Home / Animais / Quanto Tempo a Galinha Bota Ovo? Como É Seu Ciclo de Postura?

Quanto Tempo a Galinha Bota Ovo? Como É Seu Ciclo de Postura?

Existem três principais razões que podem fazer com que as galinhas encerrem o ciclo de postura dos ovos: idade, doença e dor. Sim, este é o ciclo da vida e uma responsabilidade infeliz que vem com o trabalho de criar galinhas.

Quanto Tempo a Galinha Bota Ovo? Como E Seu Ciclo De Postura?

Uma galinha (que é chamada de franga até completar um ano) começa a botar ovos quando tem cerca de 18 a 20 semanas de idade. Algumas espécies demoram mais um pouquinho. A postura dos ovos é amplamente dependente da duração do dia, e a maioria das galinhas deixará de colocar quando receberem menos de 12 horas de luz do dia.

Quando exatamente isso vai acontecer depende do frango, no entanto. A maioria pode repousar quando os dias ficarem mais curtos e as estações mudarem. Elas podem colocar menos e menos ovos até que, um dia, elas simplesmente parem. Uma ou outra talvez continue esporadicamente durante os dias frios e escuros do inverno, mas provavelmente a maioria vai encerrar suas atividade.

Galinhas saudáveis colocam os ovos com maior segurança nos primeiros 2 a 3 anos. Depois disso, a produção de ovos tenderá a diminuir. Galinhas velhas geralmente produzem menos ovos, mas maiores. Em um lote de produção, isso é um problema porque a consistência de fornecimento e tamanho é importante. Mas sendo um rebanho caseiro, quem se importa?

Você pode estender o período de postura para suas galinhas, colocando uma luz ligada a um temporizador no galinheiro. Isso dará às galinhas um par de horas extras de luz natural artificial, mas o padrão natural para a maioria das galinhas é parar a postura no inverno.

Quanto Tempo as Galinhas Vivem?

A longevidade das galinhas varia muito, com a maioria das aves vivendo entre 3 e 7 anos. No entanto, com o cuidado ideal, eles podem viver ainda mais. Se uma galinha é mantida a salvo de predadores (incluindo cães) e não tem problemas genéticos, elas certamente podem viver 10 a 12 anos de idade.

Assumir a responsabilidade como proprietário de uma pequena fazenda significa aceitar o ciclo completo da vida. Os agricultores não levam galinhas a veterinários da mesma maneira que um animal de estimação da família (a menos que você tenha muito poucas galinhas); a maioria de nós precisa estar preparada para lidar com os nascimentos e com as mortes.

Portanto, o período de longevidade e produtividade de uma galinha, e o impacto que isso pode causar depende do tipo de criação que a galinha tiver, seja como animais de estimação, ou como animais de fazenda. Quando as galinhas caírem com sua produtividade, você tem várias outras prováveis abordagens que poderá adotar.

Galinhas Mais Velhas No Quintal

Especialmente se você tiver muito poucas galinhas, uma opção é permitir que a galinha mais velha contribua com a fazenda de outras maneiras. Galinhas mais velhas são grandes caçadores de insetos. Imagine ter um caçador de mosquitos itinerante e um comedor de carrapatos! Elas ajudam a controlar ervas daninhas em seus canteiros de flores e horta.

Homem Segurando uma Galinha Velha
Homem Segurando uma Galinha Velha

Elas são melhores que as galinhas jovens em observar predadores. Elas contribuem com esterco rico em nitrogênio para o jardim. Elas são melhores, se satisfazem perfeitamente em se sentar em uma caixa de nidificação em uma ninhada de ovos, ao contrário de muitas mais jovens. Elas tendem a ser ótimas mães, tendo inclusive a experiência.

É importante ficar de olho em galinhas mais velhas para que elas não sejam bicadas pelas garotas mais jovens e mais vigorosas. Você também pode precisar abaixar seu poleiro e fornecer um pouco de calor e conforto extra. Se achar que a permanência de uma galinha velha não lhe confere vantagem, outra opção é cozinhar suas galinhas como provisão de carne.

Galinhas de um ano de idade geralmente não são tenras o suficiente para assar e galinhas mais velhas tendem a ter carne dura, então estamos falando de um monte de ensopado de frango. A abordagem mais humana é permiti-las passar o inverno e esperar. Elas vão começar a deitar novamente na primavera. Se ficar claro que a postura de ovos não irá mesmo acontecer, cabe a você decidir o destino dela.

Descartar Humanitariamente Um Frango

Mesmo se você decidir manter suas galinhas poedeiras até que elas morram de velhice, precisa entender que eventualmente terá que descartar uma galinha. Por exemplo, talvez você tenha uma ave doente ou uma galinha ferida por um predador (acidentes acontecem). Se a vida de uma galinha precisa terminar, e deseja fazer isso da maneira mais indolor possível, existem duas maneiras simples que sugerimos:

Torça o pescoço. Você tem que ser rápido e forte para evitar causar dor. Ou use um golpe rápido para cortar a garganta do frango. Um machado e um bloco (um pedaço de madeira ou um pedaço de lenha virado para cima, desde que seja estável) são provavelmente o método mais simples para pessoas novas nessa prática arcaica, mas funcional. Se achar mais conveniente, existem algumas maneiras de hipnotizar ou acalmar o frango.

Uma delas é colocar o peito de frango em uma superfície plana, segurando as pernas. Agite um pedaço de giz na frente do bico do frango até que você tenha a atenção do pássaro, em seguida, desenhe uma linha reta para fora do bico por 30 a 50 centímetros. A ave vai se concentrar na linha e não se mover ou bater. Um método alternativo que parece mais fácil é colocar o pássaro de lado, com uma asa por baixo.

Toque com o dedo na frente uma vez na ponta do bico (mas sem tocar), depois cerca de dez centímetros na frente do bico. Repita o movimento alternadamente até que a ave se acalme e fique imóvel. Para mantê-lo o mais simples possível, certifique-se de melhorar sua pontaria, batendo duas longas unhas no coto, longe o suficiente para cobrir o pescoço da galinha, mas perto o suficiente para evitar que a cabeça escorregue.

Aplique tensão suficiente nas pernas para alongar o pescoço e manter o pássaro no lugar. Então use o machado. Se você pretende comer o frango, segure-o pelas pernas para deixar o sangue drenar. Haverá agitação, mas tenha certeza de que a ave está morta e não sente nenhuma dor. Prepare uma panela de água escaldada. Se você não tem um termômetro, pode dizer que a água está quente o suficiente se você puder ver seu rosto refletido nela. Mergulhe o pássaro por 20 a 30 segundos.

Preparando o Frango Para Comer
Preparando o Frango Para Comer

Depois, você pode limpar as penas com a mão. Corte os pés, depois corte ao redor da cloaca (ânus – as galinhas usam a mesma abertura para excreção e postura de ovos), tomando cuidado para não cortar os intestinos e retirar as entranhas com a mão. Lave com água fria. Se você puder fazer tudo isso em 20 minutos enquanto o forno pré-aquece, você pode cozinhar a ave imediatamente; caso contrário, deixe descansar por 24 horas, até que o rigor mortis relaxe.

Veja também

Cisne: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Subfamília e Gênero

Cygnus é o gênero taxonômico com o qual as maiores aves aquáticas da família anatidae …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *