Home / Animais / Macaco-Barrigudo-da-Cauda-Amarela: Características e Fotos

Macaco-Barrigudo-da-Cauda-Amarela: Características e Fotos

O macaco barrigudo da cauda amarela, ou Oreonax flavicauda é monotípico, ou seja, o único membro do gênero Oreonax.   A idéia do macaco de lã de cauda amarela em um gênero separado dos outros macacos de lã  foi proposta no início do século 20 com base em diferenças na morfologia dentária .

Os macacos de lã de cauda amarela foram descobertos originalmente no início do século XIX. Com o tempo, no entanto, eles foram extintos. E finalmente, em 1974, essa espécie foi descoberta novamente.

Como é um dos primatas menos conhecidos, são escassos os dados sobre muitos aspectos da ecologia e biologia comportamental de macaco barrigudo da cauda amarela.  Nos casos em que faltam dados,  a ficha técnica do macaco lanoso ( Lagothrix sp. ), devido a similaridades presumíveis entre as espécies, fornece algumas informações relevantes.

Características

Os macacos barrigudos da cauda amarela são grandes e robustos, com pelo grosso e lanoso, um rosto peludo e uma cauda preênsil com uma mancha sem pelos na parte de baixo.  Seu pelo é um pouco mais longo e mais denso que os outros macacos lanosos.  São mogno profundo ou cobre, mais escuros na parte superior do corpo e na cabeça, onde é quase preto, com uma mancha esbranquiçada ao redor da boca, que se estende do queixo até os olhos.  Os machos são um pouco mais escuros do que as fêmeas . As extremidades da cobertura de pelos são quase negras. Existe alguma coloração avermelhada na região lombar e na cauda, e a barriga possui um longo pelo marrom escuro.

A característica da espécie (e a que dá nome à espécie) é a pelagem amarelada da extremidade interna do último terço da cauda.  Essa coloração não está presente em bebês e juvenis. Também o separa morfologicamente dos outros macacos lanudos, como seu tufo de pelos pubianos amarelos proeminentes e longos (mais proeminente nos machos) e certas características distintas do crânio e da dentição decídua.  Vários espécimes de museus tinham um comprimento de cabeça e corpo adulto variando de 51,5 a 53,5 cm.  e a cauda era um pouco mais longa que o comprimento da cabeça e do corpo.

Macaco Barrigudo da Cauda Amarela Características

Distribuição

O macaco lanoso de cauda amarela é o maior primata endêmico do Peru. A distribuição das espécies é pequena e fragmentada, ocorrendo apenas em florestas úmidas e montanhosas nas encostas nordeste da Cordilheira dos Andes.  A espécie é restrita ao departamento do Amazonas ocidental e aos departamentos de San Martín, no leste do norte do Peru, ao sul e leste do rio Marañón, bem como a ocorrência passada e possível em áreas restritas nos departamentos de Cajamarca, Huanuco, Loreto e La Libertad .

Macaco Barrigudo da Cauda Amarela no Peru

Macacos-de-cauda-amarela são encontrados apenas em florestas primárias e subtropicais de nuvens tropicais e subtropicais. É encontrado entre altitudes de 1500 e 2700 metros acima do nível do mar e seu habitat é geralmente difícil, pois é montanhoso, íngreme, acidentado e nebuloso com muitos desfiladeiros e barrancos .  A altura do dossel é geralmente de 20 a 25 metros acima do solo, com uma vegetação espessa ao nível do solo. Dentro da faixa altitudinal, geralmente há um número de microclimas, resultando em uma grande faixa de temperatura potencial dentro da qual a espécie vive. Por exemplo, em um habitat de macacos de lã de cauda amarela em Yambrasbamba, Peru, a temperatura variou de 8°C  a 25°.  Há uma estação um tanto seca entre março e setembro e uma estação particularmente chuvosa entre novembro e fevereiro.

O conhecimento da ecologia do macaco lanoso de cauda amarela é incompleto .  A espécie é predominantemente herbívora, consumindo principalmente frutas e flores, principalmente dos gêneros Cecropia (urtigas) e Ficus (figos).  Às vezes comem insetos.  Outros itens alimentares registrados incluem líquenes, folhas, brotos, bulbos, raízes epífitas e pecíolos.

Comportamento

Macacos lanudos de cauda amarela são geralmente inativos.  Em altitudes mais baixas, macacos de lã de cauda amarela podem ser simpáticos a macacos-aranha-de-barriga-branca (Ateles belzebuth ),  capuchinhos de frente branca ( Cebus albifrons ) e macacos noturnos (Aotus sp. ) . Macacos-aranha-de-barriga-branca foram vistos se associando e viajando com macaco barrigudo da cauda amarela.  Um predador em potencial é o puma (Felis concolor) e os raptores acionam alarmes.

Oreonax Flavicauda

Os macacos felpudos de cauda amarela são primatas que habitam árvores que são ativos durante o dia. Eles são animais altamente sociais, reunidos em grupos de 4 a 30 indivíduos, constituídos por um único macho alfa, vários indivíduos maduros de ambos os sexos, bebês e jovens. Enquanto isso, o tamanho da comunidade varia muito entre as estações, dependendo da disponibilidade de alimentos adequados. Grupos pequenos ocasionalmente formam agregações maiores durante períodos de comida abundante. Os membros do grupo não parecem participar de competições. Cada grupo mantém seu próprio território grande para poder encontrar uma quantidade suficiente de alimentos. A comunicação entre co-específicos é geralmente realizada por meio de vocalizações, como o latido alto, semelhante a um filhote de cachorro, que é comumente usado como uma chamada de alarme ou uma exibição territorial.

Macaco-Barrigudo-da-Cauda-Amarela

Macaco-Barrigudo-da-Cauda-Amarela Macaco lanoso, qualquer uma das cinco espécies de primatas sul-americanos densamente peludos encontrados nas florestas tropicais da bacia ocidental do rio Amazonas. Os macacos lanudos têm em média 40 a 60 cm de comprimento, excluindo a cauda pré-elástica grossa e um pouco mais longa. As fêmeas pesam 7 kg, em média, os machos um pouco mais. Os macacos comuns ou de Humboldt, lanudos ( Lagothrix lagotricha e espécies relacionadas) têm pelo curto que, dependendo da espécie, é castanho, cinza, avermelhado ou preto; alguns têm cabeças mais escuras. A cabeça em si é grande e redonda, com um rosto preto ou marrom. Seus corpos são grossos com membros robustos, e suas barrigas salientes lhes deram o nome em português barrigudo , ou “barriga grande”.

Macacos lanudos estão ativos durante o dia. Gregário , eles vivem em pequenos grupos e são freqüentemente encontrados na companhia de capuchinhos , uivadores e outros macacos. Eles são bastante lentos e geralmente viajam de quatro, embora muitas vezes giram pelas mãos, pés e cauda ou apenas pela cauda. No chão, eles conseguem se manter eretos, usando a cauda como apoio.

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *