Home / Animais / O Que é Pet Terapia?

O Que é Pet Terapia?

Hoje vamos falar um pouco sobre a pet terapia, você conhece? Pois é, essa terapia ajuda a tratar pacientes em diversos aspectos como social, cognitivo, físico e emocional dependendo da necessidade individual.

O Que é Pet Terapia?

Esse tipo de tratamento deve ser feito em conjunto com uma equipe multidisciplinar, pois ela auxilia no tratamento de muitos problemas que acometem crianças, idosos e pacientes em tratamento psiquiátrico.

Nesse tipo de terapia o animal entra como um elo que liga o profissional ao paciente, mas ele tem um papel fundamental nesse caso.

Nesse tipo de terapia os animais têm papel de protagonista, é ele que entra em contato direto com o paciente que está enfrentando algum problema de saúde. Ele vai estimular a melhora do emocional e consequentemente ajudar na recuperação da doença física que ele enfrenta.

Muitas das vezes essa técnica terapêutica pode chegar a substituir medicações químicas, como acontece em alguns casos de pressão alta em pessoas na 3º idade e que é um problema sério.

Sabemos que a ansiedade e o aumento do cortisol no corpo contribui para doenças cardiovasculares que nos afetam, assim os animais têm o papel de acalmar, reduzir a ansiedade e o estresse, dessa forma prevenindo doenças.

Pet Terapia na Prática

Pet Terapia
Pet Terapia

A ideia desse tratamento é colocar o paciente em contato direto com esses animais, um exemplo é o cachorro. Dessa forma o paciente pode conversar e fazer carinho nele, esse contato direto aumenta a auto estima da pessoa, demonstra sensibilidade e faz com que ele se sinta bem e mais relaxado, dessa forma a pressão arterial pode ser controlada e a frequência cardíaca também.

Citamos os cães, mas os cavalos também são muito utilizados nesse tipo de terapia. Esses animais têm um trabalho muito incrível, são muito bem recebidos por pacientes que possuem descontrole do colesterol, da pressão arterial, burnout, pacientes com demência, que possuem esquizofrenia, mal de Alzheimer, depressão, transtorno de ansiedade e qualquer outro motivo de hospitalização.

Atualmente não existem regras definidas para este tipo de terapia, pois é tudo ainda muito novo.

Mas algumas questões são muito importantes e devem ser respeitadas, os animais devem ser muito bem tratados e seu bem estar deve ser considerado. Muito cuidado na escolha da raça a ser utilizada, pois precisa levar em conta o comportamento e a socialização. Devem ser escolhidas raças amigáveis e tolerantes.

Apesar da introdução ainda recente, muitos profissionais da saúde já vem utilizando essa técnica dentro de suas necessidades e dos seus pacientes. Isso só prova que o amor e o afeto são um grande remédio para o ser humano, pois a relação de cumplicidade entre o homem e o animal é muito verdadeira.

Aqui no nosso país os animais que mais vem sendo utilizados pelos profissionais são os cães e os cavalos.

Cães X Pacientes

Os cachorros são muito utilizados também pois são muito fáceis de transportar, levar para os hospitais, para clínicas e casa dos pacientes. Além disso, espaço para eles não é um problema, o que facilita muito também.

Os cães são famosos por amar sem esperar nada em troca, por isso podemos confiar no sentimento puro desses animais incríveis.

Além disso, recebem amor muito bem também, gostam de se sentir úteis, adoram brincar e deixam as pessoas felizes.

Por isso os benefícios desse contato já foram comprovados cientificamente, e é uma recomendação médica segura, especialmente nos casos de hipertensão.

Benefícios da Pet Terapia

Quando estamos em contato com um animal que amamos, a gente sente uma forte ligação de amor e acabamos melhorando nosso estado geral.

É comum os cachorros sempre serem lembrados, mas outros animais como gatos e até mesmo podem ser utilizados, tudo depende da identificação do paciente.

De acordo com estudos, podemos afirmar que bastam cerca de 15 minutos por dia de contato com esses pequenos que podem promover melhora bem significativa no bem estar da pessoa. Controlando problemas de saúde como redução do estresse, da depressão, ansiedade e todas as outras que vem a partir dessas.

É por esse motivo que nos sentimos tão bem e felizes quando estamos perto dos nossos animais de estimação. Imagina conviver todos os dias e o dia todo com esses bichinhos, quantos benefícios não podemos ter?

Estudos apontam que esse vínculo entre homem e animal podem melhorar diversos questões importantes para o homem como por exemplo a execução de atividade física ao brincar com o pet, relação intensa de amizade trazendo segurança emocional, aumento na autoestima, sentimento de afeto e cuidado, melhora na concentração, melhora da memória, melhora na comunicação e socialização.

Saiba que essa técnica de terapia não precisa especificamente de um profissional de saúde acompanhando, por este motivo ter um animal de estimação em casa pode promover todos esses benefícios.

Especialmente para pessoas portadoras de problemas emocionais que envolvem depressão e ansiedade, pessoas em processo de luto, portadoras de transtorno de borderline e outros que podem se beneficiar e muito tendo um pet em casa.

Você vai estabelecer afeto com um ser, vai trocar sentimentos verdadeiros, vai se sentir amado e cuidado, vai se exercitar ao brincar ou passear com seu cão e vai sentir seguranças. Além disso, ter responsabilidades com o animal pode te fazer bem, cuidar da comida dele, dar banhos e dar um passeio vão fazer que sejam parceiros de vida.

Saiba que em nosso país essa terapia já foi reconhecida e chancelada pelo CFM e também pelo COFFITO.

Equinoterapia

É impossível falar de pet terapia sem citar a equinoterapia, nesse caso são utilizados cavalos no tratamento auxiliar de pessoas que tiveram AVC, DDA, PC, Síndrome de Dow, TEA entre outras doenças degenerativas.

É interessante que essa técnica pode ser feita em grupo, socializando todos os pacientes e animais onde fazem algumas manobras no animal melhorando a parte física e emocional.

Pois dessa forma o cérebro consegue entender esse movimentos e tenta responder o mais rápido possível, sendo estimulado totalmente. Junto também ajuda no equilíbrio e na concentração.

Veja também

Flor de Goiaba

Pode Plantar Goiabeira em Vaso?

Se você se interessa em plantar uma bela goiabeira em sua casa, mas infelizmente não …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.