Home / Animais / Macaco Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Macaco Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Os macacos são animais mais típicos no Novo Mundo, que inclui todo o continente americano, do que na Europa e até mesmo em partes da África.

Dessa forma, é bastante natural que haja multo interesse pelos macacos no Brasil e nos demais países latino-americanos, que convivem muito de perto com distintas espécies de macacos e, assim, aprenderam a desenvolver uma relação mais próximas com esses animais.

Macaco na Mata

Logo, no Brasil, por exemplo, há uma curiosidade extrema em relação aos macacos e ao seu estilo de vida, que levanta muitos questionamentos na população em geral. Ao visitar um zoológico, por exemplo, é tarefa muito difícil não ver um macaco presente, por mais que ele seja já idoso.

Assim, os fatos interessantes e curiosidades sobre os macacos sempre atraem a atenção de muitas pessoas, que se fazem diversas perguntas sobre todo esse mundo dos primatas.

Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre os Macacos

Os macacos possuem diversos pontos interessantes a serem tratados e questionados pelas pessoas, sendo isso um fator que gera muita atenção para esses primatas. O menor macaco do mundo, por exemplo, é da Amazônia e mede cerca de 15 centímetros, já contando a cauda; seu peso é de só 30 gramas.

Ademais, há espécies de macacos que fazem sexo não apenas para reproduzir, mas também para se divertir e, além disso, melhorar o status junto ao grupo. O ato é bastante comum.

Outro fato muito curioso é que os primatas típicos da América do Sul só são capazes de enxergar em preto e branco, enquanto os primatas nascidos no continente africano conseguem diferenciar as cores. Assim, essa é a distinção entre os macacos dos dois continentes.

Muitas espécies de macacos costumam gerar um único filho por parto, algo semelhante ao que acontece com as pessoas. Na verdade, a maior parte das espécies, sobretudo aquelas grandes, são assim, sendo que as fêmeas levam ainda cerca de 4 a 7 meses de gestação.

Um ponto também curioso sobre os macacos é que, apesar de muitos acharem que eles só comem frutas e, sobretudo, bananas, não é bem assim. Os macacos, a depender da espécie, podem comer até mesmo outros mamíferos e alguns pássaros relativamente grandes. Assim, o mito de que macacos só comem banana já não existe.

Os Macacos no Brasil

Os macacos são animais típicos de ambientes tropicais ou equatoriais, que conseguem se adaptar muito bem a altos níveis de temperatura média e umidade relativa do ar.

Portanto, os macacos são amplamente populares em partes da Ásia, na África e, sobretudo, na América Latina. Dentro disso, os macacos são extremamente populares no Brasil, país sul-americano que, por abrigar a maior parte da Floresta Amazônica, é o que mais possui espécies diferentes de macacos.

Os macacos atraem muita atenção por parte dos seres humanos, já que possuem aspectos físicos muito semelhantes aos das pessoas e ainda têm traços de personalidade extremamente fortes e destacáveis no mundo animal.

Além disso, além da quantidade de espécies, o Brasil também é conhecido por possuir, de fato, o maior número de macacos habitando um país em toda a América do Sul. Se em grande parte esse fato se deve à Floresta Amazônica, que abriga diversos animais diferentes, é também por conta dos pequenos espaços restantes da Mata Atlântica e pelo Pantanal Mato-grossense que o país ostenta a marca de ser um grande defensor dos macaquinhos.

As Pesquisas em Relação aos Macacos

Os macacos são quase representantes das pessoas na selva. Todos esses fatores fazem com que existam diversos estudos científicos e pesquisas a respeito dos macacos, fazendo com que o acervo cultural a respeito desses bichinhos seja muito rico e que a humanidade seja capaz de responder a diversos questionamentos sobre os macacos.

Variados detalhes a respeito desses animais, inclusive, continuam sendo pesquisados e difundidos entre a sociedade até os dias atuais, mesmo que já se conheça muito sobre os macacos. Logo, não é tarefa tão complicada responder algumas dúvidas sobre os macacos.

Portanto, o Brasil é, por natureza, um país repleto de diversidade em sua fauna. Dessa forma, não é nada diferente quando se fala nos macacos, que têm diversas espécies distintas habitando o país.

Ademais, outras tantas sequer são catalogadas como espécies tipicamente nacionais, mas ainda assim vivem em locais próximos a fronteiras com o país e, assim, estão frequentemente visitando o Brasil.

Contudo, ainda assim existem pessoas que possuem sempre novos questionamentos a respeito dos macacos, algo muito natural considerando tudo o que a vida desses animais pode representar e todas as variedades de comportamento que os macacos são capazes de assumir do início da vida até o momento da morte.

Como os Macacos Resistem aos Invasores

Era de se esperar que os macacos fossem muito bem tratados no país. Contudo, não é bem assim que ocorre com toda a população, já que uma pequena parte está sendo responsável pelo extermínio de determinadas espécies.

Trata-se dos caçadores e dos traficantes de animais silvestres, que já colocaram diversas espécies de macacos sob estado crítico de extinção.

De qualquer maneira, no Brasil, embora haja bastante devastação ambiental em muitos locais, sendo o maior exemplo disso a Mata Atlântica na região Sudeste, ainda há milhares de quilômetros quadrados muito propícios para o abrigo de grupos de macacos.

Na Floresta Amazônica, nas áreas ainda preservadas da Mata Atlântica, em locais do Pantanal Mato-grossense, nas florestas de araucárias na região Sul ou nas Matas de Cocais, o certo é que não faltam locais no Brasil para abrigar e proteger os macacos

Portanto, de forma mais específica, os macacos se adaptam muito bem a locais de clima muito quente ou até mesmo muito úmido, mas o principal para o desenvolvimento pleno de sociedades complexas de macacos em alguma região é a existência de reservas florestais capazes de receber esses animais.

Logo, pelo clima favorável em muitos locais ou mesmo pela abundância de florestas densas com árvores altas, a grande verdade é que o Brasil é um local muito propício para a existência de grupos variados de macacos, que podem ser de centenas de espécies diferentes e apresentar hábitos cotidianos também completamente diferente.

Veja também

História da Barata e Origem do Animal

O nome barata deriva do idioma espanhol cucaracha, que significa barata. A transição da palavra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *