Home / Animais / Ciclo de Vida do Lobo Marinho: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Lobo Marinho: Quantos Anos Eles Vivem?

Você sabe quantos anos vive um Lobo Marinho e como se dá o seu ciclo de vida? Se a resposta for negativa, mas você quer saber mais sobre esses interessantes animais, está no lugar perfeito!

Primeiramente, vale saber que o Lobo Marinho e as diversas espécies desse animal habitam o Oceano Pacífico, Oceano Índico e o Sul do Oceano Atlântico. Portanto, no Brasil e na América do Sul em geral se concentram nas regiões ao sul, como no Uruguai e algumas partes ao extremo sul do estado do Rio Grande do Sul.   Atlântico Sul, Oceano Índico e Pacífico.

Em condições ideais, um Lobo Marinho macho pode viver de 15 a 20 anos e as fêmeas, de 20 a 25 anos, aproximadamente. Embora, alguns vivam menos, atualmente, devido a caça ilegal ou se forem capturados por predadores naturais.

Ciclo de Vida do Lobo Marinho

A gestação dos filhotes de Lobo Marinho dura de 11 a 12 meses. A fêmea do Lobo Marinho acasala somente com um macho e dá à luz a apenas um filhote. O nascimento é o início do ciclo de vida do Lobo Marinho.

Vale saber que nas regiões tropicais e subtropicais, acasalamento e os partos dos bebês de Lobo Marinho ocorrem  durante as épocas quentes. São eles: o Verão, a Primavera e o começo do Outono.

Lobo Marinho Características

Infância

Como animais mamíferos, o Lobo Marinho recebe todos os cuidados da sua mãe e são amamentados dos 8 aos 10 meses de vida. Mas, a ligação entre bebê e mãe é forte e se estende até, aproximadamente, os 18 meses de vida do pequeno lobo marinho.

Durante esse período, o filhote do Lobo Marinho sempre acompanhará a sua mãe. Receberá os cuidados essenciais e será ensinado a caçar, se proteger, entre outras habilidades essenciais para a sua sobrevivência.

A infância do lobo marinho vai de seu nascimento até os 2 anos e meio de idade, aproximadamente.

Passados os 18 meses, o Lobo Marinho começa, aos poucos, a se desprender da companhia de sua mãe. A essa altura, ele já possui os conhecimentos básicos para sobreviver de forma autônoma.

A adolescência e juventude se dá dos 3 anos de idade até os 10 anos.

A vida adulta, dos 10 aos 15 anos. Já a idade avançada, a partir dos 15 anos.

Idade Fértil

O período reprodutivo do Lobo Marinho vai dos 3 anos de idade até os 15 anos de idade. Aqueles que ultrapassaram essa fase são considerados lobos marinhos idosos e dificilmente se reproduzirão mais, em especial as fêmeas que tem o maior trabalho que é a gestação.

Lobo Marinho Idade Fértil

Quando o ciclo de vida do Lobo Marinho entra na fase de baixa capacidade reprodutiva e inicia-se a idade avançada, as atividades tendem a reduzirem. Os lobos marinhos de idade avançada e idosos (a partir dos 15 anos, aproximadamente) se dedicam mais a autoproteção, alimentação e repouso para economizar energias.

Hábitos do Lobo Marinho no seu Ciclo de Vida

O Lobo Marinho passa a maior parte da sua vida de forma solitária. Ou, então, em pequenos agrupamentos que não passam de 5 animais, aproximadamente. Por ouro lado, vivem próximos um dos outros e pode ser percebido um extinto de solidariedade entre eles.

Durante a juventude, vida adulta e reprodutiva, esses animais se dedicam à caça de alimentos, exploração e dominação de ao e dominar territórios, além da reprodução. Os machos podem se tornar bem agressivos na época em que as fêmeas estão ovulando, havendo lutas corporais para o acasalamento.

Como mencionado o Lobo Marinho vive em extremos do Oceano Atlântico, Oceano Pacífico e Oceano Índico. São animais que passam boa parte de seu dia em tocas ou cavernas rochosas, sendo difícil para os seres humanos os verem.

Alimentação do Lobo Marinho

Agora que você já conhece sobre o ciclo de vida do lobo marinho e quantos anos eles vivem, veja como é a sua alimentação principal. Bem, a dieta básica do lobo marinho é composta por peixes que vivem em profundidade, já que os lobos do mar conseguem nadar até 100 m de profundidade.

São considerados animais carnívoros. Também se alimentam de crustáceos e cefalópodes (polvos), mas os peixes são as presas preferidas. Na idade adulta, um lobo marinho pode chegar a consumir uma quantidade de alimento que representa até 6% do seu peso corporal, por dia.

Classificação do Lobo Marinho

Esses curiosos animais pertencem:

  • Reino: Animália.
  • Filo: Chordata.
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Carnívora
  • Superfamília: Pinnipedia
  • Família: Otariidae
  • Subfamília: Arctocephalinae

O animal é popularmente chamado de lobo marinho devido aos seus hábitos carnívoros e por emitir sons parecidos com uivos.

Algumas espécies de lobo marinho são:

  • Lobo marinho sul americano
Lobo Marinho Sul Americano
  • Lobo marinho de Guadalupe
Lobo Marinho de Guadalupe
  • Lobo marinho antártico
Lobo Marinho Antártico
  • Lobo marinho de Galápagos
Lobo Marinho de Galápagos
  • Lobo marinho de Juan Fernandez
Lobo Marinho de Juan Fernandez
  • Lobo marinho do cabo
Lobo Marinho do Cabo
  • Lobo marinho da Nova Zelândia
Lobo Marinho da Nova Zelândia
  • Lobo marinho australiano
Lobo Marinho Australiano
  • Lobo marinho do peito branco
Lobo Marinho do Peito Branco

Perigo de Extinção

Infelizmente, o Lobo Marinho é um mamífero aquático que está na lista dos animais que correm perigo de extinção. Isso porque eles sofrem dificuldades em seus habitats naturais causadas pela ação humana.

Ainda há a caça ilegal desses animais, que são mortos para o uso de suas gorduras corporais ou simplesmente por diversão.  A escassez de presas naturais (também vítimas da caça ilegal) ainda também impacta nas condições ideais para que os lobos se alimentem e, assim, correm riscos de sofrer de baixa imunidade, contraindo doenças que podem levar à morte.

Lobo Marinho x Leão Marinho

A dúvida das pessoas não se acaba na ciclo de vida do lobo marinho. Muita gente se pergunta se o lobo marinho e o leão marinho se tratam dos mesmos animais.

A resposta é: não! Apesar de ambos os animais terem hábitos e aparências semelhantes e pertencerem a família Otoriidae, a classificação deles muda a partir da subfamília. Isso explica que outras coisas fazem deles maníferos diferentes.

Há uma maneira que facilita identificar um lobo marinho e um leão marinho. O lobo marinho, por exemplo, costuma emitir uivos e apresenta orelhas evidentes.

Lobo Marinho x Leão Marinho

Já o leão marinho se destaca e distingue, em especial, por apresentar uma espécie de juba em torno no crânio. O que dá o nome popular a esse animal de leão marinho.

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *