Home / Animais / Comunidade de Animais

Comunidade de Animais

Nos estudos de ecologia, temos alguns conceitos muito importantes para descrever aspectos importantes de seus estudos, são alguns deles: espécie, população, comunidade (ou biocenose), ecossistema (ou sistema ecológico), habitat, biótopo, nicho ecológico, ecótono e biosfera.

Dentre estes termos utilizados na ecologia, nosso foco neste artigo será “comunidade”. Mas aprenderemos também um pouco sobre cada um dos conceitos citados, pois são igualmente importantes para o entendimento de comunidade biológica.

A Comunidade

A comunidade, também conhecida como “comunidade biológica”, “biocenose” ou ainda “biota” corresponde a um grupo populações de variadas espécies que habitam em uma determinada região em um determinado período. Podemos também dizer que todos os indivíduos de um lugar específico e que interagem entre si formam uma comunidade.

Para a comunidade obter sucesso, ela precisa dos fatores físicos e químicos do meio ambiente a seu favor. Isso quer dizer que a comunidade precisa de um local com as condições ideais, tais como a umidade, a temperatura ou a luminosidade para sua sobrevivência. Estes fatores influenciam diretamente os seres que habitam determinado ambiente, seja os específicos da região, ou os que chegaram nela através de migração natural ou influenciada pelo ser humano. Sendo assim, a adaptação do organismo ao cenário é de suma importância.

Para ilustrar o que seria uma comunidade, podemos utilizar como exemplo o mar. O fundo do mar abriga organismos microscópicos, algas, plantas, peixes e alguns mamíferos. Assim sendo, todas estas populações que habitam um mesmo local correspondem a uma comunidade. Mas, afinal, o que seriam populações? E o que seriam biótopos?

A População

População é outro conceito específico da ecologia. A população corresponde a um grupo de organismos da mesma espécie que habita em uma mesma área em um mesmo período. São exemplos de população o grupo de ratos que vivem em um bueiro em um determinado dia, ou as 30 mil pessoas habitando em uma cidade em um determinado ano.

O Biótopo

O determinado local em que a comunidade habita é denominado biótopo, o que significa que esta região apresenta as condições de regularidade para o abrigo de uma comunidade animal e/ou vegetal. As comunidades são, basicamente, as populações das espécies que vivem no mesmo local; e o biótipo é menor parcela de um habitat que é possível identificar geograficamente. Sendo assim, o rio Amazonas consiste no biótopo onde habita uma comunidade de animais que engloba as piranhas, pois este lugar de água doce oferece as condições ideas para a sobrevivência desta espécie.

Alguns exemplos de biótopos onde uma comunidade pode se instalar são: o deserto, as zonas temperadas, os pólos, os trópicos, as montanhas, as grutas, as florestas, as metrópoles, os rios, as represas, os lagos, a beira mar, o alto mar, e a zona abissal.

Exemplos de Comunidades de Animais

Agora que já sabemos o que significa o conceito de comunidade, população e biótipo podemos ver alguns exemplos de comunidades de animais. Sendo a comunidade composta por um conjunto de seres vivos que, vivendo em determinado lugar, mantêm relações entre si, podemos falar em uma comunidade do mar, do lago, ou de uma floresta. Além da comunidade do mar já citada acima, que é composta não só por animais aquáticos mas também por espécies vegetais, podemos falar na comunidade de um determinado lago. Outro exemplo de comunidade seria a comunidade de um deserto, onde habitam apenas animais aptos para viver em suas condições extremas.

Um aspecto importante para ressaltar é que as comunidades e as populações não são termos aplicados apenas para animais, são também aplicados para vegetais. Além disso, é importante saber que não precisamos ir muito longe para contemplar com nossos próprios olhos o que seria uma comunidade biológica ou uma população. Por exemplo: em um jardim qualquer temos uma variedade impressionante de animais, tais como minhocas, formigas, borboletas, caracóis, pássaros, e lagartixas; além disso, já também a grama, as flores, e as árvores. E todos estes organismos formam juntos uma comunidade!

Outros Conceitos Importantes

Para explicar o conceito de comunidade de animais, foi necessário explicar o conceito de comunidade biológica no geral, o de população, além do de biótopo; entretanto, há muitos outros conceitos relevantes que entram nessa discussão. Vejamos quais são eles a seguir.

Ao falar de população, falamos em um grupo de espécie, e espécie é, na ecologia, um conceito importante. Espécie é o que nós, humanos, compomos, por exemplo; somos todos parte da espécie homo sapiens. Espécie nada mais é do que um conjunto de indivíduos estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente semelhantes que se reproduzem naturalmente, e dão origem a descendentes férteis.

Além disso, quando falamos em comunidade, falamos em biótopo (conceito já explicado anteriormente) e, consequentemente, em habitat. Habitat é um conceito muito fácil de compreender: é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada no ecossistema; e ecossistema, inclusive, serve como um sinônimo para biótopo.

Biótopo
Biótopo

Além desses termos, podemos ver de maneira recorrente também palavras como “nicho ecológico”,  “ecótono” e “biosfera” que são também importantes termos dos estudos em ecologia. Sendo assim, explicaremos a seguir.

Nicho ecológico consiste no papel que o organismo desempenha no ecossistema; geralmente este papel é descrito como a profissão do organismo. O nicho ecológico pode ser facilmente confundido com o habitat, portanto daremos um bom exemplo para ilustrar as diferenças entre eles. O mico-leão-dourado tem como habitat a Mata Atlântica, e seu nicho ecológico, ou seja, o seu modo de vida e sua relação com o habitat, consiste no seu costume se alimentar de frutos, alguns invertebrados e pequenos vertebrados; sendo assim, ele é importante para o seu ecossistema por dispersar por ele uma grande quantidade de sementes.

Outro conceito que mencionamos é o ecótono. Ecótono nada mais é do que uma área de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Sendo assim, é uma região muito rica em espécies, comunidades e nichos ecológicos.

Por fim, temos a biosfera. Este conceito amplo diz respeito ao conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra, ou seja, é o maior nível de organização da ecologia. A biosfera é onde ocorre toda vida, tanto a vida animal quanto a vegetal. Seno assim, este conceito engloba tudo que vimos anteriormente neste artigo.

Veja também

Top 10 Raças de Cachorros Mais Cheirosos Que Existem?

Há ocasiões em que os cães amados emitem odores desagradáveis, e isso é especialmente verdadeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *