Home / Animais / Existe Akita de Olho Azul?

Existe Akita de Olho Azul?

Akita é uma raça de cachorro oriunda do Japão, que teria surgido a cerca de 3.000 anos atrás. Muitos sustentam a teoria de que os primeiros indivíduos teriam surgido anteriormente na Europa e, com a chegada ao Japão, teriam aprimorado a genética.

No Japão, esses cães são muito empregados dentro da polícia em razão do seu instinto protetor e por serem animais bastante silenciosos, eles também possuem facilidade em lidar com as variadas situações desafiadores que este meio apresenta.

Um cão Akita em boas condições de cuidado pode atingir a expectativa de vida de 10 a 12 anos.

Um exemplo de cão Akita pode ser visto no cinema, através do filme “Sempre ao seu lado”, o qual é baseado em uma história real que teria acontecido no Japão.

Os olhos do cão akita são de coloração marrom-escuro na maioria das vezes, no entanto, muitas raças apresentam casos nos quais há exceção na coloração dos olhos em razão de múltiplos fatores.

Mas, afinal, existe Akita de olho azul?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

O Cão Akita ao Longo da História

O nome Akita faz alusão à região do Japão na qual este cão teria surgido. Em tempos mais antigos, foi muito utilizado para auxiliar na caça de cervo e ursos.

Os primeiros cães Akita possuíam traços bastante semelhante à raça de cães spitz, esses traços foram diminuindo a medida que houve cruzamento com outras raças, ou seja a partir do século XVII.

Um dos momentos históricos importantes nos quais houve cruzamento de Akita com outras espécies foi na Segunda Guerra Mundial. Nesse período, todos os cães foram confiscados pela polícia, com exceção dos pastores alemães. Como medida estratégica, os criadores de cães obcecados pela raça Akita, cruzaram os seus cachorros com o pastor alemão, de modo a enganar a polícia.

No entanto, os esforços realizados na Segunda Guerra popularizaram a raça e removeram a pureza de sua linhagem. Vários novos cruzamentos foram realizados até a retomada da linhagem original.

Atualmente, a raça Akita é protegida pelo estado japonês. Uma das medidas adotadas pelo governo, desde 1908, é proibir o emprego desses cães em jogos de rinha.

Akita Características

Akita Características
Akita Características

Esses cães possuem duas camadas de pêlos. A mais externa é formada por pêlos duros e retos; ao passo que, a camada interna é formada por pêlos macios e densos. Na cauda, os pêlos são mais longos do que o restante do corpo.

A coloração dos pêlos é variável entre o branco, o tigrado e o vermelho-fulvo. Mesmo com a variação na coloração geral, esses cães apresentam necessariamente a coloração branca na área das bochechas, pescoço, tronco, peito e cauda.

O tamanho do Akita varia entre 58 a 71 centímetros e o seu peso entre 34 a 54 quilos. O tamanho da sua cabeça é proporcional ao porte corporal, a testa é larga e o focinho ligeiramente comprido. Os olhos são considerados pequenos e possuem formato triangular, assim como coloração marrom-escuro. As orelhas são grossas e também apresentam formato triangular, no entanto são arredondadas nas pontas.

Existe Akita de Olho Azul?

Possivelmente não. Até os dias atuais não há relatos de Akita com esta característica.

Cães com olhos azuis pertencem à raças como o Huschy Siberiano, Australian Shepherd, Border Collie, Dálmata, Pastor das Ilhas Shetland e Weimaraner.

Cães da raça Husky Siberiano também podem apresentar um fenômeno conhecido como heterocromia, no qual há um olho de cada cor. Para a raça Australian Shepherd, de acordo com a predisposição genética, há muitas possibilidades de coloração da íris, sendo que, em alguns casos, a mesma íris pode ter duas cores diferentes.

Para a raça Border Collie, os olhos podem ter cor azul ou marrom; já para os dálmatas, os olhos azuis são extremamente raros e encontrados apenas em indivíduos surdos ou com predisposição à surdez. Em relação à raça Pastor das Ilhas Shetland, a cor dos olhos também está relacionada à surdez.

Os cães com os olhos azuis mais marcantes pertencem à raça Weimaraner. Além do azul intenso e vívido, esta coloração também muda com o tempo, e, aos três meses de idade, torna-se turquesa ou esverdeado; com um ano de idade, é de cor âmbar.

Íris azul, ou simplesmente em tonalidade clara, está relacionada a fatores como efeito colateral do gene Merle, problemas pigmentares, albinismo e alterações pontuais nos genes que regulam separadamente a tonalidade dos olhos.

Cuidados Necessários na Criação de um Cão Akita

Um dos cuidados necessários para quem cria Akita como PET é realizar a escovação semanal dos seus pêlos, pois, dessa forma, é possível evitar a queda de pêlo em excesso Particularmente, durante estações como o verão e a primavera, é necessário escovar esses pêlos com maior frequência, visto que pêlos mortos podem ficar em tufos presos ao longo do corpo.

Em relação aos cuidados com a saúde, recomenda-se a realização periódica de exames de quadril, cotovelos e olhos. As articulações do animal merecem atenção, visto que o mesmo cresce de tamanho muito rapidamente, fator que pode contribui para o aparecimento de displasia do cotovelo e displasia coxofemoral (do quadril); também há risco para problemas renais.

Uma forma de evitar esses danos articulares é evitar superfícies duras e chãos escorregadios, assim como evitar carregar o animal, visto que ele é muito pesado e pode ser derrubado com facilidade. As brincadeiras ideais ocorrem no gramado.

Outros cuidados referem-se à escovação regular dos dentes, de modo a prevenir contra a formação de tártaros e placas bacterianas; realização das vacinas e aplicação regular de produtos contra pulgas e carrapatos.

O Cão Akita é extremamente ativo e se entedia com facilidade, gosta de brincadeiras e exercícios em espaços amplos, no qual possa correr e mover-se com facilidade. Não possui certa facilidade em receber ordens, no entanto, deve ser adestrado com paciência com a utilização de um sistema de carinho e recompensas (tal como ocorre com todos os cães).

Esse cão adora exercícios, e a recomendação é que realize pelo menos 40 minutos de caminhada diária.

*

Agora que você já conhece importantes características sobre o cão Akita, continue conosco para aprender um pouco mais sobre o mundo animal. Aliás, aqui você também encontrará artigos relacionados à botânica e à ecologia de modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Guia de Raças. Akita. Disponível em: <http://www.guiaderacas.com.br/akita.shtml>;

Meus animais. Raças de cães com olhos azuis. Disponível em: <https://meusanimais.com.br/racas-de-caes-com-olhos-azuis/>;

Pet Love. Tudo Sobre Akita. Disponível em: <https://www.petlove.com.br/akita-inu/r>.

Veja também

Galinha Penedesenca: Caracteristicas, Ovos, Como Criar e Fotos

Ao longo dos últimos anos os animais sempre foram nossos fiéis companheiros, seja como trabalhadores, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *