Home / Animais / Predador Do Morcego: Quem São Seus Inimigos Na Natureza?

Predador Do Morcego: Quem São Seus Inimigos Na Natureza?

Que o morcego é um animal assustador e com fama de mau, todos nós sabemos. Naturalmente você se imagina correndo deste mamífero, com medo dele te morder, te passar alguma doença ou até mesmo chupar todo o seu sangue.

Mas o que você provavelmente nunca parou para se questionar foi: Existe o predador do morcego? Quem são seus inimigos na natureza?

Este mamífero também sofre ameaças, e até o final deste post vamos falar tudo que você precisa e gostaria de saber sobre o morcego.

Quem São Os Morcegos?

O morcego é um animal mamífero que possui braços e mãos em formato de asas membranosas, uma característica que dá a este animal o título de único mamífero naturalmente capaz de voar.

No Brasil o morcego também é conhecido por seus nomes indígenas que são andirá ou guandira.

São pelo menos 1 116 espécies, em uma enorme variedade de formas e tamanhos, e representam ¼ de todas as espécies de mamíferos do mundo.

Predadores E Inimigos Do Morcego Na Natureza

Existem poucos animais capazes de caçar os morcegos. Porém, os filhotes são prezas fáceis para corujas e falcões.

Na Ásia existe um tipo de falcão que é especialista em caçar morcegos. Já os gatos são os predadores das áreas urbanas, pois eles pegam os morcegos que estão no chão, ou entrando em um abrigo.

Existem relatos de sapos e lacraias cavernícolas que predam morcegos.

Filhote de Morcego
Filhote de Morcego

Os morcegos carnívoros maiores da tribo Vampirinii, também se alimentam dos menores. Além destes, também estão na lista de predadores os gambás, cuícas e cobras.

Porém, os piores inimigos dos morcegos são os parasitas. Suas membranas com seus vasos sanguíneos, são a alimentação perfeita para pulgas e carrapatos.

Alimentação

Os morcegos se alimentam de frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue. Cerca de 70% dos morcegos se alimentam de insetos.

Etimologia

O termo morcego é de origem arcaico para “rato”, “mur” do latim mure com “cego”, o que significa rato cego.

No Brasil também se usam os termos indígenas andirá e guandira.

Morcegos Vampiros

Morcegos Vampiros Na Caverna
Morcegos Vampiros Na Caverna

Três espécies de morcegos encontrados na América Latina se alimentam exclusivamente de sangue, são os morcegos hematófagos ou vampiros.

A verdade é que os humanos não fazem parte do cardápio dos morcegos. Por isso, entre uma galinha e um humano, certamente o morcego ficará com a primeira opção, e entre uma galinha e uma espécie nativa, ele escolherá a que se encontra em seu habitat.

Ele só vai buscar alimento longe de sua casa, se o seu ambiente estiver fragilizado.

A Importância Do Morcego Na Natureza

Os morcegos se alimentam de várias espécies, inclusive as que transmitem doenças aos humanos, ou causam algum prejuízo econômico como ratos, mosquitos e pragas nas plantações.

Além disso, estes mamíferos realizem a polinização de diversas plantas e a dispersão de sementes, auxiliando assim, desta forma, na recomposição de ambientes destruídos.

Mais Algumas Informações Sobre Os Morcegos

O morcego sai para caçar nos períodos do amanhecer, anoitecer e à noite.

Ecolocação

Eles vivem em locais totalmente escuros, e por isso, utilizam a ecolocação para se orientarem, e localizarem obstáculos e presas. Neste método, o animal emite sons com frequências muito altas (incapazes de serem ouvidas pelos seres humanos), que quando batem em algum obstáculo voltam para o animal em forma de eco, e assim ele consegue identificar a qual distância está dos objetos e de suas presas.

10 Características Dos Morcegos

  • Os morcegos não atacam humanos
  • Eles ajudam no reflorestamento
  • Os morcegos ajudam a controlar o número de insetos
  • O período de gestação dos morcegos varia de 2 a 6 meses
  • Os morcegos podem viver até 30 anos
  • Eles voam a até 10 metros de altura
  • Localizam suas presas através de sons
  • Não vivem em lugares com temperatura baixa
  • O desaparecimento dos morcegos prejudica a agricultura
  • 15% das espécies estão no Brasil

Os morcegos não são animais tão terríveis como você imaginava. Não é mesmo? Na verdade, ao terminar de ler este post você até começou a gostar um pouco mais deste mamífero.

Mesmo com sua fama de assustador, é um animal que traz benefícios para a natureza e para os seres humanos. E quando conhecemos os predadores do morcego e seus inimigos na natureza, até começamos a sentir vontade de defendê-los.

Gostou da leitura?

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *