de São Paulo;

“9 Fantásticos Fatos sobre as raposas voadoras”, do Mental Floss;

“Raposas voadoras”, do National Geographic Brasil;

“Raposas Voadoras”, do Fatos e Detalhes.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *