Home / Animais / Como Cuidar De Um Cachorro Chihuahua? Cuidados Com a Raça

Como Cuidar De Um Cachorro Chihuahua? Cuidados Com a Raça

A raça de cachorro conhecida popularmente por chihuahua é considerada a menor raça de cachorro existente no mundo. Essa é uma raça que se originou no país do México no estado de Chihuahua, por conta desse fato que a raça possui esse nome. Depois de ele ser registrado no American Kennel Club (AKC) a raça ganhou mais popularidade e acabou se tornando uma das raças que mais aparece na mídia sempre acompanhando famosos e celebridades. Ao longo desse texto você vai ler um pouco mais sobre a raça de cachorro chihuahua, vamos falar sobre as características principais que esses cachorros possuem, qual é a média de seu tamanho e de seu peso, expectativa de vida, cores que sua pelagem pode possuir, como é o comportamento dessa raça em geral, como um cachorro desses deve ser cuidado e quais são os cuidados especiais que eles necessitam.

Principais Características: Peso, Tamanho e Expectativa De Vida

Como já dizemos o chihuahua é considerada a menor raça de cachorro do mundo, então não se assuste com o tamanho médio que a raça possui que é entre 16 e 23 centímetros de comprimento. E o peso médio também é um valor muito baixo, geralmente os cachorros chihuahuas pesam no mínimo 1 quilo e no máximo 3 quilos, pois é eles são realmente muito pequenos e bem leves. Mas diferente do tamanho e do peso, a expectativa de vida está dentro da média das outras raças de cachorros, possuindo uma expectativa de vida de 12 até 20 anos. Essa raça possui um corpo bem compacto porém forte, suas orelhas são totalmente eretas e largas, já seus focinhos são curtos e pontudos e seus olhos são grandes e escuros. Mesmo possuindo um corpo bem pequeno essa raça não é medrosa e se demonstra valente mesmo quando está na frente de outro cachorro bem maior que ele. Eles podem ser cobertos tanto por pelos curtos quando por pelos longos, o ruim do pelo curto é que ele cai mais que o longo, porém o pelo longo precisa ser escovado todos os dias para evitar a formação de nós e para remover os pelos que já estão mortos. A cor na pelagem desses cachorros mais conhecidas e vistas são o dourado, o fulvo e o branco com dourado, mas além dessas três tonalidades existe outras cores que podem ser vistas nos pelos dos queridos chihuahuas, porém são mais difíceis de serem vistas.

Comportamento e Temperamento Dos Chihuahuas

Essa é uma raça considerada uma ótima opção para ser cão de companhia, pois ele se apega ao seu dono e pode até tentar defende-lo dependendo da situação. Ele normalmente se da bem com as pessoas que convivem próximas a ele e com outros animais, somente com estranhos, quando veem pela primeira vez que pode ocorrer deles ficarem meio receosos e se ficarem com medo podem acabar atacando por insegurança, então se você possui um chihuahua ou quer possuir um tome cuidado quando ele se aproximar de pessoas estranhas. Eles são cachorros que possuem uma inteligência acima da média e que aprendem o que é ensinado a eles de maneira fácil.

Às vezes podem demonstrar temperamento um pouco atrevido, algumas pessoas optam por fazer o adestramento para que ele não demonstre mais comportamentos um pouco agressivo. Mas além de tudo isso eles são animais cheios de vida e bastante animados para brincarem e gastarem a energia que eles possuem de sobra. Outra coisa relacionada ao comportamento deles e que muitas pessoas tem duvidas em relação a isso é, se o chihuahua é uma raça que late muito, e normalmente eles só latem quando é necessário, porém os cachorros dessa raça que são mais destemidos e que possuem mais coragem podem acabar latindo mesmo sem motivo para algum outro cachorro.

Qual é o Estilo De Vida Que Um Cachorro Dessa Raça Deve Possuir?

O chihuahua é um cachorro que possui muita energia, até mesmo quando já está na fase adulto, sempre animado para fazer qualquer coisa, seja ela caminhar com seu dono, correr, ir buscar brinquedos, cavar na terra, ele sempre está disposto a tudo. Se você tem um cachorro dessa raça ou se você que ter um saiba que reservar um tempo de seu dia para passar com seu chihuahua é algo primordial para o seu cãozinho e para a saúde dele, pelo fato de possuir muita energia e sempre querer brincar, se ele ficar muito tempo parado e sem gastar o excesso de energia ele pode acabar ficando triste e as vezes até pode ocorrer do animal ficar doente.

Chihuahua Deitado
Chihuahua Deitado

Para essa raça é de extrema importância que haja caminhadas todos os dias, caminhadas ou atividades que durem em média 2 horas pelo menos, assim seu cãozinho irá se divertir e gastar a energia necessária e você não vai se atrapalhar com o horário de ir para o trabalho ou de ir fazer seus compromissos. Mas é importante que você saiba: os cachorros dessa raça conseguem brincar durante um longo tempo, durante horas e mais horas, então é importante que você não brinque com ele durante um tempo muito longo, pois mesmo se ele já estiver cansado ele vai continuar brincando, e isso não faz nada bem para a saúde do animal.

Cuidados Especiais Para Um Chihuahua?

O chihuahua mesmo que seja uma raça que possui uma expectativa de vida boa e alta pode apresentar alguns problemas de saúde relacionados a problemas cardíacos e problemas oculares. Eles também são cachorros bastante sensíveis ao frio, então quando a temperatura começar a cair para a entrada do inverno ele deve ser coberto por roupas quentinhas e confortáveis e ele também não é o tipo de cachorro ideal para dormir fora de casa, principalmente por conta desse fato relacionado ao frio. Se eles forem expostos a situações muito estressantes podem acabar ficando bastante nervosos e começarem a tremer ou a passar mal, por conta disso deve ser evitado ao máximo que o cachorro seja exposto a situações onde eles possam se sentir desconfortável.

Filhotes de Chihuahua
Filhotes de Chihuahua

O recomendado para essa raça é que eles tomem banho uma vez por mês ou uma vez a cada dois meses. Os cachorros dessa raça que possuem pelos curtos devem ser escovados semanalmente com escovas próprias para o tipo de pelo que eles possuem, já os cachorros de pelo longo devem ser escovados todos os dias com uma escova específica também. O recomendável para manter a saúde bucal de seu cachorro em dia é escovar os dentes dele todos os dias, porém se não for possível não se desespere, essa atividade pode ser feita também três vezes na semana só (evite fazer menos que três vezes na semana para que a aparição de tártaros não ocorra). As áreas dos ouvidos, dos olhos e dos dentes devem ser mantidas limpas no chihuahua, pois essa raça é bem propensa a possuir infecções nessas áreas. E por fim, uma doença que é muito comum ocorrer em cachorro de porte pequeno é a luxação da patela, isto é, quando o osso do joelho acaba se deslocando da articulação, caso isso ocorra o cãozinho deve ser levado com emergência ao veterinário.

Gostou de saber sobre os chihuahuas e se interessou pela raça? Então leia mais um de nossos textos, esse que vai falar sobre tudo em relação aos chihuahuas, confira: http://Tudo Sobre o Chihuahua: Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Boiadeiro-Australiano

Top 10 Raças de Cachorros Mais Inteligentes do Mundo

Os cachorros são animais muito inteligentes, que tratam as pessoas com amor e respeito na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *