Home / Animais / Baleia Balaenoptera Omurai: Peso, Tamanho, Habitat e Fotos

Baleia Balaenoptera Omurai: Peso, Tamanho, Habitat e Fotos

Vamos falar um pouquinho de uma baleia pequena, considerada anã. Estacione quatro carros populares um em frente ao outro, bem encostados. Pronto, essa pequenina baleia é pouca coisa menos que isso. Pequenininha né?

Baleia Balaenoptera Omurai: Peso, Tamanho, Habitat E Fotos

A descrição científica desta baleia foi feita por três cientistas japoneses. Eles determinaram a existência da espécie analisando a morfologia e o DNA mitocondrial de nove indivíduos, oito capturados por navios de pesquisa japoneses no final dos anos 70 e uma fêmea adulta coletada em 1998 numa ilha no Mar do Japão.

Mais tarde, abundantes evidências genéticas confirmaram a baleia balaenoptera omurai como uma espécie válida e revelaram que ela era uma ramificação inicial da linhagem rorqual. É talvez mais relacionado ao seu parente maior, a baleia azul. A baleia balaenoptera omurai está entre as menores das rorquais.

Dos oito exemplares tomados durante a caça japonesa no Indo-Pacífico, as cinco fêmeas variaram em comprimento de 10,1 a 11,5 m, enquanto os três machos variaram de 9,6 a 10,0 m. As fêmeas tinham idades de talvez apenas 9 a 29 anos para a fêmea mais longa, enquanto os três machos variavam de talvez 21 anos a 38 anos.

Sua aparência descreve uma mandíbula inferior esquerda cinzenta escura e, do lado direito, uma mancha branca da mandíbula, uma mancha branca, uma faixa de olhos escuros, uma lavagem branca inter-listras, bem como um emblema branco nas costas, barbatanas peitorais com uma borda anterior branca e superfície interna e vermes com uma superfície ventral branca e margens pretas.

Também exibe uma boca esquerda branca e uma boca escura e escura, uma inversão da pigmentação assimétrica na mandíbula inferior. Tem uma barbatana dorsal muito falcada, com uma borda de ataque que gradualmente se inclina para as costas. Sua barbatana dorsal também é proporcionalmente menor e menos vertical que de outras espécies semelhantes.

Possíveis Faixas De Distribuição Da Baleia Balaenoptera Omurai

A baleia balaenoptera omurai parece estar restrita à plataforma e a águas profundas de regiões tropicais e subtropicais, com registros do Índico (incluindo o Estreito de Ormuz, Madagascar, Tailândia, Malásia, Cocos Islands, Sri Lanka, e Austrália, também no Pacífico (incluindo Bornéu e Indonésia, Filipinas, Hong Kong, China, Taiwan, o Mar do Japão, o Mar Interior de Seto, o Mar de Timor, Queensland (Austrália Oriental), Nova Caledônia, e Ilhas Salomão) e no Oceano Atlântico (Mauritânia e Brasil).

Uma espécie não identificada de rorqual foi repetidamente vista nas águas do Parque Nacional de Komodo. No mesmo ano, um balenopterídeo não identificado foi avistado em Rarotonga, porém não houve confirmação que se tratava de uma baleia balaenoptera omurai.

Baleia Balaenoptera Omurai Mergulhando
Baleia Balaenoptera Omurai Mergulhando

Durante levantamentos de mamíferos marinhos realizados nas Ilhas Salomão em 2009 e 2010, as baleias balaenoptera omurai foram avistadas em três ocasiões. Um par de possíveis baleias balaenoptera omurai, inclusive filhotes, foi observado durante uma excursão de observação de pássaros ao norte das Ilhas Três Reis, no norte da Nova Zelândia.

Um par de possíveis baleias balaenoptera omurai, inclusive filhotes, foi observado durante uma excursão de observação de pássaros ao norte das Ilhas Três Reis, no norte da Nova Zelândia. A espécie pôde ter sido avistada na costa noroeste da Austrália em três ocasiões diferentes nesse mesmo período de 2009 e 2010.

Em outubro de 2015, uma equipe internacional de cientistas divulgou as primeiras imagens e observações de campo das espécies de uma população do noroeste de Madagascar. E em 2017, os primeiros avistamentos confirmados ao vivo da baleia balaenoptera omurai foram feitos fora de Taiwan e Sri Lanka.

Comportamento E Dieta Da Baleia Balaenoptera Omurai

Baleia Balaenoptera Omurai Fotografada do Alto
Baleia Balaenoptera Omurai Fotografada do Alto

Pouco se sabe sobre o comportamento e a dieta da baleia balaenoptera omurai. Seu golpe é baixo e difuso. Após a superfície, a barbatana dorsal geralmente não é visível até que a cabeça e a proteção contra respingos desapareçam e não fluam ao mergulhar.

Eles foram vistos atacando, defecando e rompendo o Parque Nacional de Komodo e o noroeste de Madagascar; eles também foram vistos rolando na superfície em aparente acasalamento (o último dos quais permitiu a identificação de um macho) da antiga área. Em Madagascar, a maioria dos avistamentos envolveu indivíduos solitários (36 de 44 encontros), enquanto seis dos oito pares envolveram jovens.

O tamanho médio do grupo foi de apenas um ou dois, embora tenham sido encontradas agregações soltas de até seis baleias. Uma fêmea foi avistada em 2012 com outras três baleias e foi vista novamente em 2013, desta vez com um filhote.

Os seis paratipos tomados no Mar Salomão em 1976 supostamente só tinham krill (euphausia diomedeae) em seus estômagos, enquanto crustáceos e peixes foram encontrados em uma fêmea de 7 m do Japão. Indivíduos em Madagascar foram observados alimentando-se do krill pseudeuphausia latifrons.

Ciclo Reprodutivo Da Baleia Balaenoptera Omurai

Baleia Balaenoptera Omurai Junto Com Seu Filhote
Baleia Balaenoptera Omurai Junto Com Seu Filhote

Das três fêmeas capturadas no Mar Salomão, duas estavam ovulando e amamentando e uma estava em repouso (não amamentando, ovulando ou grávida), enquanto uma das duas fêmeas capturadas perto das Ilhas Cocos era acompanhada por um filhote estimado em cerca de 3 m de comprimento.

Nada se sabe sobre a duração da gestação e lactação, e pouco se sabe sobre o momento ou a extensão das estações de reprodução. Em agosto de 2005, um recém-nascido feminino de 3,2 m com dobras fetais e barbatana dorsal e barbatanas dobradas encalhadas em Miyazaki, na costa leste de Kyushu.

No noroeste de Madagascar, seis pares diferentes de filhotes foram vistos: um em agosto de 2011, três em novembro de 2013 e dois em agosto de 2015, sugerindo uma temporada prolongada de parto.

Os três filhotes observados em novembro tinham barbatanas dorsais dobradas (indicando que eram relativamente jovens), mas não tinham dobras fetais, enquanto um dos bezerros vistos em agosto tinha uma barbatana dorsal ereta, indicando que era mais velha, mas ainda provavelmente nasceu naquele ano. Estimava-se que esses bezerros tivessem um comprimento de 3 a 5 m.

O Mundo Ecologia Da Baleia

Esse é apenas um dos muitos artigos sobre baleia que você pode desfrutar aqui em nosso blog. Se fizer uma busca, notará ainda dezenas de outros temas sobre baleias super interessantes para você desfrutar. Veja abaixo alguns dos temas disponíveis, dentre vários outros:

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *