Home / Animais / Quais as Diferenças Entre Ostra, Mexilhão e Marisco?

Quais as Diferenças Entre Ostra, Mexilhão e Marisco?

Ostras, mexilhões, vieiras e ameijoas são bastante semelhantes e são da mesma família que lesmas do mar, polvos e caracóis.  Todas essas criaturas sem casca pertencem à família dos moluscos. Ostras, mariscos e mexilhões são os favoritos da família, e normalmente colhidos ou cultivados para refeições saborosas. O termo marisco se refere a qualquer molusco marítimo comestível.

As formas e tamanhos da família dos moluscos variam muito, na aparência, todos são muito semelhantes. As ostras costumam ter conchas redondas ou ovais, as conchas de mexilhão são mais oblongas, as conchas de ameijoas são tipicamente mais curtas e agachadas, e podem ser lisas, enquanto vieiras têm a forma icônica de concha do mar.

Quais as Diferenças Entre Ostra, Mexilhão e Marisco?

Ostra – É qualquer de vários comestíveis, marinho, bivalves moluscos da família Ostreidae,  que têm uma forma irregular em forma de concha, que ocorrem sobre a parte inferior de ou aderentes  a pedras ou outros objetos no raso água.

As cascas de ostras são redondas ou ovais e têm uma superfície áspera e cinza. Definitivamente, não são bonitas, mas elas compensam isso com sua capacidade de criar belas pérolas. Embora as ostras que comemos não possam realmente se tornar um belo par de brincos, elas ajudam a filtrar a água e fertilizar as plantas.

São as mais densas em nutrientes, mais caras e têm um sabor bastante bom com suco de limão e molho picante. Alguns são salgados e outros têm um sabor doce, e seu sabor depende da estação, da água e da preparação. Ostras são conhecidas por sua reputação de afrodisíaco. As ostras são a maior fonte única de zinco na dieta, que o corpo usa para produzir testosterona.

Mexilhões – Estes moluscos finos e sem casca são uma fonte de alimento há mais de 20.000 anos, e por boas razões. Eles são incrivelmente saudáveis ​​e têm um ótimo sabor em um molho de manteiga de vinho branco, que provavelmente cancela os benefícios à saúde. Mas vale totalmente a pena.

Os mexilhões começaram a aparecer em todos os menus gourmet do mundo, por duas razões principais. Eles levam ingredientes simples para preparar e podem estar na mesa em minutos. Os mexilhões não são apenas perfeitamente combinados com um vinho branco, manteiga e caldo de alho, mas também contêm uma grande quantidade de nutrientes:  Vitaminas B, zinco, selênio e proteína.

Vieiras – Quando você come uma vieira, está realmente mordendo um músculo. Eles têm uma textura semelhante a um peixe e não possuem a textura viscosa que acompanha os outros dois. As vieiras doces e leves parecem ter sido formadas em um molde circular perfeito e impressionante e têm benefícios de saúde impressionantes. As vieiras são ricas em magnésio, B12, zinco, selênio e cargas de proteínas.

Ameijoas e vieiras podem se movimentar em seu ambiente, enquanto mexilhões e ostras estão enraizados em qualquer lugar que prendem sua concha.  As vieiras se movem batendo palmas. As ameijoas se movem abrindo a concha e estendendo um pé grande que eles usam para se empurrar ao longo da superfície, o “pé” na verdade se parece mais com uma língua enorme! Os mexilhões também têm pés, embora prefiram permanecer presos ao substrato.

Vieiras
Vieiras

Ostras e amêijoas, por outro lado, podem se tornar enormes! A maior ostra descoberta foi de cerca de 15 polegadas, e as amêijoas gigantes podem atingir um enorme tamanho de um metro e oitenta. De fato, um desses moluscos enormes produziu uma pérola de quatorze libras.

Como Consumir Moluscos

As vieiras são uma ótima opção para começar, porque são deliciosas quando grelhadas e têm uma textura semelhante à dos peixes quando cozidas. As vieiras costumam ser vendidas congeladas, mas se tiver sorte, poderá encontrar vieiras frescas (nesse caso, é altamente recomendável servi-las cruas). As vieiras combinam bem com bacon, chouriço, carnes curadas e têm um sabor ligeiramente doce e suave.

Amêijoas são encontradas em água doce e às vezes também são consumidas cruas, mas também são ótimas candidatas a fritar e empanar. Amêijoas são uma boa opção se você está dando os primeiros passos com a sua incursão na família dos moluscos – uma sopa de amêijoa cremosa é uma escolha sólida quando você ainda é iniciante.

Consumir Moluscos- Mexilhões
Consumir Moluscos- Mexilhões

Mexilhões são alimentos básicos: esses bivalves cozinham rapidamente e absorvem o sabor do caldo, molho ou mignonette com os quais você os prepara. Ao procurar um bom mexilhão , verifique se as conchas estão bem fechadas e se todas elas ainda estão vivas; remova a “barba” na lateral da concha enquanto a limpa e descarte qualquer mexilhão que abrir.

Ostras são os moluscos de água salgada conhecidos por produzir pérolas. As ostras não são uma escolha iniciante – são moluscos de nível especializado que exigem comprometimento total. Os amantes de ostras declaram que não há nada como o sabor fresco e salgado de uma ostra fresca, mas para os amadores a textura pode ser um desafio. As ostras são cultivadas em baías e estuários.  As ostras podem ser preparadas de quase todas as maneiras possíveis, mas devem ser comidas vivas ou consumidas rapidamente após o cozimento. . Semelhante ao vinho, as ostras são frequentemente descritas como ganhando sabor a partir do ambiente.

Superstições Relacionadas a Conchas

As vieiras simbolizam a feminilidade em muitas culturas. A concha externa representa a capacidade de proteção e carinho que uma mãe possui. A famosa pintura da deusa romana do amor e da fertilidade, Vênus, pintada por Botticelli, inclui uma concha de vieira. Além disso, nas culturas antigas, um jovem casal que desejava ter filhos teve que fazer uma peregrinação e muitas vezes carregava uma concha de vieira como símbolo de ganho de habilidades férteis.

No cristianismo, a concha de vieira é frequentemente vista como um símbolo de uma peregrinação, graças ao uso de uma concha de vieira pelo apóstolo São Tiago, o Grande, que viajava com uma concha e só pedia aos que encontrava o suficiente para encher a concha – seja um pequeno gole de água ou um bocado de comida. A concha de vieira agora também aparece em muitas obras de arte religiosa ocidental. As amêijoas eram adoradas pelo povo moche do antigo Peru e usadas como dinheiro pelos índios algonquinos.

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *