Home / Animais / Tem Flamingo no Brasil? Em Quais Estados e Regiões Eles Vivem?

Tem Flamingo no Brasil? Em Quais Estados e Regiões Eles Vivem?

Uma das características mais marcantes dos flamingos é o alto grau em que vivem nas colônias. A eclosão de colônias evoluiu várias vezes independentemente em diferentes ordens de aves e é particularmente comum em aves aquáticas. Todas as espécies de flamingo têm várias características típicas dos criadores de colônias obrigatórias.

Flamingos: Animais Gregários

Além das Ilhas Galápagos, os flamingos sempre se reproduzem e raramente são reprodutores solteiros. A área reprodutiva que eles defendem é tipicamente muito pequena e geralmente mede menos do que o comprimento do pescoço de um flamingo adulto do ninho. A prontidão reprodutiva e sucesso reprodutivo parece ser dependente de uma colônia de ter um tamanho mínimo de casais reprodutores.

Isso inclui os pequenos criadouros que eles defendem, a formação de creches ou jardins de infância de juvenis não principiantes, a falta de defesa ativa contra predadores e que as cascas de ovos não são removidas do ninho após a eclosão dos juvenis. Os flamingos são monogâmicos durante uma estação de reprodução, geralmente além. Enquanto eles chocam anualmente em algumas regiões, colônias inteiras em outros lugares não conseguem se reproduzir.

Em grandes colônias de lagos, os flamingos constroem seus ninhos quando o nível da água cai tão baixo que grandes partes do lago estão quase secas. Nas ilhas, as colônias são menores. De preferência, essas ilhas são enlameadas e sem vegetação, mas às vezes também rochosas ou densamente cobertas de vegetação. Os flamingos são monogâmicos durante uma estação de reprodução, geralmente além.

Enquanto eles chocam anualmente em algumas regiões, colônias inteiras em outros lugares não conseguem se reproduzir. Por exemplo, os flamingos se reproduzem na África Oriental a cada dois anos. A ocorrência de uma ninhada depende das condições externas, especialmente da chuva e do nível da água. Às vezes, espécies diferentes se reproduzem em colônias mistas, por exemplo, flamingos da África Oriental ou flamingos andinos e da América do Sul.

Tem Flamingo No Brasil? Em Quais Estados E Regiões Eles Vivem?

Flamingos não são animais necessariamente nativos do Brasil, embora hajam espécies naturais da América do Sul. Atualmente, classificam-se no gênero dos flamingos, as seguintes espécies: phoenicopterus chilensis, phoenicopterus roseus, phoenicopterus ruber, phoenicoparrus minor, phoenicoparrus andinus e phoenicoparrus jamesi.

De todas as espécies mencionadas, existem três delas que podem ser vistas frequentando regi~ões brasileiras. São elas: o phoenicopterus chilensis e o phoenicopterus andinus (estes flamingos são frequentemente avistados na região sul do Brasil, especialmente em Torres, no Rio Grande do Sul ou no rio mampituba, que divide Rio Grande do Sul com Santa Catarina).

Flamingos em Santa Catarina
Flamingos em Santa Catarina

Outro flamingo comumente frequentador do território brasileiro é o phoenicopterus ruber, uma espécie típica da América do Norte e Antilhas, mas que habituou-se a nidificar no extremo norte do Brasil, nas regiões do Amapá como o Cabo Orange. Este flamingo também é visto em regiões da Bahia, Pará, Ceará e Sergipe e até mesmo em áreas do sudeste.

As aparições mais frequentes do flamingo phoenicopterus ruber em outras partes do Brasil além das razões naturais que ocorrem no Amapá é mais devido a introdução comercial da ave em parques e jardins distribuídos pelo país, em especial na região sudeste. Este é considerado o maior flamingo das espécies e costuma exibir uns penachos mais vermelhos, além do rosa característico dos flamingos.

Migração De Flamingos

Todas as atividades do flamingo são profundamente marcadas por pertencer ao grupo, e é inconcebível ver um flamingo solitário, se não for um pássaro ferido, enfraquecido ou escapado do cativeiro. Os deslocamentos obviamente obedecem ao mesmo gregarismo e, duas vezes por ano, a maioria dos flamingos migra na multidão.

Quando deseja decolar, o pássaro deve, devido ao seu grande tamanho e peso, adquirir velocidade suficiente. Ele começa a correr, em terra como na água, pescoço para baixo, enquanto bate as asas e gradualmente aumenta o ritmo. Então ele decola quando o momento é suficiente, levantando as pernas na extensão do corpo e enrijecendo o pescoço horizontalmente.

Uma vez atingida a velocidade de cruzeiro, cada indivíduo ocupa seu lugar em grupos. Interrompidos inicialmente, os flamingos serão gradualmente colocados em linhas onduladas para proporcionar um espetáculo magnífico de vigas barrando o céu com um brilho rosa e preto.

Ambiente Natural E Ecologia

Para que colônias de flamingos possam viver e prosperar em paz, várias condições devem ser atendidas: elas precisam de água salgada, ou pelo menos salobra, sem profundidade excessiva, mas rica em pequenos organismos. As lagoas costeiras com água salobra ou lagos salgados, mesmo aquelas localizadas no coração das montanhas, atendem perfeitamente a esses requisitos. Nesse contexto, os flamingos são capazes de se adaptar a situações extremas e se encontram também ao nível do mar, em ambiente de lagoa.

Desde a época de reprodução até a estação de inverno, o ambiente natural frequentado pelo flamingo varia pouco, a única diferença quando provavelmente receberão os ninhos. Ainda assim, isso não é fundamental, pois os ninhos podem ser construídos nas praias e, na ausência de lama de argila necessária para sua construção, permanecem bastante rudimentares, se não quase inexistentes.

Ameaça De Extinção De Flamingos

De todas as espécies classificadas atualmente, a única espécie em extinção é o flamingo andino (phoenicoparrus andinus). Ele tem seus poucos criadouros em áreas inacessíveis do Altiplano e a população total é estimada em menos de 50.000. A espécie phoenicoparrus jamesi já foi considerada extinta no início do século 20 mas foi redescoberto mais pra metade do mesmo século. Em nosso século 21, ele não é mais considerado ameaçado.

As três outras espécies são mais numerosas, mas podem sofrer sérios riscos pontuais. A espécie phoeniconaias menor tem uma rica população na África Oriental, mas sofre perdas significativas em algumas áreas de reprodução. Na África Ocidental, já é considerado uma raridade com 6.000 indivíduos. O problema das populações de flamingo é especialmente a destruição do habitat.

Por exemplo, os lagos são drenados; em lagos escassos de peixes, os remanescentes são expostos e aparecem como competidores de alimentos; os lagos de sal são desenvolvidos para a produção de sal e, portanto, não são mais utilizáveis ​​para flamingos. O flamingo andino também está ameaçado pela crescente degradação do lítio após a tendência da mobilidade eletrônica.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *