Home / Animais / Qual a Quantidade de Formigas no Mundo?

Qual a Quantidade de Formigas no Mundo?

As formigas fazem parte do maior grupo de insetos do mundo. Elas pertencem ao Filo Pertencentes ao Filo Artrópoda e à ordem Hymenoptera. Para se ter uma ideia esse animal pode ser encontrado em todas as parte dos mundos. Os únicos locais que não podemos encontrar formigas são  nos gelados polos, localizados na Antártida.

Vivem em forma de colônias e possuem uma formiga rainha , que é responsável pelo comando de toda a sociedade. Além disso, é também a formiga rainha que cuida do processo de reprodução. Durante o acasalamento os machos acabam morrendo.

Quantas Formigas Existem no Mundo?

Está preparado para descobrir quantas formigas existem aproximadamente no mundo? Pois saiba que existem 10,000,000,000,000,000 de formigas no nosso planeta. Ufa! É muita formiga, não é? Todos nós sabemos que uma única formiga não é pesada. Mas você  consegue acreditar que o peso total desses insetos representa um quarto da “biomassa” total?

Existem também formigas enorme como é o caso da formiga africana Dorylus wilverthi,  que pode atingir cinco centímetros. Existe registro de que já existiu na Terra uma espécie de formiga que conseguiu atingir quase sete centímetros. Imagina só como deve ser a picada desse “ bichinho”?

Outra incrível curiosidade dessa espécie é que elas podem carregar  até cem  vezes mais que o seu próprio peso. Esses insetos são bem fortinhos, hein?

Características Físicas das Formigas
Características Físicas das Formigas

Características

As formigas apresentam antenas, olhos, pernas e mandíbula. Essa última é responsável pela alimentação do animal e possui grande capacidade de corte e mastigação. Algumas espécies se alimentam de fungo, néctar das plantas e restos de alimentos em decomposição. Além disso, também existem formigas carnívoras.

A comunicação entre as formigas é algo que acontece de forma muito efetiva. Por meio de feromônios, uma substância química, que faz com que elas se comuniquem  e consigam enviar um aviso para as outras “colegas”. Elas podem ser animais muito agressivos dentro da sua colônia e podem escravizar outros membros da sua comunidade, inclusive, os filhotes.

As funções entre as formigas também são bem definidas. Existem animais responsáveis pela segurança do ninho, as que trabalham fazendo túneis e aquelas que partem em busca de alimentos.  Das mais de 18 mil espécies de formigas, aproximadamente 2 mil delas habitam o Brasil e são responsáveis por verdadeiros estragos nas plantações.

As Transformações das Formigas

Tal quais as lagartas, as formigas também passam por um processo de metamorfose. Iniciam a sua vida em ovos, viram larvas e depois se transformam num individuo adulto.  As rainhas são responsáveis pela reprodução, as operárias trabalham e mantém as funções do ninho e os machos respondem apenas pela questão reprodutiva.

Os machos permanecem no ninho até a fase da reprodução. Depois disso, realizam o chamado “voo nupcial” e morrem logo após a cópula. Já as fêmeas perdem suas asas e seguem para os mais variados locais onde começa a construir sua nova colônia.

Um formigueiro é considerado maduro com 4 anos de idade e o processo de reprodução pode acontecer durante todo o ano nos locais mais quentes. Já nas localidades mais frias a colônia acaba hibernando e espera a chegada do calor. Uma rainha pode chegar a botar milhares de ovos em toda a sua vida.

Alimentação E Estrutura Do Formigueiro

Estrutura Do Formigueiro
Estrutura Do Formigueiro

O formigueiro é uma estrutura bem complexa. O que nós conseguimos observar no solo é apenas uma minúscula parte do que essa comunidade representa. A complexidade de tuneis e  galerias é uma das coisas mais interessantes dos formigueiro. Além, claro, da rígida divisão de tarefas pelos atores que compõe essa “grande família”.

Os insetos geralmente escolhem regiões próximas de locais que possuem abundância de alimentos e que não possuem muita umidade.  Um dados bem interessante sobre como vivem as formigas foi divulgado pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia.

Pode parecer brincadeira, mas segundo a pesquisa, o segredo da eficiência do trabalho das formigas é que apenas 30% delas fazem quase todo o trabalho, enquanto o restante fica a maior parte curtindo um puro e completo ócio.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas colocaram formigas em um recipiente e identificam o comportamento delas no experimento. O resultado? Enquanto algumas delas trabalhavam duramente cavando os buracos, outras descansavam tranquilamente. Os pesquisadores concluíram que o segredo para a escavação eficiente de túneis por formigas de fogo era que 30% das formigas faziam 70% do serviço. Muito interessante, não é?

Curiosidades das Formigas

Para encerrar, separamos algumas curiosidades sobre esses bichinhos. Confira:

  •   A formiga-bala possui o ferrão considerado o mais doloroso do mundo! O nome já diz tudo: é como ser atingido por uma bala!
  • As formigas podem chegar a viver por até 30 anos.
  • As formigas possuem ouvidos, mas algumas espécie são cegas. As antenas são muito importantes para que elas possam se localizar.
  • O maior formigueiro foi encontrado na Argentina e media mais 3.700 milhas.
  • Esse pequeno bichinho podem causar muito prejuízo. Para se ter uma ideia elas causam um prejuízo de mais de 3 bilhões de dólares por ano. Isso acontece porque além de destruir plantações, elas também picam humanos e animais domésticos causando muitos transtornos e problemas de saúde.
  • As formigas tem o costume de capturar outras espécies do inseto para torná-las escravas. Elas obrigam as suas “coleguinhas” a fazerem as tarefas da sua própria colônia. Espertinhas, não é?
  • A mais antiga formiga conhecida, uma espécie de formiga primitiva e agora extinta chamada Sphercomyrma freyi , foi encontrada em Cliffwood Beach, Nova Jerse

Ficha Técnica das Formigas

Formiga Fotografada de Lado
Formiga Fotografada de Lado

Veja algumas informações sobre as características mais importantes das formigas:

Tamanho: até 2,5 centímetros, dependendo da espécie.
Tempo de vida: de 5 a 15 anos, dependendo da espécie.
Alimentação: insetos, néctar e sementes.
Onde vive: colônias, formigueiros.

Veja também

Moreia Características Físicas

Comportamento da Moreia: Hábitos e Modo de Vida do Animal

Moreias vivem em áreas rochosas, entre marés, recifes de coral, manguezais, riachos de maré, portos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *