Home / Animais / Formiga Sauva Limão: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

Formiga Sauva Limão: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

As formigas são insetos que possuem um pequeno porte, ela são bastante conhecidas por serem bem comuns ao longo de todo o mundo, podendo ser facilmente vista em qualquer lugar. Estima-se que existam cerca de 13.500 mil espécies desse inseto, que são distribuídas em 334 gêneros e divididas em 17 subfamílias. As formigas podem ser encontradas em quase todas as regiões do planeta Terra, exceto nas regiões dos polos. Esse inseto é considerado o que há mais sucesso ecológico quando levamos em conta que as formigas representam em torno de 15% a 20% de toda a biomassa animal existente. Estudos mostram que o peso equivalente a todas as formigas juntas ultrapassam o peso de toda a humanidade da Terra. Ou seja, com isso podemos ter certeza de que as formigas são um conjunto de insetos que mais existem no mundo e que elas estão espalhadas por ai em grandes quantidades. A área de estudo que pesquisam e estudam sobre as formigas é chamado de Mirmecologia, o Brasil possui grande atuação nessa área de pesquisas e tem um grande destaque científico internacional por conta disso. Esses estudos revelaram que as formigas podem ter surgido na Terra em torno de 140 milhões de anos atrás, durante um período chamado de Cretáceo.

Nome Científico e Classificação

As formigas conhecidas como saúvas são as formigas que habitam o Brasil e que são cortadeiras, especialmente aquelas que pertencem ao mesmo gênero e possuem um tamanho maior. Acredita se que existam cerca de 200 espécies dessa formiga e que todas podem ser encontradas de forma abundante na Região Neotropical. Essas também podem ser conhecidas como formiga cortadeira, formiga cabeçuda, formiga carregadeira, tanajura, lavradeira e saúba. 

Agora vamos falar sobre a classificação científica dessa formiga, começando pelo Reino ao qual ela pertence que é o Animalia, pois é um animal. Já o Filo é o Arthropoda, esse é um grupo que engloba os animais invertebrados e os que possuem um exoesqueleto rígido. Fazem parte da Classe Insecta, essa é a classe que engloba todos os insetos. Pertence a Ordem Hymenoptera, é um grupo que inseri os insetos que são como as abelhas, as vespas e as formigas. São da Família Formicidae, nesse grupo participa os insetos conhecidos por serem organizados e comuns, ou seja, as formigas. Pertencem a Subfamília Myrmicinae, essa é uma subfamília das formigas que engloba alguns géneros delas. Fazem parte da Tribo Attini, tribo essa que engloba cerca de 47 espécies de formigas, que são divididas em dois géneros, sendo esses dois géneros o Atta e o Acromyrmex. O nome da espécie ao qual a formiga saúva limão pertence é Atta Sexdens.

Características Da Formiga Saúva Limão

As formigas saúva possuem um tamanho mais elevado, tendo cerca de 2, 20 mm de comprimentos, 80 mm de altura e em média 75 mm de largura. Elas são formigas que possuem uma expectativa de vida de em torno de 20 até 30 anos.

Duas Formigas Saúva Limão Carregando Folhas
Duas Formigas Saúva Limão Carregando Folhas

Essas formigas são conhecidas pelo nome de formigas cortadeiras, por conta do fato delas cortarem as folhas encontradas perto de suas colônias em pequenos pedaços para levarem até os formigueiros ao qual pertencem e com isso elas vão criar um tipo de fungo que servirá de alimento. Esse fungo será criado por meio de pedaços de folhas e de outras partes das plantas. A alimentação delas então vai ser formada pela seiva das plantas, essa seiva é a que a planta vai produzir quando estiver sendo cortada. Essas formigas são bastante abundantes nas lavouras, sendo consideradas as pragas agrícolas mais importantes do nosso país. Esse tipo de formiga vive ao longo de todo o Brasil e opta por viver em áreas abertas, de matas ou em lavouras. Os principais predadores naturais dessas formigas são os lagartos, os anfíbios, os mamíferos e os pássaros.

Divisão Do Trabalho Nas Colônias

Assim como as outras espécies de formigas, elas vivem em colônias e cada uma tem uma determinada função. Na espécie das saúvas a rainha do formigueiro é chamada de tanajura e os machos são chamados de içás ou bitus. As rainhas saem para se acasalarem com os machos e assim formarem um novo formigueiro. As colônias das saúvas geralmente são fáceis de serem achadas e visualizadas, elas se localizam no solo e são formadas por vários montes de terra. Em cima desses montes, é possível observar vários furos, esses chamados de olheiros, através deles que as formigas vão ter acesso a sua colônia. Dentro dos formigueiros, elas cavam vários túneis que levam para áreas maiores, que serão como quartos para elas. A rainha se localiza na câmara real, e os lixos retirados pelas formigas lixeiras se localizam em uma câmara que fica mais afastado de todo o formigueiro. Quando o novo formigueiro é formado e ganha alguns integrantes, cada um receberá uma função diferente. Essas funções podem ser chamadas de:

Formiga Içá
Formiga Içá
  • Cortadeiras: esse é o modo como as formigas que cortam as folhas e levam para o formigueiro são chamadas.
  • Soldados: são as formigas encarregadas de cuidarem da proteção do formigueiro, contra qualquer tipo de invasor.
  • Lixeiras: essas são as formigas encarregadas pela limpeza do formigueiro e por carregarem o lixo até uma câmara que se localiza em uma profundidade bem mais funda do que de onde a colônia está. Essa atividade é importante para que elas não peguem nenhuma doença através dos lixos, esses lixos que podem ser fungos ou até mesmo formigas mortas.
  • Enfermeiras: são as formigas que possuem a função de cuidar dos ovos e de ajudar a rainha nos cuidados com os seus filhotes.
  • Bitus: são as formigas machos que se reproduzem com a rainha e que depois disso acabam morrendo. 

Reprodução Das Saúvas Limão

A formação de novas colônias ou formigueiros são feitas através do voo nupcial feito pelas rainhas (tanajura) durante os meses de outubro e dezembro. As formigas possuem um processo de desenvolvimento que começa com o ovo, depois passa por algumas mudanças larvais e depois vai para a fase de pupa até que chegue à fase adulta. Após três anos de formação desse formigueiro que a rainha vai começar a se reproduzir novamente.

Os ovos que são bem cuidados originam as formigas fêmeas e os que foram mal cuidados originam as formigas machos. Após o voo nupcial que é quando o macho e a fêmea vão se acasalar, a fêmea funda um novo formigueiro e o macho morre. Após uma semana ela já vai produzir os ovos e depois de um período de alguns dias, os ovos vão chegar na idade adulta. Depois de alguns anos os ovos que foram bem tratados formam formigas que futuramente vão construir novas colônias. Quando a rainha vai fundar seu novo formigueiro, ela guarda dentro de sua boca uma pelota de fungo que vai servir como alimentação para os primeiros dias de convivência e formação dessa nova colônia. 

Leu este texto e se interessou no universo das formigas? Então acesse este link e leia mais um de nossos textos, esse vai falar sobre uma outra espécie de formiga: Formiga Louca: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *