Home / Animais / Ficha Técnica do Poodle: Peso, Altura e Tamanho

Ficha Técnica do Poodle: Peso, Altura e Tamanho

O cachorro é um grande amigo do homem, e isso é algo já inegável para qualquer um. Dessa forma, por mais que alguns até não gostem dos cães, é preciso admitir que os cachorros já estão presentes na vida das pessoas e que já não é mais possível viver sem a presença deles. Portanto, os cães são essenciais para a vida humana – mesmo que isso não aconteça por fatores físicos, se dá pela necessidade de afeto que as pessoas encontram nos cachorros.

Os cães, assim, são muito bem vistos por grande parte da sociedade e acabam por recebe bastante atenção e carinho por parte das pessoas. Isso se torna ainda mais evidente quando se trata de uma raça de destaque, como raças puras e que não possuem misturas. Esse é o caso do poodle, que é uma das raças mais puras de que se tem notícia atualmente, sendo muito simples identificar um poodle verdadeiro.

O interessante é que muitas dessas raças tidas como puras, sendo a maioria delas raças de companhia, são derivadas de diversos cruzamentos artificiais feitos pelo homem para tender aos seus próprios desejos. Assim, muitas vezes raças que atualmente são de companhia, como o poodle, foram pensadas inicialmente para servirem como raças de caça ou até mesmo de proteção para ovelhas e pastores.

Origem e Detalhes do Poodle

Esse, porém, não é exatamente o caso do poodle, que foi criado para atuar na água ou em locais encharcados. A origem da raça é confusa, até mesmo pelo tanto de informações contraditórias que chegam, mas a grande discussão atualmente é para saber se o poodle foi criado na França ou na Alemanha. Isso porque os franceses sempre disseram que foram eles os “inventores” do poodle, enquanto os alemães afirmam que o poodle nasceu na terra do chucrute. A grande verdade é que, como fim mais provável, jamais será possível saber onde o poodle realmente nasceu.

De qualquer forma, esse animal possui características muito claras e pode ser facilmente identificado pelos reais conhecedores de cachorros. Com tempo de vida que costuma durar entre 10 e 15 anos, o poodle é tido com uma raça bastante tranquila e muito inteligente, capaz de aprender coisas complexas e de agir de maneira bastante educada.

Por muito tempo, pensou-se que o poodle era a raça mais inteligente de cães em todo o mundo, embora atualmente haja muitas divergências em relação à raça mais inteligente esse status já não seja mais do poodle. De toda maneira, ainda assim é bastante interessante que o poodle receba treinamento por parte de profissionais e que esse tipo de animal seja adestrado desde o momento em que é filhote, pois assim será possível fazer com que o seu cão possa executar tarefas que outros jamais serão capazes.

Cão típico de companhia, o poodle gosta também de praticar atividades físicas ao ar livre, correndo de saltando com muita facilidade. Esse tipo de atividade faz com que o poodle seja capaz de desenvolver os músculos do peito e das pernas com alguma facilidade.

Veja abaixo mais informações sobre o poodle, entendendo ainda mais sobre essa raça que é tão importante para as pessoas e está presente na casa de muitas famílias de todo o Brasil.

Ficha Técnica do Poodle

  • Origem: França ou Alemanha;
  • Expectativa de vida: 10 a 15 anos;
  • Tipo de cão: cão de companhia;
  • Peso: entre 2,5 e 32 quilos;
  • Temperamento: dócil;
  • Altura: de 25 a 38 centímetros.

Características do Poodle

Poodle Em Cima da Cama
Poodle Em Cima da Cama

O poodle é um animal bastante belo visualmente, mas que vai muito além da pura beleza estética. Isso porque esse tipo de cachorro pode aprender diversos truques e diversos comandos, sendo muito inteligente e capaz de executar coisas que nem mesmo uma criança de 3 anos poderia.

Dessa maneira, o poodle pode ser facilmente adestrado, ainda que seja treinado apenas para realizar as coisas mais simples do dia-a-dia: como obedecer a ordens ou fazer as suas necessidades físicas em um local determinado.

De qualquer maneira, o certo é que o poodle pode aprender de forma fácil. Ademais, esse animal também é conhecido pelo fato de se dar muito bem com crianças e idosos, que tradicionalmente gostam mais de cães e costumam adotar cachorros em quantidade maior.

A boa relação se dá pelo fato de o poodle ser bastante atencioso e muito dócil, gostando de estar perto, de demonstrar afeto e de ter provas de que é amado com constância.

Assim, o poodle também pode ser ciumento com a presença de pessoas desconhecias perto de quem o cão ama, além de não ser muito receptivo com outros animais que possam chegar antes dele. Por isso, se você possui um poodle, não é muito interessante adotar outro cão, já que isso pode fazer, em último caso, com que o poodle venha a falecer.

Saúde do Poodle

O poodle é um animal que desenvolve problemas de saúde com alguma facilidade, e a razão disso é bastante clara. Só de olhar para esse tipo de cachorro, portanto, é possível ver que cães dessa raça são frágeis e podem ser arrebatados por problemas de saúde em um piscar de olhos. Por isso é tão importante estar atento ao seu cachorro, evitando surpresas. Logo que o seu poodle apresentar alterações de humor, por exemplo investigue a razão e tenha sempre o telefone do veterinário por perto. Pois, se necessário, você deverá entrar em contato com o profissional para tratar do cão.

Assim, entre os principais problemas de saúde do poodle está a torção gástrica, um problema que pode fazer com que o animal tenha dificuldades até mesmo para andar. Ademais, o poodle ainda pode ter a Doença de Addison, um problema de natureza hormonal que faz com que o tempo de vida do cão seja reduzido de maneira bastante abrupta, já que nesse caso o cachorro não consegue produzir todos os hormônios que precisa para sobreviver de forma saudável.

Poodle no Veterinário
Poodle no Veterinário

Por fim, o poodle ainda tem, com frequência, a epilepsia, um transtorno neurológico grave que pode causar diversos problemas. Em todos os casos, é muito importante entrar em contato com um profissional para saber mais detalhes de cada problema.

Veja também

Anêmona: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

A anêmona do mar faz parte do filo cnidaria, como as águas vivas, e é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *