Home / Animais / Baleia de Bryde: Tamanho, Peso, Alimentação, Habitat e Fotos

Baleia de Bryde: Tamanho, Peso, Alimentação, Habitat e Fotos

Baleias são animais muito temidos pelas pessoas, principalmente por conta do seu tamanho e da forma como elas são representadas na mídia. Porém, a verdade é que ainda há muito coisa para saber sobre esse animal, principalmente quando falamos de leigos, e não de cientistas.

Algumas espécies de baleias acabam se destacando mais que outras, especialmente se elas possuem peculiaridades, por exemplo. Outras se destacam apenas porque aparecem mais na mídia de alguma maneira.

A baleia de bryde é a denominação dada a duas espécies de baleias diferentes, e elas vêm ganhando grande visibilidade na ciência nos últimos tempos, principalmente porque novas descobertas foram feitas.

Por isso, continue lendo o artigo para aprender mais sobre a baleia de bryde. Quais são as espécies que pertencem a esse nome, como funciona a alimentação delas, onde elas vivem e também algumas características físicas como peso e tamanho delas.

Espécies

Como já dissemos, o nome “baleia de bryde” pode se referir a duas espécies diferentes de baleia; nesse caso, podemos citar a espécie Balaenoptera brydei (baleia de bryde) e a espécie Balaenoptera edeni (baleia de bryde anã).

Logo, de primeira podemos perceber que ambas as espécies pertencem ao gênero Balaenoptera, já que esse é o primeiro nome da composição binomial do nome científico delas.

Balaenoptera Brydei

Além disso, podemos perceber que esses nomes científicos se referem respectivamente aos nomes populares baleia de bryde e baleia de bryde anã, o que abre uma questão para muitos cientistas: essas espécies devem ser consideradas diferentes ou são apenas a mesma espécie com algumas variações?

Portanto, podemos perceber que ainda há muito para ser estudado com relação a essas duas espécies, principalmente porque elas estão presentes em muitos lugares e acabam se diferenciando com o tempo, causando confusão nos cientistas.

Alimentação da Baleia de Bryde

A alimentação dos animais é uma parte muito importante da fisiologia, principalmente porque ela influencia nos hábitos e costumes deles e também em muitas características físicas.

Por esse motivo, estudar a alimentação do animal que é seu objeto de estudo com certeza é uma parte essencial para entender como um todo como aquela espécie funciona e se comporta no ambiente em que vive.

No caso da baleia de bryde, como já é de se esperar podemos dizer que ela é um animal com hábitos carnívoros, o que significa que ela se alimenta exclusivamente da carne de outros seres vivos.

Com isso, podemos dizer também que as espécies pertencentes a esse nome se alimentam principalmente da carne de peixes menores, o que não é muito difícil já que elas são animais extremamente grandes, como veremos ao longo dos próximos tópicos ainda nesse texto.

Portanto, a baleia de bryde é um animal que se alimenta de outros animais menores, estando presente em uma posição bastante privilegiada quando falamos na cadeia alimentar.

Habitat da Baleia de Bryde

Assim como a alimentação, o habitat em que um ser vivo vive possui muita influência sobre a sua vida, principalmente porque características geográficas e biológicas de um local alteram muito o comportamento e os hábitos de qualquer ser vivo.

A baleia de bryde é um animal que se encontra classificada como LC (least concern – pouco preocupante) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o que significa que ela pode ser encontrada com facilidade na natureza.

Pensando nisso, é interessante vermos um pouco mais profundamente onde esse animal vive; assim, qualquer pessoa que se interessar pode procurar por mais informações caso queira conhecer a espécie pessoalmente.

A baleia de bryde é um animal muito presente em diversos tipos de águas, sendo que podemos destacar os oceanos, as águas tropicais e também as águas temperadas.

Isso significa que essas duas espécies estão presentes também no Brasil, onde elas podem ser encontradas especificamente no Litoral do país, mais precisamente nas estações de primavera e verão.

Por isso, é muito interessante estudarmos mais sobre essa espécie, principalmente porque ela divide o mesmo continente que a gente e até mesmo vive no mesmo país que habitamos, sendo uma parte essencial da nossa fauna e influenciando até mesmo na nossa vida.

Características Físicas – Peso e Tamanho

Por fim, podemos dizer que saber as características físicas do animal que você está estudando é muito importante até mesmo para que você consiga reconhecê-lo em meio a tantos outros. Por isso, vamos falar mais especificamente sobre as características físicas da baleia de bryde.

  • Peso

As baleias já são conhecidas por serem animais muito pesados, e é claro que no caso da baleia de bryde isso não é diferente. Essas espécies podem chegar a pesar 15 toneladas, o que está na média para uma baleia, mas é um peso extremamente grande quando comparado com outros animais marinhos e faz um ser humano se sentir uma pena.

  • Tamanho

Como já é de se esperar para uma baleia, essa espécie é extremamente grande e se destaca no oceano. Ela pode chegar a medir 16 metros de comprimento, mais especificamente 15,5 metros. Além disso, é importante citarmos que o comum é a fêmea ser maior do que o macho no caso desse animal.

  • Cor

A baleia de bryde possui uma cor muito comum para uma espécie de baleia: possuem a pele cinza escura e as costas são um pouco mais escuras, sendo que a parte da barriga é mais clara.

Apenas pela cor ela pode ser confundida com muitas outras espécies de baleia, e por isso é tão importante estudar todas as outras características desse animal.

Você já conhecia a baleia de bryde? Sabia que na verdade esse nome se tratava de duas espécies diferentes e não apenas de uma? Quem diria que existiria um animal tão interessante e tão próximo de nós, não é mesmo? Principalmente porque muitas pessoas acham que não existem baleias no Brasil!

Quer saber um pouco mais de informações de qualidade sobre as baleias e não sabe como? Sem problemas, sempre temos o texto certo para você! Leia também aqui em nosso site: Baleia Franca do Atlântico Norte – Características, Peso, Tamanho e Fotos

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *