Home / Animais / Cachorros Gostam de Morrer Sozinhos?

Cachorros Gostam de Morrer Sozinhos?

A relação das pessoas com os cães é muito forte, o que leva a muitos questionamentos mais profundos a respeito desse animal. Quando um cachorro morre, por exemplo, muitas vezes as pessoas não sabem bem como lidar com o assunto. O mesmo acontece quando o animal já está na reta final da vida, seja agonizando por conta de algum problema de saúde crônico ou por questões mais pontuais.

Em todo caso, o que acontece é que o ser humano muitas vezes não sabe lidar com a morte do animal e, dessa forma, não consegue reagir da forma correta ao acontecimento. Afinal, um cachorro na reta final da vida gosta de morrer sozinho? Ou o animal prefere a companhia das pessoas?

Essa é uma pergunta bastante interessante e complexa, já que o comportamento dos cachorros tende a ter traços do seu passado e do passado dos seus antepassados. Logo, a mentalidade de matilha interfere muito na vida dos cães, mesmo que eles já tenham sido domesticados há muito tempo. Em todo caso, veja abaixo mais informações sobre a morte dos cachorros e entenda se eles gostam mesmo de morrer sozinhos. Além disso, saiba quais são os possíveis sintomas de um cão à beira da morte.

Cachorros Gostam de Morrer Sozinhos?

É muito comum que um cachorro, logo antes de morrer, se afaste das pessoas e busque um canto da casa para definhar até perder a consciência. Isso porque o animal sente que está à beira da morte e reage com o seu instinto selvagem, mesmo que os cães sejam domésticos. Na verdade, a grande teoria a esse respeito diz que os cães se afastam das pessoas porque veem nas pessoas a sua matilha.

E, assim, como faziam na natureza, o objetivo do animal é impedir que a matilha se atrase por sua culpa ou se coloque em perigo apenas para salvar sua vida. O cachorro entende que está vulnerável quando morrendo, então não quer colocar a sua vida em perigo. Logo, o mais indicado nesses casos é respeitar o seu animal e dar espaço a ele.

Cachorro Morto na Calçada
Cachorro Morto na Calçada

Lembre-se de que é necessário respeitar o cachorro e o seu momento. Porém, você só deve fazer isso se realmente entender que já não existe mais nada a fazer para salvar a vida do cão. Caso contrário, se ainda puder ajudar, não saia de perto do animal e chame o veterinário. É importante que o profissional seja acionado nesses casos, pois apenas ele será capaz de salvar a vida do cachorro, ao menos em alguns casos.

Cachorros Sentem Que Vão Morrer?

Sim, os cachorros sentem que vão morrer. Na verdade, o mais comum é que o animal sinta mudanças por todo o seu corpo. Assim, como isso é algo anormal, o cão entende que o seu organismo está parando de funcionar e que ele pode morrer.

Logo, quando fraco e menos disposto, o cachorro tende a se esconder. Além da questão citada da mentalidade de matilha, de não colocar os outros em risco apenas por sua culpa, o cachorro ainda tenta proteger a si mesmo ao se esconder.

Cachorro na Beira do Caixão
Cachorro na Beira do Caixão

Isso porque, quando mais fraco, naturalmente o animal não poderá lutar de forma adequada pela sua vida. Há quem não acredite tanto nisso e é importante deixar claro que se trata apenas de teorias, mas há muitas confirmações práticas a respeito do tema e, ainda que você não tenha se convencido ainda, deve ao menos entender que a possibilidade ser o cão se afastar por esses motivos é muito grande. Por fim, vale dizer que os gatos também costumam se afastar das pessoas quando mais perto da morte.

Sintomas de Que o Cachorro Pode Morrer

Os cachorros costumam emitir uma série de sinais de que podem morrer, então é preciso ter atenção a esses detalhes. Na maior parte dos casos, os cães que estão perto da morte acabam por avisar de alguma maneira. Uma possibilidade, por exemplo, é o cachorro não querer sair na rua. Isso porque o animal sente que está fraco e não acha que estará protegido quando na rua.

Apesar de as pessoas transmitirem segurança aos cães, no fundo eles ainda acham que podem ser obrigados a participar de um combate a qualquer momento. Além disso, os cães que estão mais perto de morrer podem ainda ter dificuldade para respirar, pois as trocas gasosas se tornam muito mais complicadas quando alguma parte chave do organismo está comprometida.

Portanto, tenha paciência com o cachorro quando ele estiver nessa situação e tente entrar em contato com o profissional veterinário. Lembre-se de que você não sabe ao certo qual é o problema do cão e, ao tentar ajudar, pode até mesmo acelerar a morte do cachorro com algumas ações. Por fim, apenas faça carinho no cachorro e mostre que você está com ele nesse momento complicado.

Mais Sintomas de um Cão Perto de Morrer

Há muitos sintomas de que um cachorro pode morrer. Dessa maneira, é fundamental saber ler os sinais desse animal. Quando o cachorro não quer comer e nem beber água, por exemplo, há uma grande chance de que o cão estar com problemas. Isso porque os cachorros costumam gostar muito de água e comida, pois são dois aspectos necessários para a manutenção da sua vida.

Todos os nutrientes usados pelo organismo para fazer as reações necessárias são adquiridos a partir de água e alimentos. Ademais, um cão que está perto de morrer pode ter ânsia de vômito, além de batimentos cardíacos muito acelerados. Isso porque o coração é uma das grandes causas de mortes de cachorros em todo o mundo.

Quando o órgão já não é mais capaz de bombear sangue para o restante do corpo de forma adequada, pode ser que o animal sofra bastante. Por fim, é importante apontar novamente que não se deve ser impaciente com o cão nesse momento complicado. Tente entender o animal e ajudá-lo como puder, mas sem tomar atitudes das quais você não conhece exatamente as consequências. Os cachorros são muito bons para os seres humanos ao longo da vida, então é dever das pessoas retribuir da melhor forma até a morte do animal.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *