Home / Animais / Espécies De Corujas Raras

Espécies De Corujas Raras

A coruja é uma das mais belas e intrigantes aves do reino animal, seja devido a sua exótica aparência ou por conta de seus curiosos hábitos. Essas aves possuem hábitos noturnos e chamam a atenção pelo característico ruído emitido por elas, por este motivo as corujas são animais normalmente circundados por mitos e lendas.

Em todo o mundo foram documentadas cerca de 200 espécies, sendo que algumas delas são espécies de corujas raras. A maioria destas espécies se tornaram raras devido a extinção causada pela degradação do meio em que vivem e também pela caça, porém existem algumas espécies de corujas que são naturalmente raras e possuem pequena distribuição da espécie em questão.

No Brasil podemos encontrar cerca de 22 espécies de corujas, que estão espalhadas por todo o território brasileiro, habitando desde florestas até regiões de cerrado. Algo que vem sendo cada vez mais comum é a aparição dessas aves no perímetro urbano.

Espécies De Corujas Raras No Mundo

Como já foi falado anteriormente, são diversos os motivos que contribuem para que tenhamos algumas espécies de corujas raras em todo o mundo. Algumas dessas espécies são corujas típicas do Brasil.

Existem algumas que são tão raras que acredita-se até que a espécie já foi extinta, uma vez que não houveram mais registros ou aparições da mesma, como é o caso da espécie Caburé do Pernambuco.

Nos próximos tópicos iremos falar um pouco mais sobre algumas espécies de corujas raras e suas respectivas características e hábitos.

Coruja Caburé Acanelado (Aegolius harrisii)

Coruja Caburé Acanelado
Coruja Caburé Acanelado

Também conhecida como Corujinha da Barriga Amarela, a Caburé Acanelado é uma espécie de coruja que habita o continente sul americano, podendo ser encontrada inclusive em algumas regiões de mata aberta no Brasil.

É uma coruja de porte pequeno, medindo cerca de 20 centímetros de comprimento e pesando em torno de 150 gramas. Nas asas e costa da ave, a plumagem possui uma coloração marrom com pequenas manchas brancas enquanto sua barriga e face apresentam um tom de amarelo acanelado.

É uma espécie mais discreta, assim como o seu canto que pode ser considerado baixo quando comparado a outras espécies de corujas raras. Possui hábitos de alimentação e caça noturnos e dificilmente podem ser registradas, por este motivo sabe-se muito pouco a respeito da espécie.

A Caburé Acanelado é uma ave carnívora e normalmente se alimentam de pequenos roedores e aves.

Coruja Preta (Strix huhula)

Coruja Preta (Strix huhula)
Coruja Preta (Strix huhula)

A coruja preta também pode ser encontrada na América do Sul, habitando em grandes florestas. Possui uma aparência marcante e um pouco diferente das outras espécies de corujas que podemos encontrar.

Esta espécie é um animal de médio porte e mede aproximadamente 33 centímetros de comprimento além de possuir cerca de 397 gramas. Sua penugem possui coloração predominantemente negra com as bordas contornadas de branco. Além disto, as suas penas localizadas na região mais inferior de seu dorso possuem um tom levemente amarronzado.

Seu bico e suas garras possuem uma cor amarelo alaranjado e ficam ainda mais destacados pela coloração de suas penas.

Possui hábitos noturnos, porém no final do entardecer já pode ser avistada, embora seja bem difícil conseguir esta proeza. Normalmente se alimenta de insetos como besouros e baratas, mas também pode vir a se alimentar de pequenos roedores.

Coruja Bufo de Bengalas (Bubo bengalensis)

Coruja Bufo de Bengalas
Coruja Bufo de Bengalas

Essa espécie de coruja rara que leva o nome de Coruja Bufo de Bengalas, é uma coruja que pode ser considerada como rara pelo fato de poder ser encontrada somente na Índia. Podem ser encontradas em arbustos, ruínas e paredes de rochas.

Medem cerca de 56 centímetros de comprimento e sua penugem apresenta coloração que varia do castanho claro ao castanho escuro mesclado a pequenas manchas brancas. Possuem características interessantes como uma boa audição e uma boa visão.

Seus hábitos são noturnos e silenciosos. Além disto, se alimentam de pequenos roedores, aves de pequeno porte, insetos e até mesmo peixes.

Coruja Moura (Asio capensis)

Coruja Moura (Asio capensis)
Coruja Moura (Asio capensis)

Também chamada de Coruja do Pântano, a Coruja Moura é uma espécie encontrada somente em Marrocos e alguma regiões da África. Esta espécie de coruja rara costuma ser encontrada em áreas de pântano, em cima de árvores.

A Coruja Moura possui penas de cor marrom claro com pequenos pontos brancos que se mesclam em meio as demais penas. É uma ave de pequeno porte e mede cerca de 37 centímetros.

Sua alimentação é baseada na caça de pequenos roedores e insetos. Diferente de outras corujas, a Coruja Moura é uma espécie que costuma ter hábitos diurnos, se aproveitando da claridade para caçar as suas presas.

Coruja Caburé do Pernambuco (Glaucidium mooreorum)

Coruja Caburé do Pernambuco
Coruja Caburé do Pernambuco

A coruja Caburé do Pernambuco é uma espécie de coruja rara porque é considerada como uma ave extinta, com já falamos anteriormente.

Sua existência foi documentada pela última vez no Brasil, no estado de Pernambuco, porém desde então ela nunca mais foi avistada.

É uma das menores espécies de coruja, medindo apenas 14 centímetros e pesando cerca de 50 gramas. Suas penas possuem cor predominantemente marrom, porém sua barriga possui penas brancas com pequenas linhas de cor marrom. Já a sua cabeça possui plumagem marrom com um tom levemente acinzentado.

Antes de ser extinta, podia ser encontrada em florestas úmidas, normalmente ao nível do mar e há registros que indicam que sua alimentação se baseava principalmente em insetos e pequenos roedores.

O Que A Coruja Simboliza?

A coruja é um animal considerado por muitos como um símbolo do saber. Ela recebe este título pelo fato de conseguir girar totalmente a sua cabeça para trás, o que lhe permite ter uma visão geral de tudo.

Por este motivo ela também se tornou um símbolo que representa a filosofia e a pedagogia, pois são duas áreas que tentam integrar o conhecimento olhando para o todo.

Para algumas pessoas a coruja ainda pode simbolizar o ocultismo, ou algo misterioso. Isto ocorre porque esses animais possuem hábitos noturnos e por isso se criou uma espécie de lenda e superstição que rondam essas aves.

E ai? Gostou de saber um pouco mais sobre as espécies de corujas raras, seus hábitos e comportamento? As corujas são animais belos e super interessantes, ainda mais quando se trata de espécies tão diferentes das quais não estamos habituados a ver.

Veja também

Texugo Mydaus Javanensis: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Muitos animais possuem espécies bem diferenciadas e interessantes. O texugo, mesmo, tem alguns tipos bem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *