Home / Animais / Ciclo De Vida Do Asno: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo De Vida Do Asno: Quantos Anos Eles Vivem?

Os animais, há muito tempo, são utilizados de diversas formas no vocabulário popular, seja como uma forma de elogio, como também de ofensa ou brincadeira.

Usamos gata, burro, asno, cachorro, águia, lobo, e diversos outros animais como forma de chamar alguém de bonito ou bonita, ou ainda de apontar a ausência de inteligência em uma pessoa.

No entanto, são animais como qualquer outro, e possuem suas características próprias, habitats naturais exclusivos e formas de viver muito diferentes.

Hoje, iremos falar sobre o asno. Ele é uma subespécie do conhecido Asno-selvagem-africano, porém doméstica.

É conhecido por outros nomes também, como jegue, jerico, jumento, burro ou seu nome mais correto: asno doméstico.

Você sabe quantos anos eles vivem? Ou, ainda, onde podem ser encontrados? Do que se alimentam? Ou qual a sua origem? Vem com a gente!

Vamos entender exatamente de onde veio o asno, suas características principais, a forma, onde e quantos anos eles vivem.

Características

O asno possui um tamanho considerado relativamente médio, porém, dependendo da raça especificamente, o tamanho pode variar para mais ou para menos.

Ele também possui orelhas compridas, com pelos de cor preta, e que são bem apontadas para o céu, de forma que permite uma audição melhor.

Seu focinho é considerado comprido, também, com cores mais claras usualmente do que o restante do pelo do corpo.

O asno possui patas fortes e duras, pois auxiliam a andar pelos locais onde eles vivem, que normalmente são cheios de pedras.

Seu nome científico é Equus africanus asinus, e foi catalogo por Linnaeus, em 1758. Sua classificação científica completa é:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Perissodactyla
  • Família: Equidae
  • Género: Equus
  • Espécie: Equus africanus
  • Subespécie: E. a. asinus

O gênero Equidae também possui os cavalos, que são parentes muito próximos do asno, e no Brasil, por exemplo, a palavra “burro” é designada ao animal que resulta do cruzamento entre o asno e o cavalo, quando o mesmo é macho. Quando é fêmea, chamam de “mula”.

Atualmente, os asnos são utilizados principalmente como animais de montaria e de carga, no entanto, no passado, a asno servia apenas como um animal de carga.

Seu estado de conversação é pouquíssimo preocupante, e o asno pode ser encontrado em diversas partes do planeta, e não sofrem muito com a ação humana.

Quantos Anos O Asno Vive? Ciclo de Vida

Filhote de Asno
Filhote de Asno

O asno possui uma expectativa de vida muito grande, quando comparamos com outros animais.

Eles costumam viver cerca de 25 ou até 30 anos, quando os mesmos se encontram na maior parte do tempo vivendo na natureza.

No entanto, em alguns locais, o asno pode acabar vivendo menos, devido algumas mudanças culturais que ocorreram, que passaram a ver o asno como um ser atrasado, lento e que precisa ser excluído.

Ainda assim, nesses locais, os anos costumam viver cerca de 15 anos, como é o caso do Brasil. No entanto, como são, em sua maioria, estéreis, não reproduzem durante o seu ciclo de vida.

Outro fator que pode acabar diminuindo o ciclo de vida de um asno é o fato de que atualmente ele quase não é mais utilizado em grandes centros urbanos para ser montado ou como transporte de carga.

Isso porque eles estão sendo cada vez mais substituídos por motos, motocicletas, caminhões, carros, entre outros meios de transportes mais modernos.

Essa evolução causou um enorme abandono dos asnos em locais que antes era muito usados, e consequentemente, cuidados. Gerando uma quantidade muito alta de cada vez mais asnos abandonados nas ruas de várias cidades.

Origem e Habitat

A origem do asno está ligada diretamente à Abissínia, que foi o Império Etíope, que durou entre 1270 até 1974.

Nesse local, muito quente e cheio de desertos, o asno era conhecido principalmente como onagro ou ainda burro selvagem.

O Império Etíope utilizava o asno principalmente para auxiliar nas atividades agrícolas, e também como transporte das pessoas que lá habitavam.

Durante séculos o cruzamento entre asno e o cavalo é feito, pois o resultado continua sendo um animal robusto, forte, com incrível capacidade de adaptação, e por ter pernas mais longas, eles possuem maior velocidade, e a facilidade de treino é também muito maior.

Esse cruzamento, no passado, era conhecido popularmente como muar ou mu, e ele herdava as características de ambos os animais.

Vivem, normalmente, em locais com temperaturas mais quentes, como México, e, desertos, em locais da África, e em alguns locais da Ásia.

No geral, preferem locais com clima temperado, semiárido ou que contenham bastante montanhas, no entanto, podem ser encontrados em locais que não possuem nada disso.

A maior dificuldade deles, com certeza, é viver em locais muito frios, por isso, nas partes mais frias do planeta, o asno é raramente visto.

Curiosidades

O asno é muito utilizado no vocabulário popular. No Brasil, e também em Portugal, a palavra asno é usada para designar uma pessoa que possui pouca inteligência, e é usada como ofensa.

Os outros termos que o asno é conhecido, como burro, mula ou jerico, também é utilizado com a mesma intenção.

Em alguns casos, usa-se a expressão “ideia de jerico”, para mostrar que a ideia é ruim ou péssima, ou ainda, de pouca inteligência.

Definição de Asno
Definição de Asno

Na literatura e também no folclore popular, o asno possui uma grande participação, isso porque ele convive há muito como nós, humanos.

Shakespeare, por exemplo, em sua obra intitulada “Sonhos de uma noite de verão”, o asno é utilizado como um símbolo da ignorância.

Outro desenho e filme muito conhecido é Pinóquio, onde a fábula conta que um menino que é mau foi transformado em um asno ou burrico.

Até mesmo na história e iconografia cristã o asno possui grande participação. Na história da fuga para o Egito, ou ainda no Domingo de Ramos, Jesus entra em Jerusalém em cima de um asno.

Por fim, a palavra “burro” tem origem no latim burricus e significa “pequeno cavalo”, o que é muito compreensível, já que o cruzamento realmente produz um animal com características do cavalo, porém bem menor.

E você, já montou num asno? Conhecia todas essas curiosidades? Deixe nos comentários a sua impressão!

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *