Home / Animais / Tudo sobre Elefantes

Tudo sobre Elefantes

O que você sabe sobe os elefantes? Por mais que eles sejam animais espetaculares, poucas informações são divulgadas a respeito desse animal fascinante. Os elefantes possuem muitas características particulares, e, por este e outros motivos, devem ser conhecidos por nós.

Esse grande mamífero é bastante conhecido pelo seu tamanho, porém, não há muitas informações sobre ele além dessa. Faça uma reflexão: quais são os seus conhecimentos sobre ele?

Características Sobre Esse Grande Animal

Ele é o maior herbívoro que existe. Não só isso, também é o maior animal terrestre existente na face da terra! São muito conhecidos pelo seu tamanho, suas presas de marfim e suas trombas enormes.

É bem incomum algum ser humano ficar perto dos elefantes. Eles podem se tornar agressivos quando algo ou alguém que não faz parte de sua manada chega mais perto. Por mais que eles tenham uma aparência dócil, podem ser furiosos para proteger o seu bando.

Essa agressividade é mostrada principalmente na época do acasalamento. Eles, por serem bastante dominadores nesse período, podem mostrar uma irritação fora do normal. Isso acontece simplesmente por quererem procriar.

Elefantes Acasalando
Elefantes Acasalando

Os níveis de testosterona do macho os deixam bem mais sensíveis. Caso essa sensibilidade não seja direcionada ao acasalamento, ele pode até mesmo matar o que estiver na sua frente!

Por ano, 400 pessoas morrem por causa do ataque dos elefantes. A maioria desses ataques foi causada justamente por estarem nesse período mais sensível.

Quantas Espécies eles Possuem? Quais são as Distinções entre Elas?

No mundo todo existem apenas três. Duas fazem parte do continente africano, e uma está situada no continente asiático.

As espécies possuem algumas diferenças, basicamente de tamanho. O elefante africano possui trombas, orelhas e um corpo bem maior. Seu tamanho pode chegar a quatro metros de altura e seis toneladas, enquanto o asiático alcança no máximo três metros e o peso gira em torno de quatro toneladas.

Tipos de Elefantes
Tipos de Elefantes

Uma característica bem peculiar é que, enquanto os machos e fêmeas africanos possuem presas, somente os machos da raça asiática as possuem. Nas fêmeas asiáticas, elas são ausentes.

Infelizmente, todas as espécies correm o risco de desaparecer do mapa em poucos anos, caso a situação não mude.

Eles correm o risco de serem extintos! O que causa isso é a caça predatória atrás das suas presas de marfim, os homens se mostraram os seus principais inimigos. Suas presas são tiradas para a fabricação de joias, instrumentos musicais e objetos de decoração.

No mercado negro, essa peça vale muito dinheiro. E, apesar de sua caça ser proibida, muitos nem ligam para essa restrição. Os usam apenas para ter mais renda e status.

Onde é o seu Habitat?

Basicamente onde há savana e floresta densa. Obviamente, eles estão situados na Ásia e na África. A maioria dos que estão vivos hoje pertencem aos países africanos, sendo eles:

  • Quênia;
  • Uganda e;
  • Tanzânia.

Já na Ásia, ele está nos países:

  • Índia;
  • Indochina e;
  • Ilhas da Indonésia.

Mais Curiosidades Sobre os Elefantes

Eles são animais exclusivamente herbívoros. Apesar do tamanho, eles não comem nem um roedor sequer! Sua alimentação é basicamente folhas das árvores. Por dia, um elefante adulto pode chegar a comer 125 quilos de plantas!

E ele também é um animal que se hidrata bastante. Pode chegar a beber 200 litros de água diariamente.

Sua tromba é a principal ferramenta para se alimentar. Com ela, eles recolhem as folhas que escolheu para comer. Sua fome pode ser tanta que, com sua força bruta, pode derrubar uma árvore!

As elefantas carregam seus filhotes por vinte e dois meses dentro da barriga. Isso mesmo, quase dois anos de gestação! No reino animal, ela só perde para a salamandra atra, que passar por trinta e oito meses de gestação antes de ver os seus filhotes.

Imagem de Um Filhote Dentro Da Barriga da Mãe, Durante a Gestação
Imagem de Um Filhote Dentro Da Barriga da Mãe, Durante a Gestação

Quando os seus dentes molares caem, eles morrem. Isso acontece porque eles não conseguem comer adequadamente. Um animal deste tamanho precisa de muito alimento por dia, e, como isso não acontece, acabam morrendo por não terem nutrientes necessários para sobreviver.

As patas desse animal possui uma camada que se assemelha a uma gelatina. Isso amortece o impacto de suas pisadas.

A lama e a terra que são jogados em seus corpos servem como um protetor solar. Quando estão com calor eles fazem isso para se proteger dos raios intensos do sol. Eles possuem uma dificuldade muito grande de controlar a sua temperatura corporal, e esse é o meio que eles desenvolveram para se adaptar ao calor da savana.

Suas trombas possuem diversas funções: Além da ajudar na alimentação — que já foi citada — ele interage com os outros elefantes, como uma forma de cumprimento. Ela também serve para sentir o cheiro das coisas.

E por último, mas não menos importante, ela pode demonstrar autoridade e avisar sobre perigo (quando é erguida para cima) ou submissão, quando está abaixada.

A Ajuda Que o Seu DNA Fornece Para os Humanos

Algo que surpreende os cientistas até hoje é que os elefantes são uma das espécies que menos possuem câncer. No seu DNA existe um tipo de gene, chamado Tp53, que os protegem do crescimento sem controle das células. Ele é um supressor de tumores.

Esse gene é um avanço para a medicina, pois, caso ele possa ser introduzido no organismo humano, a chance de acontecer um desordenamento das células em nosso corpo é muito baixa.

Seus genes podem ser uma resposta natural para combater uma das doenças que estão afetando muitas pessoas, de diversos setores da sociedade.

Veja também

Manejo de Aves de Postura: Passo a Passo de Como Fazer

Se você pretende iniciar ou começou a criar galinhas para a produção de ovos, você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *