Home / Animais / Borboleta Mórmon: Características, Nome Cientifico e Fotos

Borboleta Mórmon: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os animais são parte essencial da vida no planeta Terra, já que sem os animais sequer haveria tanto sentido em existir outras formas de vida na Terra. Logo, parte fundamental desse ciclo natural, é importante entender o papel de cada animal ao longo dos ciclos que existem no mundo.

Dessa forma, antes de tudo é preciso fazer com que os animais tenham um ambiente de vida mais adequado, de forma a desenvolver aquilo que nasceram para fazer, como habilidades naturais da espécie e demais peculiaridades de cada tipo animal.

De toda forma, a começar pela queda no crescimento do desmatamento em ambientes naturais, é possível fazer diversas coisas para tornar os animais menos ameaçados por todas as ações das pessoas. Portanto, é muito importante que cada um tome as melhores atitudes possíveis durante o dia a dia, pois isso já fará com que todo o ambiente seja mais bem preparado para o nascimento das futuras gerações animais.

Quem sofre bastante com isso, portanto, é borboleta. Animal que precisa muito das árvores para se proteger, a borboleta acaba por ser prejudicada quando se trata do crescimento das grandes cidades, destruindo florestas secundárias e bosques em todo o mundo.

Dessa forma, sem a proteção das árvores, esse tipo de animal acaba por ficar muito mais exposto ao ataque dos predadores. Em alguns casos, por exemplo, as borboletas fazem uso de locais altos para evitar predadores como ratos e formigas, o que pode ser um grande problema quando não há esse tipo de local mais alto no ambiente natural.

Borboleta Mórmon no Jardim
Borboleta Mórmon no Jardim

De qualquer maneira, é importante entender que, além disso, as fortes luzes das cidades pode ser um problema também muito considerável para o voo das borboletas, que se veem acuadas e sem muitas opções de manter o seu modo de vida.

Conheça a Borboleta Mórmon

Por conta de todos esses motivos é fundamental que as pessoas prestem mais atenção nos animais de todo o mundo, pois o conhecimento fará com que o habitat desses animais ganhe em preservação, assim como a preservação fará com que seja possível analisar ainda mais toda a cadeia animal. Esse é o caso da Borboleta Mórmon, um tipo de animal muito interessante e que se encontra em níveis não muito positivos de conservação.

Dessa forma, a Borboleta Mórmon é muito comum ao longo de toda a Ásia, não sendo um tipo de borboleta que pode ser vista com facilidade em outros continentes. Isso porque, por mais que haja alguns exemplares da Borboleta Mórmon em algumas partes do mundo, em linhas gerais esse tipo de animal é muito mais comum na costa da Ásia.

Borboleta Mórmon Pousada na Flor
Borboleta Mórmon Pousada na Flor

De toda maneira, a Borboleta Mórmon é conhecida pelo fato de conseguir se camuflar muito bem no ambiente, sendo capaz de passar desapercebida em meio ao local em que está. Esse tipo de habilidade é muito útil para esse tipo de animal, já que as borboletas possuem muitos pre4dadfores e não são nada eficazes quando se trata de uma disputa corpo a corpo.

Origem do Nome da Borboleta Mórmon

O nome da Borboleta Mórmon pode ser um tanto quanto confuso em um primeiro momento, mas é possível entender melhor esse tipo de nome popular ao pesquisar um pouco mais sobre o animal.

O que acontece é que a Borboleta Mórmon possui uma habilidade muito interessante, que é a de conseguir se camuflar no ambiente de maneira fácil e rápida, muitas vezes até mesmo sendo capaz de fazer com que as pessoas e outros animais pensem que a Borboleta Mórmon é outro tipo de mariposa. Assim, por essa capacidade toda de fazer com que ninguém seja capaz de notar a sua presença, a Borboleta Mórmon é comparada aos mórmons, que pertencem a um tipo de religião em que, no passado, a poligamia era permitida.

Contudo, ao longo dos anos essa explicação foi perdendo sentido e, na prática, a Borboleta Mórmon possui esse nome atualmente mais pela cultura popular, que já se acostumou a chamar a mariposa assim. Quanto à capacidade de adaptação, a Borboleta Mórmon por vezes faz com que nem mesmo uma pessoa muito atenta seja capaz de a encontrar na natureza, já que a sua cor escura também pode ajudar bastante nesse aspecto.

Borboleta Mórmon na Folha
Borboleta Mórmon na Folha

Nome Científico e Razão da Camuflagem da Borboleta Mórmon

A Borboleta Mórmon atende pelo nome científico de Papilio polytes, sendo conhecida na prática como Borboleta Mórmon.

Muito eficiente quando se trata de se camuflar em meio ao ambiente, esse tipo de animal é capaz de fazer com que um outro animal ou até mesmo as pessoas não sejam capazes de encontrá-lo. Contudo, nem todos os exemplares da Borboleta Mórmon podem fazer isso, sendo que na grande maioria das vezes apenas algumas fêmeas são capazes de realizar esse processo de camuflagem de forma tão eficiente.

Após intrigar a muitos pesquisadores, o questionamento de por que apenas algumas fêmeas consegue se camuflar tão bem fez com que fosse possível chegar até o real motivo para esse fato.

Acontece que, na prática, a Borboleta Mórmon possui uma espécie de “supergene” que faz com que o animal não possa ser visto por outros de forma fácil, sendo capaz de realizar um processo de camuflagem de maneira mais eficiente. Na verdade, ao longo do processo de evolução, esse gene fez com que a Borboleta Mórmon que soubesse se camuflar ou imitar outras borboletas conseguisse sobreviver de forma mais fácil em relação a outras.

Predadores da Borboleta Mórmon

A Borboleta Mórmon possui os principais predadores de uma borboleta comum, já que, dessa forma, os animas que mais atacam esse tipo de mariposa são os ratos, os pássaros e as grandes formigas. Contudo, o cuidado maior deve ser com os pássaros, que podem voar sobre a Borboleta Mórmon e fazer com que esse tipo de animal se transforme em presa fácil, a depender do local e da situação vivida.

Logo, muitas vezes a Borboleta Mórmon é morta por pássaros. Contudo, pelo fato de saber imitar outros tipos de borboletas e também por saber se esconder, a Borboleta Mórmon costuma viver um pouco mais que outras mariposas.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *