Home / Animais / Banho Seco Cachorro Maisena e Bicarbonato: Para Que Serve?

Banho Seco Cachorro Maisena e Bicarbonato: Para Que Serve?

Cuidar do seu melhor amigo de quatro patas é sempre algo realmente importante, não é mesmo? E saber como manter o banho dele em dia mesmo nos períodos mais frios do ano pode fazer uma grande diferença!

Durante o inverno é comum que os donos de pet acabem ficando preocupados em manter a rotina de banhos de seus pets, afinal, eles também sofrem com as baixas temperaturas.

Mas, se você está querendo manter seu cachorro sempre cheiroso e limpinho uma boa alternativa pode ser apostar no banho seco – essa pode ser, inclusive, a melhor solução, principalmente para os pets que não são muito chegados ao banho!

Porém, muitas pessoas possuem diversas dúvidas sobre como dar banho seco em seus cachorros! Se você quer saber a forma certa de fazer esse processo, confira mais detalhes a seguir!

O que é o Banho Seco? Como ele Funciona?

De maneira geral, o banho seco consiste em um processo que não depende de enxágue e que ainda pode ser uma excelente alternativa ao banho tradicional.

Em linhas gerais, o banho seco é ainda considerado uma alternativa pouca difundida e sua realização deve ser pautada por cuidados, principalmente no que diz respeito à sua frequência.

Isso porque, o banho seco, somente deve ser feito quando não for possível dar banho completo no seu pet!

Banho Seco em Cachorro

Para tanto, serão necessários alguns itens básicos e de grande importância, considerando o uso de shampoo de lavagem a seco e também uma toalha, bem como uma escova que deverá ajudar na remoção de resíduos do produto e também para eliminar as impurezas do corpo do seu pet.

Mas, quem quiser apostar em soluções que sejam mais caseiras, poderá recorrer ao uso do bicarbonato misturado à água, vinagre e também álcool que poderão ser usados de forma a promover o banho seco no cão!

Outro ingrediente fundamental e que poderá ajudar no processo de banho seco caseiro é a maisena!

E por que o Banho Seco com Ingredientes Caseiros é Considerado uma Alternativa mais Segura e Saudável para seu Pet?

Como já citado anteriormente, muitas pessoas acabam ficando com receio de dar banho com o uso de água em dias mais frios, como no caso do período do inverno e, por isso, o banho seco pode ser extremamente indicado.

Isso porque, o banho seco poderá ajudar potencialmente não somente na limpeza do pet como também na manutenção da pelagem do animal. Porém, vale salientar que esse processo não substitui o banho convencional!

Em suma, ele pode ser extremamente útil em situações mais emergenciais, principalmente para cães que ainda sejam filhotes e que ainda não receberam todas as vacinas.

Animais mais velhos também podem ser beneficiados por essa alternativa, principalmente quando as temperaturas estiverem mais baixas. Pets com idades mais avançadas exigem cuidados extras na hora do banho, pois, ficam mais expostos a problemas de saúde e até mesmo estresse.

Além disso, como já citado, atualmente no mercado existem uma infinidade de produtos químicos que são indicados para essa finalidade, sendo que eles devem ser borrifados em todo o pelo do animal e depois removidos com o auxílio de uma toalha ou um pano limpo.

Há ainda produtos que possuem componentes que ajudam a evitar que os pelos do pet acabem ficando embolados com o passar dos dias.

Embora os produtos comercializados não sejam tóxicos, muitos fabricantes indicam que eles podem ser usados diariamente no pelo do pet sem qualquer problema, mas muitas pessoas têm receio de que eles acabam gerando algum tipo de alergia ou contraindicação.

Dito isso, recorrer ao uso de receitas caseiras que permitam promover o banho seco é sempre uma forma de deixar esse processo ainda mais seguro e, acima de tudo, promover os cuidados necessários para deixar seu pet ainda mais feliz e limpinho!

Em suma, os banhos secos servem, portanto, para ajudar a reduzir potencialmente o odor do pet e ainda diminuir a sujeira que se acumula no dia a dia naturalmente.

Gato Também Pode Receber Banho Seco ou Somente os Cachorros?

Essa é uma dúvida bastante comum! Quem tem gatinhos também tem a preocupação de manter uma rotina de higienização – e  naturalmente, como já é de conhecimento geral, gatos não são muitos adeptos de banhos, não é mesmo?

Diante disso, o banho seco pode ser uma ótima maneira de driblar essa resistência natural dos bichanos à água e garantir que eles fiquem sempre limpinhos e sem odores mais fortes!

Essa é uma preocupação recorrente, visto que é cada vez mais comum que as pessoas tenham gatos em casa, e nos dias de hoje, é bem comum que muitos até mesmo vivam em apartamentos!

Por conta dos gatos ficarem constantemente dentro do seu lar, pensar em formas de manter uma boa higiene acaba sendo fundamental, não somente por conta da saúde dos próprios felinos, mas também no bem estar do lar!

Cuidados que Devem ser Adotados na Hora de Recorrer às Receitas Caseiras, Como a Maisena e o Bicarbonato.

Como já citado no decorrer desse conteúdo, muitos donos de pet optam por realizar o banho seco em seus melhores amigos recorrendo ao uso de receitas caseiras.

Muitas dessas receitas incluem ingredientes típicos, como o bicarbonato, a maisena, vinagre, álcool e outros.

Diante disso, é necessário considerar alguns cuidados de suma importância, uma vez que a utilização de tais receitas poderá gerar ardência na pele do animal se por ventura a mesma estiver com alguma ferida.

Em alguns pets é possível também haver outros sintomas, como possíveis irritações na pele do animal.

Conheça uma Opção de Receita para dar Banho no seu Pet Agora Mesmo!

Não há qualquer segredo para realizar o banho seco caseiro no seu pet, sendo que você deverá apenas polvilhar o bicarbonato de sódio ou a maisena no pelo do animal e pronto!

Ambos os ingredientes simplesmente podem fazer maravilhas, retirando de fato toda a oleosidade que acaba se formando nos pelos e ainda agindo como um bactericida natural, de forma a absorver odores desagradáveis!

Fácil, não é mesmo? Agora não há mais motivos para não deixar seu amigo de quatro patas sempre limpinho e cheiroso, mesmo durante os dias mais frios do ano!

 

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *