Home / Animais / Cachorro com Alergia a Produtos de Limpeza: O que fazer?

Cachorro com Alergia a Produtos de Limpeza: O que fazer?

Os cães são os animais domésticos mais leais. Sua relação de companheirismo e amizades com os seres humanos é realmente intrigante e encantadora. Outra característica da personalidade desses animais é a sua curiosidade inerente, contudo, mesmo que seja recomendável, explorar novos ambientes pode expor o animal a certas vulnerabilidades, implicando no aparecimento de quadros com as reações alérgicas.

Neste artigo, você conhecerá algumas dicas sobre como proceder nos casos em que os cães manifestam alergia a produtos de limpeza.

Então venha conosco e boa leitura.

Conhecendo Prováveis Causas de Alergia Canina

A alergia em si é um mecanismo de defesa quando o organismo, ou a proteção cutânea, entra em contato com uma substância indesejável. Todavia, em alguns casos, esse mecanismo de defesa pode sair do controle.

A alergia canina pode ser desencadeada por muitos fatores ambientais, sendo que as causas mais comuns são produtos de limpeza, poeira, picadas de insetos, flores e plantas, assim como sensibilidade alimentar.

No caso das alergias alimentares, os alergênicos mais comuns são a soja, o milho, o trigo, a carne bovina, assim como carne de frango ou de cordeiro (logo, aconselha-se dar preferência à alimentação com ração).

No caso das alergias por ação de ectoparasitas (pulgas e carrapatas), a recomendação é sempre observar áreas externas, assim como zonas específicas tais como rodapés, batente de porta e frestas no piso. O cuidado com o pêlo do cão, através da realização de escovação e tosagem regular, também auxilia a prevenir contra o quadro.

Convém lembrar que a pele é um órgão de barreira importantíssimo, possuindo capacidade de refletir o que ocorre no organismo, bem como ‘receber’ a agressão em primeira mão.

Sinais e Sintomas de Alergia Canina

A intensidade da manifestação alérgica depende do organismo do animal, bem como do agente causador. No entanto, há alguns sinais e sintomas referentes ao quadro apontados com maior regularidade pelos veterinários, são eles a coceira intensa, queda dos pêlos, lambedura excessiva da pele (principalmente em áreas como o dorso e patas), sujidade ao redor da área dos olhos (vulgo, “remela”), feridas e vermelhidão na pele, inflamação dos ouvidos (otite), vômitos e diarreia, tosses e espirros, assim como até mesmo insuficiência respiratória (para os casos mais graves e urgentes).

Tipos de Produtos Químicos Proibidos Para Animais

Produtos Químicos Proibidos Para Animais
Produtos Químicos Proibidos Para Animais

Alguns cosméticos, perfumes e itens de limpeza podem causar reações alérgicas tanto em seres humanos quanto em cães.

No caso dos cães, é importante que os donos não deixem produtos de limpeza em locais acessíveis ao animal, assim como é importante que evitem realizar faxinas pesadas com algum cãozinho por perto.

Produtos de limpeza podem ser deixados ocasionalmente ao alcance do cão em cômodos como o banheiro.

Produtos químicos altamente prejudiciais aos animais comprovadamente incluem aqueles que contêm substâncias como o ácido bórico, ácido sulfúrico, ácido fosfórico, peróxido de sódio, silicato de sódio, amônia, óxido de cálcio, hipoclorito de sódio, cloro, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, treitanolamina, bissulfeto de sódio, hidróxido clorídrico, hidróxido oxálico e hidróxido sulfúrico.

Uma dica importante para os criadores de cães ou outros animais é checar a descrição química dos produtos de limpeza comprados e, caso possível, evitar a compra daqueles que contenham produtos nocivos. Mesmo que essa dica estiver sendo cumprida, recomenda-se que os outros produtos de limpeza também sejam desejados fora do alcance desses animais.

Alternativas Saudáveis aos Produtos de Limpeza Convencionais

Vivemos a era do ecologicamente correto. Este conceito vem se ampliando para a alimentação, cosmetologia e até mesmo para os produtos de limpeza, mais especificamente produtos de limpeza destinados aos dejetos dos cães.

Já é possível encontrar sprays com ação bactericida para serem espirrados em cima da urina do animal. O produto promete ação bactericida e eliminação do odor, sem emissão de cheiros fortes e emissão de substâncias tóxicas.

Outra opção é o tapete higiênico, o qual é altamente absorvente e evita que as patinhas do cão se molhem com urina.

Há ainda a possibilidade de desinfecção através de uma solução preparada na hora, contendo 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre branco. A dica de secar o excesso de urina do animal com papel toalha, polvilhar bicarbonato de sódio e após a secura total, aspirar o local.

Mesmo com a recomendação referentes aos produtos de limpeza. Manter a higiene regular do local é um ato de amor tanto para conosco, quanto para a família e os animais que nela habitam. A higiene também previne outras alergias, como, por exemplo, as de natureza dermatológica.

Cachorro com Alergia a Produtos de Limpeza: O Que Fazer?

No aparecimento dos sinais e sintomas característicos de alergia, recomenda-se procurar atendimento veterinário. O tratamento para aliviar o quadro pode envolver várias etapas, dentre elas a administração de antialérgicos injetáveis ou orais (corticoides e anti-histamínicos). O antialérgico deve ser receitado por especialistas, em virtude da necessidade de seguir a dosagem correta. Administração de qualquer dosagem pode gerar um problema secundário: a intoxicação.

Um mesmo cão pode ter mais de um tipo de alergia. A causa da alergia poderá ser determinada através de exames específicos. Por exemplo, existe um exame chamado Spot Test que, por meio da análise sanguínea do cão, avalia mais de 90 componentes alergênicos presentes no ambiente.

É comum que as alergias também demandem tratamento para reduzir a inflamação. Caso se manifeste alguma infecção bacteriana secundária ao quadro, o veterinário poderá prescrever antibióticos específicos.

A utilização de produtos de limpeza especiais, assim como o auxílio da homeopatia, também contribui para aliviar o problema.

*

Agora que você já conhece sinais e sintomas, prevenção e conduta frente a um cão com alergia a produtos de limpeza; nossa equipe o convida a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Blog Petz. Reação alérgica em cachorro: saiba quais os riscos do problema. Disponível em: < https://www.petz.com.br/blog/cachorros/reacao-alergica-em-cachorro/>;

DogHero. Alergia em cachorro: o que é, sintomas e tratamento. Disponível em: < https://love.doghero.com.br/doencas/alergia-em-cachorro/>;

MADI, R. Cachorro Gato- Tudo sobre cachorros e gatos. Tipos de produtos químicos proibidos para animais. Conheça as substâncias dos produtos químicos proibidos para animais e como usar itens comuns para a limpeza da casa. Disponível em: < https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/produtos-quimicos-proibidos-para-animais/>.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *