Home / Animais / Morcego Frutífero: Características, Fotos E Nome Científico

Morcego Frutífero: Características, Fotos E Nome Científico

Os morcegos possuem tantas histórias, mitos e curiosidades, que muitas vezes, fica difícil dizer o que é verdade e o que é apenas boatos.

Uma das histórias mais antigas e conhecidas é que os morcegos se alimentam de sangue humano, contribuindo, assim, para achar que os morcegos atacam os humanos.

Fora outras histórias e mitos bizarros, na verdade, há um desconhecimento muito grande sobre os morcegos. Na verdade, os morcegos possuem papel de grande importância para o ecossistema mundial, além de outros benefícios que serão apresentados aqui.

Questões como: onde vivem, do que se alimentam, são perigosos ou não, entre outros, devem ser respondidas a fim de espalhar as verdadeiras informações sobre essa espécie tão cheia de especulação.

Hoje, iremos aprender sobre o morcego frutífero. Inclusive, o hábito de comer frutas entre os morcegos, é muito maior, por exemplo, do que o hábito de se alimentar de sangue.

Iremos entender onde o morcego frutífero vive, o que come exatamente, seu nome científico e suas características principais.

Características Gerais

Todos os morcegos são seres mamíferos. A ordem Chiroptera abriga 17 famílias e cerca de 177 gêneros.

Suas características principais são asas, que, inclusive, são os únicos mamíferos capazes de voar, juntamente com finas membranas de pele entre seus dedos, que formarão suas partes laterais assim como suas asas.

Os morcegos podem ser encontrados em três principais famílias da ordem Chiroptera, denominados mamíferos, que são: Phyllostomidae, Vespertillionade e Mollossidae. As espécies pertencentes a esta família podem ser encontradas principalmente nas regiões centro-leste de locais com clima intertropical.

Com a exceção de três espécies, os chamados hematófagos, que se alimentam de sangue, todo o restante das espécies de morcegos são ou insetívoros, ou seja, se alimentam de insetos, e a outra parte são os frutívoros, ou seja, se alimentam de frutas.

Assim, um dos principais benefícios dos morcegos que já podemos citar, é a sua função de polinizadores, a de dispersadores de sementes, a de fornecedores de nutrientes para algumas cavernas, além de vários outros benefícios.

Nome Científico

O nome científico dos morcegos que comem frutas pode variar, e muito. Isto, porque, a maioria das espécies de morcegos, como foi citado aqui, comem frutas.

Então, pode-se dizer, que todas as espécies que comem frutas podem ser de uma espécie diferente, diferenciando também o seu nome científico.

O ideal, caso você queira saber mais sobre uma espécie específica, você pode pesquisar aqui mesmo no site sobre a espécie que gostaria de saber mais.

Hoje, iremos nos atentar de forma geral as espécies que comem frutas.

Espécies De Morcegos Que Comem Fruta

Na natureza, os morcegos conseguem conviver muito bem com as plantas, árvores, animais, entre outros.

A maioria dos morcegos que comem frutas saem para caçar no horário noturno, normalmente em centros urbanos, locais com jardins, pomares ou em áreas que contenham bastante frutas.

Quando os morcegos comem as frutas, as sementes são ejetadas através das fezes, dessa forma, as sementes são espalhadas de forma unânime por esses morcegos.

Além disso, as sementes quando passam pelo sistema digestório dos morcegos frutívoros, é fornecido um tipo de fertilizante, que auxilia as sementes na hora de germinação. Muitas árvores e plantas, inclusive, dependem dos morcegos para que essa função de espalhar as sementes seja feita.

Os morcegos frutíferos comem os mais variantes de frutas, como, por exemplo, amêndoas, mangas, figos, bananas, goiabas, mamões, e em sua maioria frutos selvagens, como cava-cavas, jaborandis, caquis e jurubebas. É muito corriqueiro vê-los em centro urbanos, se alimentando em mangueiras, amendoeiras e figueiras.

Uma das curiosidades dos morcegos que se alimentam de frutas é o fato de que eles não utilizam a eco localização para encontrar seus alimentos. Na verdade, por possuírem olhos e focinhos maiores que as outras espécies, os principais sentidos utilizados por eles será justamente a visão e o olfato.

Morcegos Comendo Banana
Morcegos Comendo Banana

Os morcegos que comem frutas são conhecidos como raposa voadora, por possuírem um tamanho maior do que os outros morcegos. A espécie mais conhecida, nesse sentido, é o morcego gigante da Austrália.

O morcego gigante da Austrália vive em grupos grandes, em uma das cidades mais movimentadas e populosas do mundo, Sidney.

São tão bonitos, e tão parecidos realmente com raposas, que muitas pessoas olham para esse morcego e ou sentem um enorme medo, uma enorme vontade de adotar como animal de estimação. Claro, a segunda opção é totalmente não aconselhável, já que são espécies que gostam de viver em liberdade, e não há nenhum tipo de treinamento específico.

Na Austrália, ou em outras partes da Ásia, onde existem morcegos gigantes que se alimentam de frutas, os mesmos vivem em centros urbanos, e normalmente fazem seus abrigos em árvores, e saem para caçar frutas nos arredores da cidade.

Importância Dos Morcegos Frutívoros Para O Meio Ambiente

Entre todos os animais da Terra, é quase certo que em listas dos animais mais gentis, necessários ou benéficos, o morcego estará.

Morcegos Frutívoros
Morcegos Frutívoros

Isto porque o lugar que esses morcegos ocupam é de extrema importância. Os morcegos que comem frutas, por serem em maior número, podem ser encontrados em praticamente todos os locais do globo, menos nos polos, onde o frio é intenso. No restante, os morcegos estarão lá proporcionando seus benefícios a população, a natureza e até mesmo aos humanos.

Alguns tipos de frutas, como por exemplo, banana, manga, caju e outras, em grande parte só existem, por conta das suas funções como polinizadores e espalhadores de sementes. Assim, milhares de árvores ou plantas que já poderiam ter sumidos, ainda existem graças aos morcegos que comem frutas.

Na Flórida, nos Estados Unidos, por exemplo, alguns moradores começaram até mesmo a construir casas, abrigos e colocar bebedouros para os morcegos criarem uma moradia, após eles ficarem sabendo dos benefícios que os morcegos trazem.

Ainda assim, com todos esses fatores, muitos morcegos estão em perigo de extinção, principalmente os morcegos que comem frutas. Isto se deve, principalmente, a uma enorme desinformação sobre as suas funções, sobre seus benefícios, e também aos vários mitos, boatos e mentiras de que os morcegos poderiam fazer mal aos humanos.

Veja também

História do Guepardo e Origem do Animal

Um dos felinos mais conhecidos do mundo, conhecido especialmente por sua velocidade, é o guepardo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *